Sobre a Revista
Histórico do periódico
A revista da SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia - foi criada em 2005 com o objetivo de se tornar um espaço de diálogo para a comunidade de professores de Biologia, transitando entre os professores envolvidos com a Educação Básica e dialogando com a formação docente e a pesquisa nas universidades.
O Editorial do número zero, lançado em agosto de 2005, já afirmava: "Desejamos que esta revista possa ampliar a presença da SBEnBio no cotidiano dos professores de Biologia do país e, por sua vez, aumentar a participação da comunidade docente nesta sociedade. Desejamos também encorajar os professores a buscar formas de diálogos com seus pares e ampliar as possibilidades de realização de um trabalho docente coletivo."
Até a edição nº6, de outubro de 2013, a revista era regularmente produzida em versão impressa, com exceção dos números 3 e 5 que reuniam os trabalhos apresentados no Enebio - Encontro Nacional de Ensino de Biologia - e que foram publicadas exclusivamente em CD-ROM. A partir do número 7 ela se tornou exclusivamente digital, ainda seguindo a tradição de alternar entre um número com a publicação dos trabalhos do evento e um número com trabalhos indicados pelas diretorias da Associação. A revista atendia, assim, tanto à demanda de trazer à luz temas de interesse da comunidade de Ensino de Biologia como também à demanda crescente de se constituir em um espaço de divulgação da produção acadêmica da área.
A partir do número 10 a REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio - passa a adotar o sistema de submissões abertas em fluxo contínuo, visando assim ampliar as possibilidades de acesso aos autores de toda a comunidade da SBEnBio. Pretende, ainda, manter as características que preserva desde seu lançamento e aprofundar o esforço em consolidar sua presença no cotidiano dos professores de Biologia, ao mesmo tempo em que oferece espaço para a produção acadêmica na área de Ensino de Biologia.
Nesse sentido, está organizada em cinco seções: Relato de Pesquisa, Relato de Experiência, Ensaio, Dossiê Temático e "Comunidade SBEnBio".
FOCO E ESCOPO
A Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio é dirigida à comunidade de Ensino de Biologia. Tem por objetivos divulgar artigos que dialoguem com situações concretas de sala de aula e com a produção acumulada na área, constituindo-se como um espaço de diálogo para Professores da Educação Básica, Licenciandos, Pós-Graduandos e Professores do Ensino Superior na área de Ensino de Biologia.
A publicação de textos na revista seguirá a seguinte política de seções:
- Artigos com Relato de Pesquisa:apresenta investigação realizada na forma de pesquisa de campo ou de pesquisa documental, concluída ou em andamento, explicitando objetivos e/ou questões de investigação, apresentando metodologia de pesquisa e desenvolvendo discussão sobre os dados apresentados (parciais ou definitivos). Espera-se que os artigos dialoguem com a produção bibliográfica da área e que tragam contribuições pertinentes à construção do conhecimento em ensino de biologia. Nesse sentido, trabalhos cujo foco principal seja descrever propostas, atividades ou projetos, ainda que em uma abordagem secundária sejam acompanhados por levantamento de dados relativos à sua aplicação, devem ser avaliados sob os critérios da seção Relato de Experiência. Projetos de pesquisa, que não tragam ao menos dados parciais ou outra indicação de reflexões sobre um processo em andamento, não devem ser aceitos.
- Relato de Experiência:o relato de experiência é concebido como relato de processos educativos cujos objetivos não apontam para questões de investigação, sendo os resultados apresentados referentes à descrição e análise do próprio processo e de seus frutos. Da mesma forma, a metodologia e os resultados apresentados relacionam-se com processos educativos e não com objetivos de investigação. O relato deve ser acompanhado por reflexão sobre a experiência vivenciada, deixando claras a contribuições que acrescenta ao campo. Espera-se que as experiências relatadas sejam relevantes na medida em que dialoguem com o conhecimento acumulado na área, o que deve estar claro nos referenciais bibliográficos adotados e na construção da reflexão desenvolvida.
- Ensaio: estudo conceitual, teórico, desenvolvido em torno de objeto bem delimitado. É entendido como um trabalho de natureza reflexiva e deve conter argumentação bem fundamentada de forma a indicar maturidade no tratamento da temática, que deve ser pertinente ao campo do Ensino de Biologia. Espera-se que os ensaios não se limitem a uma simples descrição de fatos ou à apresentação superficial de pontos de vista, ainda que trazendo elementos da produção bibliográfica. O desenvolvimento de um ensaio pressupõe análise, explicitação e interpretação do objeto de estudo, de forma a produzir exposição lógica e reflexiva com alto nível de interpretação e julgamento pessoal, que exige rigor lógico e coerência de argumentação.
- Dossiê Temático: Esta seção compõe um conjunto de trabalhos que atenda a temática proposta, bem como as especificações da natureza do trabalho de acordo com as diretrizes dos/as propositores/as da seção. Os trabalhos devem, obrigatoriamente, seguir as normas de submissão da revista.
- Comunidade SBEnBio: Esta seção publica textos diversificados de interesse da comunidade. Entrevistas, comunicados, cartas ou resenhas podem ser publicados nesta seção e, por não se tratar de artigos, não serão submetidos à avaliação por pares. A publicação dos textos será decidida pela Comissão Editorial da revista após análise da disponibilidade de espaço no número a ser editado e da pertinência e conveniência dos textos, sob o ponto de vista dos objetivos da SBEnBio e do escopo e da dinâmica editorial da Revista.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
Os textos submetidos à revista para a seção Comunidade SBEnBio serão encaminhados à Comissão Editorial, que decidirá sua publicação após análise da disponibilidade de espaço no número a ser editado e da pertinência dos textos, sob o ponto de vista dos objetivos da SBEnBio e do escopo da Revista.
Já os artigos submetidos para as seções Ensaio, Relato de Experiência, Relato de Pesquisa e Dossiê temático passarão por avaliação por pares em sistema de duplo-cego com base em um roteiro analítico específico para cada uma das seções, apresentados a seguir:
Somente para Artigos com Relato de Pesquisa
Critérios para inclusão na seção:
a- É pesquisa concluída ou em andamento, apresenta dados coletados? (Projetos em fase inicial não serão aceitos).
b- O foco principal do trabalho é uma investigação? Trabalhos cujo foco principal seja descrever propostas, atividades ou projetos, ainda que em uma abordagem secundária sejam acompanhados por levantamento de dados relativos à sua aplicação, devem ser avaliados sob os critérios da seção Relato de Experiência.
Roteiro de avaliação:
1 - O trabalho está dentro do escopo da revista, contribuindo com a construção do conhecimento na área de Ensino de Biologia?
2 - O texto explicita claramente os objetivos da pesquisa?
3 - O texto explicita claramente o referencial teórico metodológico adotado?
4 - A metodologia adotada está explicitada e é consistente?
5 - O texto apresenta coerência entre os objetivos e o referencial teórico-metodológico?
6 - A discussão dos resultados (parciais ou definitivos) está orientada pelo referencial teórico adotado?
7 - Quanto à estrutura gramatical, ou seja, problemas de sintaxe, pontuação, ortografia e coerência, o texto apresenta qualidade?
Somente para Relato de Experiência
Critérios para inclusão na seção:
a- O trabalho relata processo educativo efetivamente realizado, ou seja, não trata de simples proposta de abordagem ou atividade desvinculada de uma realidade educacional?
b- As reflexões desenvolvidas no trabalho dialogam com o conhecimento acumulado no campo do Ensino de Biologia?
Roteiro de avaliação:
1 - O trabalho está dentro do escopo da revista, contribuindo com a construção do conhecimento na área de Ensino de Biologia?
2 - O texto explicita claramente o contexto de desenvolvimento do processo educativo?
3 - O texto explicita claramente os objetivos da intervenção?
4 - O texto explicita claramente a metodologia adotada?
5 - O texto explicita claramente os resultados obtidos e as formas de avaliação utilizadas?
6 - O trabalho se apóia em referenciais bibliográficos, utilizando-os para apresentar suas fontes e balizar a reflexão produzida?
7 - Quanto à estrutura gramatical, ou seja, problemas de sintaxe, pontuação, ortografia e coerência, o texto apresenta qualidade?
Somente para Ensaio
Critérios para inclusão na seção:
a- O trabalho apresenta reflexão aprofundada e original, embasada em argumentação coerente?
b- As reflexões desenvolvidas no trabalho dialogam com o conhecimento acumulado no campo do Ensino de Biologia?
Roteiro de avaliação:
1 - O trabalho está dentro do escopo da revista, contribuindo com a construção do conhecimento na área de Ensino de Biologia?
2 - O texto apresenta adequadamente a questão, delimitando o objeto do estudo?
3 - O texto apresenta maturidade, desenvolvendo reflexão aprofundada e argumentação bem fundamentada?
4 - O trabalho se apóia em referenciais bibliográficos adequados para balizar a reflexão produzida?
5 - Quanto à estrutura gramatical, ou seja, problemas de sintaxe, pontuação, ortografia e coerência, o texto apresenta qualidade?
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Os trabalhos são enviados para avaliação sem identificação de autoria e imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois especialistas ad hoc e dos membros do Conselho Editorial. O tempo estimado para avaliar e publicar os artigos é de 12 meses.
Os originais recebidos passam por quatro etapas: 1) Verificação de controle de plágio e autoplágio. 2) Avaliação prévia da Comissão Editorial. 3) Processo de avaliação por pareceristas ad hoc que emitem parecer sobre o mérito do artigo. 4) Deliberação final: os pareceres emitidos passam pela análise da Comissão Editoiral, que fará um parecer consolidado.
Os/as autores/as recebem um comunicado da revista informando se seu texto foi aceito na íntegra, rejeitado ou se necessita de alterações para publicação. A editoria poderá recusar os artigos que não atendam adequadamente as solicitações encaminhadas.
PERIODICIDADE
A Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio é publicada semestralmente, a partir de 2017. Cada volume anual é composto de dois números, lançados em junho e em novembro.
A submissão de artigos é feita em regime de fluxo contínuo, estando aberta no presente momento.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
PROCESSAMENTO DE ARTIGOS
A REnBio não cobra aos/as autores/as qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.
ASSOCIAÇÃO
SBEnBio – Associação Brasileira de Ensino de Biologia
IMPACTO
Google Acadêmico – Revista de Ensino de Biologia – RenBio
INDEXADORES
Indexadores:
Diretórios
Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espanha e Portugal
Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras
DOAJ - Directory of open acess Journals
Métrica
Catálogos
Portal de Periódicos CAPES/MEC
Sistema de Bibliotecas UFU – SISBI
ARQUIVAMENTO
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao pública proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
SOBRE O SISTEMA DE PUBLICAÇÃO
A revista usa o Open Journal Systems (OJS 3.2.1-1), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
PARECERISTAS
PARECERISTAS AD HOC 2020
Adriana Morh |
Magno Clery da Palma Santos |
Aline Lima de Oliveira Nepomuceno |
Maicon Jeferson da Costa Azevedo |
Amanda Lima de Almeida |
Maíra Batistone e Silva |
Ana Cléa Braga Moreira |
Marcelo Valério |
Ana Flávia Vigário |
Marco Antonio Leandro Barzano |
Ana Lucia Olivo Rosas Moreira |
Marcos Lopes de Souza |
André Carneiro Melo |
Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos |
Andréa Cantanhede Martins |
Maria Cristina Ferreira dos Santos |
Andrea Silene Melo |
Maria Cristina Pansera de Araújo |
Antonio Almeida Silva |
Maria Jacqueline Girão Soares de Lima |
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim |
Maria Margarida Pereira de Lima Gomes |
Benjamin Carvalho Teixeira Pinto |
Maria Rita Avanzi |
Carla Adelina Inacio de Oliveira |
Mariana Lima Vilela |
Celi Rodrigues Chaves Dominguez |
Marilda Shuvartz |
Clarice Sumi Kawasaki |
Marilisa Bialvo Hoffmann |
Cláudia Moura de Melo |
Mario Cezar Amorim de Oliveira |
Claudiene Santos |
Marlécio Maknamara da Silva Cunha |
Danielle Dias da Costa |
Natalia Pirani Ghilardi-Lopes |
Danilo Seithi Kato |
Natalia Tavares Rios |
Denise de Freitas |
Neusa Maria John Scheid |
Diego Marques da Silva Medeiros |
Nilson de Souza Cardoso |
Edinaldo Medeiros Carmo |
Nivaldo Aureliano Léo Neto |
Elenita Pinheiro de Queiroz Silva |
Pedro Pinheiro Teixeira |
Erica do Espírito Santo Hermel |
Priscila Silva Lopes |
Fabiana Aparecida de Carvalho |
Renata Carmo Oliveira |
Fábio Augusto Rodrigues e Silva |
Ricardo Santos Carmo |
Felipe Bastos |
Rogério Soares Cordeiro |
Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues |
Roney Polato de Castro |
Francielle Amancio Perreira |
Roque Ismael da Costa Güllich |
Francine Pinhão |
Rosileia Oliveira de Almeida |
Franklin Medrado |
Sandra Nazaré Bastos |
Graça Regina Armond Matias Ferreira |
Sandro Prado Santos |
Guadalupe Licona Macedo |
Simone Oliveira |
Gustavo Lopes Ferreira |
Simone Rocha Salomão |
Hylio Laganá Fernandes |
Taitiany Karita Bonzanini |
Iara Mora Longhini |
Tasso Meneses Lima |
Isabela Custódio Talora Bozzini |
Thiago Ranniery |
Izaura Santiago da Cruz |
Vanessa Fonseca Gonçalves |
Kênio Erithon Cavalcante Lima |
Vanessa Perpétua Garcia Santana Reis |
Leandro Duso |
Vera Lucia Bonfim Tiburzio |
Leonir Lorenzetti |
Vinícius Colussi Bastos |
Ligia Ajaime Azzalis |
Viviane Rodrigues Alves de Moraes |
Lourdes Maria Campos Corrêa |
Zilene Moreira Soares |
Luciana Aparecida Siqueira Silva |
|
Luís Fernando Dorvillé |
|
Luiz Tolentino Neto |
|
PARECERISTAS AD HOC 2019
Adriana Mohr |
Luciana Aparecida Siqueira Silva |
Alday Oliveira Souza |
Maicon Jeferson da Costa Azevedo |
Alessandra Fernandes Bizerra |
Marcelo Tadeu Motokane |
Ana Cléa Braga Moreira Ayres |
Marco Antonio Leandro Barzano |
Ana de Medeiros Arnt |
Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos |
Anselmo Calzolari |
Maria Cristina Pansera de Araújo |
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim |
Maria Jacqueline Girão Soares de Lima |
Antonio Fernando Gouvêa da Silva |
Maria Margarida Pereira de Lima Gomes |
Cecília Santos de Oliveira |
Maria Rita Avanzi |
Charbel Niño El-Hani |
Marilda Shuvartz |
Cláudia Moura de Melo |
Mario Cezar Amorim de Oliveira |
Daniela Lopes Scarpa |
Martha Marandino |
Diego Marques da Silva Medeiros |
Nadir Castilho Delizoicov |
Edinaldo Medeiros Carmo |
Natalia Pirani Ghilardi-Lopes |
Eduardo Galemberck |
Néli Suzana Quadros Britto |
Érica Speglich |
Regina Rodrigues Lisbôa Mendes |
Graça Regina Armond Matias Ferreira |
Ricardo Santos Carmo |
Hylio Laganá Fernandes |
Rogério Soares Cordeiro |
Isabela Custódio Talora Bozzini |
Rosileia Oliveira de Almeida |
Juliana Rink |
Sandro Prado Santos |
Juliano Marsico |
Saulo Cezar Seiffert Santos |
Laísa Maria Freire |
Silmara Marques Alegretti |
Leda Valeria Alves da Silva |
Sílvia Nogueira Chaves |
Leonir Lorenzetti |
Simone Sendin Moreira Guimarães |
Ligia Ajaime Azzalis |
Vera de Mattos Machado |
Lucia Dinelli Estevinho |
Vera Lucia Bonfim Tiburzio |
|
Viviane Rodrigues Alves de Moraes |
PARECERISTAS AD HOC 2018
Adriana Mohr |
Leandro Belinaso Guimarães |
Adriana Pugliese Netto Lamas |
Leandro Duso |
Airton José Vinholi Júnior |
Leonir Lorenzetti |
Amanda Lima de Almeida |
Ligia Ajaime Azzalis |
Ana Cléa Braga Moreira Ayres |
Lucia de Fatima Lucia Estevinho Guido |
Ana Lucia Olivo Rosas Moreira |
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto |
Anselmo João Calzolari Neto |
Magda Medhat Pechliye |
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim |
Maíra Batistoni e Silva |
Benjamin Carvalho Teixeira Pinto |
Marcelo Valério |
Celi Rodrigues Chaves Dominguez |
Marco Antonio Leandro Barzano |
Cláudia Lino Piccinini |
Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos |
Daiane Lourene Soares Dantas |
Maria Cristina Ferreira dos Santos |
Daniela Franco Carvalho |
Maria Cristina Pansera Araújo |
Daniele Aparecida de Lima Tavares |
Maria Margarida Pereira de Lima Gomes |
Danielle Dias da Costa |
Maria Paula Correia de Souza |
Deuzilene Marques Salazar |
Maria Rita Avanzi |
Diego Marques da Silva Medeiros |
Marilisa Bialvo Hoffmann |
Edinaldo Medeiros Carmo |
Marlécio Maknamara da Silva Cunha |
Erica do Espirito Santo Hermel |
Natalia Pirani Ghilardi-Lopes |
Edinaldo Medeiros Carmo |
Néli Suzana Quadros Britto |
Fabio Augusto Rodrigues e Silva |
Neusa Maria John Scheid |
Fernanda Franzolin |
Nilson de Souza Cardoso |
Francisco Antonio Rodrigues Setuval |
Paulo Marcelo Marini Teixeira |
Geórgia de Souza Tavares |
Ricardo Tadeu Santori |
Gilmara dos Santos Lemos Dias |
Roque Ismael da Costa Güllich |
Gustavo Lopes Ferreira |
Rosileia Oliveira de Almeida |
Hiléia Monteiro Maciel Cabral |
Saulo Cézar Seiffert Santos |
Hylio Laganá Fernandes |
Simone Sendin Moreira Guimarães |
Isabela Custódio Talora Bozzini |
Taitiany Karita Bonzanini |
Juliana Rink |
Tatiana Galieta Nacimento |
Lana Claudia Fonseca |
Vera de Mattos Machado |
PARECERISTAS AD HOC 2017
Adriana Mohr |
Lucia de Fatima Lucia Estevinho Guido |
Adriana Pugliese Netto Lamas |
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto |
Airton José Vinholi Júnior |
Maicon Jeferson da Costa Azevedo |
Aline Lima de Oliveira Nepomuceno |
Marco Antonio Leandro Barzano |
Ana Cléa Braga Moreira Ayres |
Maria Cristina Ferreira dos Santos |
Ana Lucia Olivo Rosas Moreira |
Maria Cristina Pansera Araújo |
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim |
Maria Margarida Pereira de Lima Gomes |
Cláudia Lino Piccinini |
Mariana Lima Vilela |
Daiane Lourene Soares Dantas |
Marilda Shuvartz |
Daniela Lopes Scarpa |
Marilisa Bialvo Hoffmann |
Daniele Aparecida de Lima Tavares |
Marise Basso Amaral |
Diego Marques da Silva Medeiros |
Marlécio Maknamara da Silva Cunha |
Edinaldo Medeiros Carmo |
Martha Marandino |
Érica Speglich |
Mônica de Cassia Vieira Waldhelm |
Fernanda Franzolin |
Néli Suzana Quadros Britto |
Geórgia de Souza Tavares |
Neusa Maria John Scheid |
Hylio Laganá Fernandes |
Ricardo Tadeu Santori |
Isabela Custódio Talora Bozzini |
Roque Ismael da Costa Güllich |
José Roberto Feitosa Silva |
Rosana Louro Ferreira Silva |
Juliana Rink |
Rosileia Oliveira de Almeida |
Lana Claudia Fonseca |
Sandra Nazaré Dias Bastos |
Leandro Belinaso Guimarães |
Silvia Luzia Frateschi Trivelato |
Leandro Duso |
Tatiana Galieta Nacimento |