Oficina de educação ambiental para a conservação do córrego Pamplona em Vazante - MG uma abordagem investigativa no Ensino de Ecologia

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Henrique Silva
Cristiane Rodrigues Menezes Russo

Resumo

Os ecossistemas têm sofrido intensas intervenções e transformações antrópicas que podem vir a comprometer a vida humana, em especial os sistemas hídricos. Nesse contexto, os conhecimentos ecológicos são proeminentes para o entendimento dessas questões ambientais para a sociedade. Em virtude disso, o presente estudo teve como objetivo identificar possíveis mudanças e superações dos estudantes a partir dos conhecimentos assimilados e informar à comunidade escolar sobre as condições ecológicas do córrego Pamplona, além de investigar as percepções dos estudantes sobre o córrego Pamplona por meio de práticas de Educação Ambiental, a fim de proporcionar o entendimento dos aspectos ecológicos relacionados à conservação e à preservação ambiental dentro do Ensino de Biologia. A pesquisa foi desenvolvida junto a estudantes do Ensino Médio regular da Escola Estadual Carolina Silva no Município de Vazante (Minas Gerais) nos anos de 2019 a 2020. Os procedimentos para coleta de informações foram observações do estado ambiental do córrego Pamplona e aplicação de questionários aos estudantes.  Foi executada a aula de campo em três pontos na área localizada ao longo do córrego Pamplona. Os dados coletados foram analisados e interpretados qualitativamente de acordo com a análise de conteúdo de Minayo. Os resultados obtidos indicam quais são os impactos ambientais existentes no córrego, os quais comprometem sua conservação, evidenciando suas principais causas. Como esse ambiente afeta a vida dos estudantes, busca-se, dessa forma, a construção de uma cidadania consciente pelas práticas de Educação Ambiental no Ensino de Biologia. Conclui-se que a oficina de educação ambiental é uma proposta viável para aprendizagem, levando em consideração os aspectos cognitivos dos estudantes.

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Como Citar
Silva, H., & Russo, C. R. M. . (2022). Oficina de educação ambiental para a conservação do córrego Pamplona em Vazante - MG: uma abordagem investigativa no Ensino de Ecologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(1), 105–129. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.709
Seção
Relatos de Experiência

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