A literatura de cordel como potencializadora dos processos de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia um levantamento bibliográfico
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Literatura de Cordel no Brasil permanece viva. Inclusive, a resistência deste gênero literário tem fomentado discussões importantes no meio acadêmico. Em razão disso, publicações sobre o potencial do Cordel no processo de ensino e aprendizagem tem sido cada vez mais constantes. Neste sentido, a presente pesquisa objetivou investigar a potencialidade do uso da Literatura de Cordel como recurso didático no ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia através de um levantamento bibliográfico. Os estudos primários analisados foram encontrados através de uma busca automática utilizando os descritores Cordel e Ciências, Cordel e Biologia nas bases de dados: Portal de Periódicos CAPES, Scientific Electronic Library Online – SciELO e Google acadêmico. Tais produções passaram por um processo de seleção, enxergando a partir dos títulos e palavras chave as que mais se aproximavam do nosso objeto de estudo. Dessa forma, a amostra constituiu-se por seis publicações. A análise crítica das produções selecionadas foi realizada através de uma leitura do estudo na íntegra e da técnica de análise de conteúdo. Concluímos, que o Cordel quando aliado ao processo de ensino e aprendizagem desperta o interesse do educando para as mais diversificadas temáticas. Em vista disso, enxergamos no gênero uma alternativa didática inovadora capaz de possibilitar ao aluno uma educação contextualizada.
Palavras-chave: Cordel. Ensino de Biologia. Ensino de Ciências.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ABREU, M. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras : Associação de Libras do Brasil, 1999.
ALMEIDA, C.; MASSARANI, L.; MOREIRA, I. de C. Representações da ciência e da tecnologia na literatura de cordel. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 11, p. 5-25, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2176-457324278
ANDRADE, B. M. T. de; OLIVEIRA, A. C. C.; NOVAES, C. G. G.; SILVA, J. A; BEZERRA, B. M. A literatura de Cordel como ferramenta didática para o ensino da Biologia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 4., 2017, João Pessoa. Anais eletrônicos [...]. João Pessoa: Editora Realize, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35448. Acesso em: 10 jan. 2022.
BARBOSA, A. S. M.; PASSOS, C. M. B.; COELHO, A. de A. O cordel como recurso didático no ensino de ciências. Revista Experiências no Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 62, p. 161- 168, 2011. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID154/v6_n2_a2011.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022.
BARDlN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CÂNDIDO, C. A. T.; LIMA, J. R. P. de. O uso da literatura de Cordel no ensino de Ciências e Biologia: um levantamento das principais estratégias didáticas. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIA – CONAPESC, 5., 2020, Campina Grande. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Editora Realize. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/72988. Acesso em: 28 mar. 2022.
COBIAN, M. B.; COSTA M. F de L.; PINTO, M. I. R. Trabalhando com literatura de cordel no ensino fundamental: relato de uma vivência. Revista Soletras, Rio de Janeiro, n. 21, p. 110-116, jan./jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2011.5304
COSTA, É. M. S.; SANTOS, M. C. dos; MUNIZ, G. S. S. A literatura de Cordel como ferramenta metodológica no ensino de Biologia: reflexões sobre o meio ambiente e a poluição em uma turma de EJA. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Fortaleza: Editora Realize, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58608. Acesso em: 17 mar. 2022.
FASTFORMAT. Revisão de Literatura: O que é? Como fazer? FASTFORMAT, [s. l.], 8 jun. 2021. Disponível em: https://blog.fastformat.co/revisao-da-literatura-o-que-e-como-fazer/. Acesso em: 16 dez. 2021.
FRANCISCO JUNIOR, W. E.; ARAÚJO, P. D. S.; SANTOS, E. A.; YAMASHITA, M. Literatura de cordel e educação em ciências: uma análise a partir de periódicos e do ENPEC. REAMEC, Cuiabá, v. 10, n. 3, p. 1-21, set./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14051
HAURÉLIO, M. Breve história da literatura de cordel. 2. ed. São Paulo: Claridade, 2018.
LIMA, J. M.; SOUSA, J. M.; GERMANO, M. G. A Literatura de cordel como veículo de popularização da ciência: uma intervenção no ensino de física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 8., 2011, Campinas. Anais eletrônicos [...]. Campinas: ENPEC, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/14374125/934_1_A_LITERATURA_DE_CORDEL_COMO_VE%C3%8DCULO_DE_POPULARIZA%C3%87%C3%83O_DA_CI%C3%8ANCIA_UMA_INTERVEN%C3%87%C3%83O_NO_ENSINO_DE_F%C3%8DSICA. Acesso em: 23 abr. 2022.
LIMA, M. K. F. da S.; SOVIERZOSKI, H. H. Invertebrados bentônicos marinhos e o uso didático do cordel: dialogando saberes. Revista Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 14, n. 1, p. 406-421, 2019. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/43/32. Acesso em: 14 mar. 2022.
LIMA, S. T. Os PCN e as potencialidades didático-pedagógicas do cordel. Acta Scientiarum, Maringá, v. 35, n. 1, p. 133-139, jan./jun. 2013. Disponível em: http://10.4025/actascieduc.v34i1.16750. Acesso em: 10 abr. 2022.
MACEDO, R. S. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2007.
MACEDO, R. S. Atos de currículos: uma incessante atividade etnometódica e fonte de análise de práticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 427-435, set./dez. 2013. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss3articles/macedo.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.
MATTOS, P. de C. Tipos de revisão de literatura. Botucatu: Unesp, 2015. Disponível em: https://www.fca.unesp.br/Home/Biblioteca/tipos-de-evisao-de-literatura.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.
MENEZES, J. B. F.; PAULA, F. W. S.; PAIXÃO, G. C. Biologia em cordel: quando a literatura e a ciência se encontram em sala de aula. Revista SBENBio, [s. l.], v. 7, p. 2687-2698, 2014. Disponível em: https://docplayer.com.br/6667104-Biologia-em-cordel-quando-a-literatura-e-a-ciencia-se-encontram-em-sala-de-aula.html. Acesso em: 23 mar. 2022.
OLIVEIRA, A. C. S.; SOUZA, J. R de; ALMEIDA, K. da S.; SILVA, B. M. A da; LUZ, A. J. R.V. da. A literatura de cordel como metodologia ativa no ensino e aprendizagem de Química. Research, Society and Development, [s. l.], v. 10, n. 7, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/16854/14719/210164. Acesso em: 23 fev. 2022.
OLIVEIRA, S. M. L de; ALMEIDA, R. O de. A utilização da literatura de cordel como instrumento mediador na aprendizagem sobre aquecimento global. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais eletrônicos [...]. Águas de Lindóia: ENPEC, 2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/23495931-A-utilizacao-da-literatura-de-cordel-como-instrumento-mediador-na-aprendizagem-sobre-aquecimento-global.html. Acesso em: 15 maio 2022.
PINHO, M. J. S. Gênero em Biologia no ensino médio: uma análise de livros didáticos e discurso docente. 2009. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
SANTANA, B. B. S.; BATISTA, R. B. Literatura de cordel: interdisciplinaridade em sala de aula. Revista Boitatá, Londrina, v. 2, n. 4, p. 1-8, 2007. DOI: https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30892
SANTOS, E. dos; SILVA, I. P. da; SANTOS, W. J dos. Reflexões acerca das potencialidades didáticas da literatura de cordel para o ensino de ciências. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Belém, v. 9, n. 2, 2019. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4976/3056. Acesso em: 14 maio 2022.
SILVA, F. R. de S. O uso da literatura de Cordel no ensino de Ciências em uma turma de 5º ano de uma escola de Viçosa do Ceará – CE. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6. 2019, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Fortaleza: Editora Realize, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61689. Acesso em: 22 abr. 2022.
SILVA, M. C. C. de P. e. A utilização da literatura de Cordel como ferramenta pedagógica para a compreensão de conhecimentos de Biologia. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 3., 2013, Campina Grande. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Editora Realize, 2013. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enid/2013/Modalidade_3datahora_01_10_2013_16_50_21_idinscrito_396_1434b9350ec610c1c1138351a8aa0400.pdf. Acesso em: 22 abr. 2022.
SOUSA, I. C de. Literatura de cordel: uma ferramenta didática para ensino e aprendizagem da fisiologia humana integrada. Revista SBENBio, [s. l.], v. 9, p. 4710-4720, 2016. Disponível em: https://silo.tips/embed/literatura-de-cordel-uma-ferramenta-didatica-para-ensino-e-aprendizagemda-fisiol.html. Acesso em: 14 maio 2022.
SOUTO, P. C.; SOUSA, A. A de.; SOUTO, J. S. Saber acadêmico versus saber popular: a literatura de cordel no ensino de práticas agrícolas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 245, p. 195-212, jan./abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/330612261