Educação ambiental e ensino de ciências e biologia tensões e diálogos

Conteúdo do artigo principal

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima

Resumo

Neste artigo, apresento tensões e diálogos na interface entre a Educação Ambiental (EA) e o Ensino de Ciências (ECB) e seus desdobramentos na escola, problematizando tradições curriculares que limitam e hierarquizam as interações entre os dois campos. Identifico características epistemológicas e curriculares de uma EA escolar que reúne um conjunto de práticas e conhecimentos sui generis e, a partir de experiências na pesquisa e na extensão, ressalto a necessidade de novas interlocuções teórico-metodológicas para aprofundar o diálogo entre a EA e o ECB e buscar novas perspectivas de análise. Trago o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) do Ensino de Ciências para propor uma Educação Ambiental/científica e uma formação docente críticas, potencializadas pela extensão universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, M. J. G. S. de. (2019). Educação ambiental e ensino de ciências e biologia: tensões e diálogos. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(1), 115–131. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i1.182
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Didática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluninense (UFF). Trabalha com Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Formação Docente.

Referências

AMARAL, I. A. do. Educação ambiental e ensino de ciências: uma história de controvérsias. Pro-Posições, v.1, n.34, p. 73-93, mar./2001.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Ed. da UNESP, 2004.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/19795.htm. Acesso em: nov. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

CARDOSO-COSTA, G. Educação ambiental na escola: uma análise das concepções e práticas presentes em relatos de experiência dos Encontros Regionais de Ensino de Biologia RJ/ES. Monografia (Especialização). Curso de Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://goo.gl/m4CL6R. Acesso em: 18 maio 2018.

CASTRO, L. M. C. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: REUNIÃO DA ANPED, 27., 2004, Caxambu, MG. Anais... Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/t1111.pdf Acesso em: 10 jul. 2018.

CHEVALLARD, Y. La transposición didática: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor S.A., 1981.

FARIAS, C. R. de F.; FREITAS, D. Educação ambiental e relações CTS: uma perspectiva integradora. Ciência & Ensino, v.1, número especial, nov. 2007.

FIGUEIRA, M. R. Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão. 2017. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

GOBARA, S. T. et al. O ensino de ciências sob o enfoque da educação ambiental. Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, v.9, n.2, p.171-182, ago.1992. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5166030.pdf Acesso em: 21 jul. 2017.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no brasil. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - EPEA, 6., Ribeirão Preto, 2011. Anais... Código 0127-1, Ribeirão Preto: USP, 2011. Disponível: https://goo.gl/fRE0yD. Acesso em: 18 maio 2017.

LIMA, G. F. C. Formação e dinâmica do campo da educação ambiental no Brasil: emergência, identidades, desafios. 2005. 207f. Tese (Doutorado) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

LIMA, J. G. S. e VASCONCELLOS, M. M. N. A educação ambiental como disciplina escolar: explicitando a tensão entre teoria e prática. In: ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 6., Rio Claro, 20017. Questões epistemológicas contemporâneas: o debate modernidade e pós-modernidade. Anais... Rio Claro: UNESP, 2007 (CD).

LIMA, J. G. S. O que fazem as escolas que fazem Educação Ambiental no Rio de Janeiro? In: REUNIÃO DA ANPED: Anped: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 30., 2007, Caxambu, MG, 2007. Anais eletrônicos... Caxambu, MG: ANPED, 2007. Disponível em:. http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt22-3266-int.pdf

LIMA, J. G. S. e LOPES, A. C. A disciplina Educação Ambiental na política curricular da rede municipal de Armação dos Búzios (RJ). e-curriculum, v. 6, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/6632/4819 Acesso em: 26 jun. 2018.

LIMA J. G. S. de A disciplina educação ambiental na rede municipal de educação de Armação dos Búzios (RJ): investigando a tensão disciplinaridade/integração na política curricular. 2011, 240 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2011.

LOPES, A. C. Conhecimento Escolar: processos de seleção cultural e mediação didática.Educação e Realidade, Porto Alegre. v. 22, n.1, p.40-59, 1997.

LOPES, A. C. Currículo e epistemologia. Ijuí, RS: Ed. Ijuí, 2007.

LOPES, A. C. Organização do conhecimento escolar: analisando a disciplinaridade e a integração. In: Linguagens, espaços e tempo no ensinar e aprender. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO -ENDIPE, Rio de Janeiro, RJ, 2000. Anais... Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p.147-162.

LOUREIRO, C.F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo, Cortez, 2004.

LOUREIRO, C.F. B. Crítica ao fetiche da individualidade e aos dualismos na educação ambiental. In: LOUREIRO, C. F. B. (Org.). Educação ambiental, gestão pública, movimentos sociais e formação humana. São Carlos (SP): RiMa, 2009.

LOUREIRO, C.F. B. Teoria social e questão ambiental: pressupostos para uma práxis crítica em Educação Ambiental. In: LOUREIRO, C. F.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de (Org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2012. p. 17-56.

LOUREIRO, C. F. B.; LIMA, Jacqueline G. S. Educação ambiental e educação científica na perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): pilares para uma educação crítica. Acta Scientiae (ULBRA), v.11, n.1, jan./jun. 2009. (p.88-100). Disponível em: http://www.ulbra.br/actascientiae/edicoesanteriores/Acta_Scientiae_v11_n1_2009%5B1%5D.pdf

MAESTRELLI, S. G. e LORENZETTI, L. As relações CTSA nos anos iniciais do Ensino Fundamental: analisando a produção acadêmica e os livros didáticos. Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.13, n.26, p.5-21. jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/4308 .Acesso em: 10 jul. 2018.

MARTINÉZ PÉREZ, L. F. Ensino de ciências com enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) a partir de questões sociocientíficas (QSC). In: Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores [online]. São Paulo: Ed. UNESP, 2012. p. 55- 61. Acesso em: 16 abr. 2019.

OLIVEIRA, C. S.; FERREIRA, M. S. Educação ambiental na escola: diálogos com as disciplinas escolares Ciências e Biologia. ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - EPEA, 6., Rio Claro, 15 a 18 de julho de 2007. Anais do... Rio Claro: EPEA, 2007. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2007_anais/pdfs/plenary/TR25.pdf Acesso em: 12 nov. 2018.

OLIVEIRA, A. L. et al. Educação ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias v. 6, n.3, p.471-495, 2007. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen6/ART1_Vol6_N3.pdf Acesso em: 10 jul. 2018.

TEIXEIRA, C. Educação e desenvolvimento sustentável na Agenda 21 brasileira. In: INTER-AÇÃO: Revista da Faculdade de Educação, UFG, v. 33, n. 1, jan./jul. 2008. Goiânia: Ed. UFG., 2008.

TRAJBER, R.; MENDONCA, P.R. (Org.). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília, DF: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.

Artigos Semelhantes

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.