Normas para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores deverão a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão aceitas para o processo de avaliação.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
- Os artigos submetidos devem ser enviados para uma das seções abaixo:
- Relatos de Experiência
- Artigos com Relatos de Pesquisa
- Ensaios
- Comunidade SBEnBio
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Produção de material didático
Por não estarem no escopo da Revista, os textos que apresentarem relatos de experiência ou de pesquisa em que o foco central esteja na Produção de Material Didático, não serão avaliados.
DIRETRIZES PARA AUTORES
Normas de formatação da revista
Serão aceitos textos originais escritos em português, espanhol ou inglês.
Os artigos, devem ter entre 10 e 20 páginas em tamanho A4, devem ser submetidos em arquivo compatível com as extensões .odf (OpenOffice), *.doc ou *.docx (MS Office), formatado com a fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento 1,15 com todas as margens definidas em 2,5cm. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. O resumo deve conter até 150 palavras e ser escrito em nos três idiomas, (Português, Espanhol e Inglês). Conforme modelo em nosso template disponibilizado abaixo.
* O número máximo de autores/as por proposta não pode exceder cinco (5).
As ilustrações, tabelas, figuras e gráficos, com identificação da autoria, devem estar inseridas ao longo do texto, na posição em que devem ser publicadas, as citações diretas e as referências bibliográficas devem estar de acordo com as normas ABNT (NBR 10520 e NBR 6023).
É obrigatório que as informações do texto sejam inseridas em arquivo modelo: (TEMPLATE DE FORMATAÇÃO DE ARTIGOS).
Carta de Submissão
No momento da submissão, os autores deverão anexar uma carta de submissão. A carta deve indicar o título do manuscrito, declarar que o trabalho é inédito, que não está sendo avaliado por outra publicação, e que todos os autores concordam com a submissão e com o conteúdo apresentado. Também deve informar a contribuição de cada autor e possíveis conflitos de interesse (TEMPLATE CARTA DE SUBMISSÃO).
Folha de Rosto Obrigatória
A submissão deverá incluir uma folha de rosto obrigatória, em documento separado do manuscrito. Essa folha deve conter: (1) título completo do artigo em português; inglês e espanhol, (2) nome completo de todos os autores, com a respectiva afiliação institucional, cidade, país e e-mail de contato; (3) agradecimentos, se houver; e (4) informações sobre financiamento e conflitos de interesse, quando aplicável (TEMPLATE FOLHA DE ROSTO).
Os autores devem ficar atentos aos preenchimentos das informações no template que disponibilizamos acima.
IMPORTANTE:
- As imagens devem estar com o formato em jpg ou png já no tamanho final. Não serão aceitas imagens com menos de 300 DPI de resolução ou com qualidade ruim.
- A revisão gramatical do texto é de responsabilidade dos autores que devem informar no final do template o nome e e-mail do responsável pela revisão.
- A comissão editorial não irá aceitar qualquer alteração no artigo no que se refere a inserção de autores que não foram inseridos na submissão inicial e tão pouco alterações na ordem dos autores.
- As palavras-chaves inseridas no sistema no ato da submissão devem ser as mesmas que constarão no resumo.
O texto enviado para a revista não deve conter qualquer informação que possa identificar seus/suas autores/as: os nomes dos/as autores/as e eventuais informações presentes em notas de rodapé, por exemplo, que possam identificar a autoria do trabalho devem ser removidos, bem como devem ser apagados os dados nas "propriedades do arquivo" que possam identificar autores/as e instituições.
* Por decisão da Comissão Editorial da REnBio, não serão aceitos a publicação de mais de um artigo do/a mesmo/a autor/a no intervalo de um ano.
Recomenda-se que as pesquisas que envolvam a participação de seres humanos estejam de acordo com a Resolução CNS 510/2016.
Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, informamos que os/as autores/as devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores/as e editores/as sobre a ética em pesquisa.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Após o recebimento da avaliação, os autores deverão devolver o artigo com as devidas correções, obedecendo aos seguintes critérios: (1) uma versão com todas as modificações destacadas em vermelho, conforme os pareceres recebidos; (2) uma versão final sem marcações; e (3) uma carta-resposta detalhada, indicando como cada ponto da avaliação foi atendido. O não cumprimento dessas exigências poderá resultar no arquivamento do manuscrito. O prazo para devolução da nova versão é de 30 dias corridos a partir do envio da avaliação.
Observações:
Os trabalhos são enviados para avaliação sem identificação de autoria e imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois especialistas ad hoc e dos membros do Conselho Editorial. O tempo estimado para avaliar e publicar os artigos é de 12 meses.