Aulas práticas para o ensino de biologia contribuições e limitações no ensino médio

Conteúdo do artigo principal

Priscyla Santiago da Luz
Josiane Ferreira de Lima
Thamiris Vasconcelos Amorim

Resumo

O presente artigo visa discutir as evidências que levam a compreensão de como as atividades práticas realizadas nas aulas de biologia podem proporcionar a aprendizagem significativa dos conteúdos estudados, bem como, apontar possíveis limitações na utilização desta modalidade de ensino. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Médio no município de Moju-PA e teve como público alvo uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Como recurso metodológico utilizou-se atividades práticas baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os Mapas mentais foram utilizados como exercício avaliativo nas aulas ministradas. Pode-se concluir nesta pesquisa, que as atividades práticas realmente facilitaram a assimilação dos conteúdos trabalhados, além de aguçarem a curiosidade e interesse dos alunos, colaborando efetivamente para a aprendizagem significativa do conteúdo de citologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Luz, P. S. da, Lima, J. F. de, & Amorim, T. V. (2018). Aulas práticas para o ensino de biologia: contribuições e limitações no ensino médio. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 11(1), 36–54. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i1.107
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Priscyla Santiago da Luz, Universidade do Estado do Pará

Licenciada Plena em Ciências Biológicas/ Mestre em Educação em Ciências/ Doutorado em andamento na área de Educação em Ciências pela UFMT. Prof. do curso de Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Pará

Josiane Ferreira de Lima, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Ciências Naturais/Habilitação Biologia pela Universidade do Estado do Pará

Thamiris Vasconcelos Amorim, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Ciências Naturais/Habilitação Biologia pela Universidade do Estado do Pará

Referências

ARAÚJO, Mauro Sergio Teixeira; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.25, n.2, 2003, p.176-194.

ARAÚJO, Joeliza Nunes; SILVA, Maria de Fátima Vilhena. Aprendizagem significativa de botânica em ambientes naturais. Areté, Manaus, v. 8, n. 15, p. 100-108, 2015. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/viewFile/575/580Acesso em: 21 out. 2015.

ARCHELA, Rosely Sampaio; GRATÃO, Lucia Helena B.; TROSTDORF, Maria A. S.. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Londrina, v. 13. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf. Acesso em: 04 nov. 2017

ATAÍDE, Márcia Cristiane Eloi Silva; SILVA, Boniek Venceslau da Cruz da. Discutindo as metodologias de ensino de ciências: novos problemas, velhas questões. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 5. UFPI, Anais eletrônicos... UFPI, 2010. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.13/GT_13_ 03_2010.pdf . Acesso em: 14 set. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações educacionais complementares para o ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

BUZAN, Tony. Saber pensar. Lisboa: Editorial Presença. 1996.

CARDOSO, Fabiola de Souza. O uso de atividades práticas no ensino de Ciências: na busca de melhores resultados no processo de ensino aprendizagem. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura de Ciências Biológicas). Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/380/1/Fab%C3%ADola%20de%20Souz aCardoso.pdf. Acesso em: 05 de nov. de 2017

COLL, César; MARTIN; MAURI, Teresa; MIRAS, Mariana; ONRUBIA, Javier; SOLÉ, Isabel; ZABALA, Antoni. O construtivismo em sala de aula. São Paulo: Ática. 2006.

DELIZOICOV, Demetrio; ANGOTTI, Jose Andre Peres. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2000.

FRACALANZA, Hilário e outros. O ensino de ciências no 1º grau. São Paulo: Atual, 1986.

FREITAS, Denise; ZANON, Dulcimeire A. Volante: A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Disponível em: www.cdc.usp.br/maomassa/artigodulcimeirem 317150.pdf. Acesso em: 10/10/2018.

KRASILCHIK, Myriam. Praticas no ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LINHARES, Iraci; TASCHETTO, Onildes Maria. A citologia no ensino fundamental. PDE, p. 1- 25, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1899-8.pdf Acesso em: 16 nov. 2015.

LIMA, Daniela Bonzanini de; GARCIA, Rosane Nunes. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos de Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, 2011. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/viewFile/22262/18278. Acesso em: 4 de nov. 2015.

MAMPRIN, Maria Imaculada de Lourdes Lagrotta. Uma nova perspectiva para trabalhar atividades experimentais em biologia. PDE, p. 1- 26, 2008. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_maria_imaculada_lourdes_lagrotta_mamprin.pdf. Acesso em: 13 set. 2015.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MORAES, Ronny Machado de. A aprendizagem significativa de conteúdos de biologia no ensino médio, mediante o uso de organizadores prévios e mapas conceituais. 2005. 175 p. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Católica Dom Bosco. Disponível em: http://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/7796-a- aprendizagem-significativa-de-conteudos-de-biologia-no-ensino-medio-mediante-o-uso- de-organizadores-previos-e-mapas-conceituais-com-apoio-de-um-software- especifico.pdf . Acesso em: 13 set. 2015.

MORAES, Roque. O significado da experimentação numa abordagem construtivista: o caso do ensino de ciências. In: BORGES, R. M. R.; MORAES, R. (Org.) Educação em Ciências nas séries iniciais. Porto Alegre: Sagra Luzzato. 1998. p.29-45

MOREIRA, Marco Antônio. Linguagem e aprendizagem significativa. In: ENCONTRO INTERNACIONAL LINGUAGEM, CULTURA E COGNIÇÃO, 2., 2003, Belo Horizonte. Anais eletrônicos. Belo Horizonte, UFRGS, 2003. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~Moreira/linguagem.pdf. Acesso em: 04 nov. 2015.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Porto Alegre: UFRGS, 2013.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

MOREIRA, Mateus Luís e DINIZ, Renato Eugênio da Silva. O laboratório de biologia no ensino médio: infraestrutura e outros aspectos relevantes. São Paulo: UNESP, 2003. Disponível em: http://unesp.br/prograd/PDFNE2002/olabdebiologia.pdf. Acesso em: 23 nov. 2015.

NETO, Francisco Otávio Landim; DIAS, Raimundo Helion Lima. Mapas mentais e a construção de um ensino de geografia significativo: algumas reflexões. Revista Eletrônica Geoaraguaia. Barra do Garças-MT. v. 1, n. 1, p. 1- 12 jan/julho. 2011.

NUNES, Alberlânia Marques; SILVA, Erika Dayana Santos da; SILVA, Maria Sônia Lopes da; MEDEIROS, Terezinha Cleide Ferreira de; CAVALCANTI, Mário Luiz Farias. Mapa mental: ferramenta facilitadora da aprendizagem no ensino de Biologia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, JOÃO PESSOA, 9., 2017. Anais eletrônicos. João Pessoa, 2017. Disponível em: editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA16_I D1083_10092017115258.pdf Acesso em: 13 out. 2018.

OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. In: Acta Scientiae, Canoas, v. 12, n. 1, p. 139-153, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/download/31/28 Acesso em: 10 set. 2015.

PELIZZARI, Adriana; KRIEGL, Maria de Lurdes; BARON, Márcia Pirih; FINCK, Nelcy Teresinha Lubi; DOROCINSKI, Solange Inês. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. RevistaPEC, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 37- 42, 2002. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012381.pdf. Acesso em: 24 abril 2014.

PEREIRA, Boscoli Barbosa. Experimentação no ensino de ciências e o papel do professor na construção do conhecimento. Cadernos, v. 9, n. 1, 2010. Disponível em: http:www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/176/170. Acesso em: 04 de set. 2014.

POSSOBOM, Clívia Carolina Fiorilo; OKADA, Fatima Kazue e DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Atividades práticas de laboratório no ensino de biologia e de ciências: relato de uma experiência. In: GARCIA, Wilson Galhego; GUEDES, AlvaroMartim.(Org). São Paulo, 2003, v. 1, p. 113- 123. Disponível em:http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/atividadespraticas.pdf. Acesso em: 10 set. 2015.

PRIGOL, Sintia; GIANNOTTI, Sandra Moraes. A importância da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais enfocando a morfologia da flor.In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Paraná, 1., 2008. Anais eletrônicos. Paraná, FAG, 2008. Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2033.pdf. Acesso em: 13 set. 2014.

REGINALDO, Carla Camargo; SHEID, Neusa John; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O ensino de ciências e a experimentação. In: ANPEDSUL SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012. Anais eletrônicos. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/2782/286 Acesso em 20 jun. 2018.

SATO, Lilian; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. Investigação das dificuldades dos professores de ciências com relação à prática de ensino por meio da experimentação. EDUCERE, Umuarama, v. 6, n. 1, p. 35- 47, 2006.

SAUVÉ, Jean Philippe Guimaraes; GOUVEIA, Zoraida Maria de Medeiros e PEREIRA, Marsilvio Gonçalves. A utilização de atividades pratico-experimentais em aulas de Biologia do Ensino Médio. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA,12., 2008. Anais eletrônicos. UFPB, 2008. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/XIenexXIIenid/enid/prolicen/apresoraltrabcomplet4.ht ml. Acesso em: 04 set. 2014.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: Vieira, 2000.

SEVERINO, Antônio. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Cortez, 2007.

SORGE, Carla. Joseane; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa; HERMEL, Erica do Espirito Santo; SIVERIS, Silvia Willers. Movimentando conceitos: osmose em elodea sp. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA. 6., 2013, Santo Ângelo. Anais eletrônicos. Santo Ângelo: URI, 2013. Disponível em: http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wp- content/uploads/2013/07/comunicacao/13355_163_Carla_Joseane_Sorge.PDF. Acesso em: 16. nov. 2015.

VALADARES, Jorge. A teoria da aprendizagem significativa como teoria construtivista. Meaningful Learning Review, Lisboa, v. 1, p. 36- 57, 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID4/v1_n1_a2011.pdf. Acesso em: 14 out. 2015.

VASCONCELOS, Simão Dias; SOUTO, Emanuel. O Livro Didático de Ciências no Ensino Fundamental: proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência e Educação, Recife, v. 9, n. 1, p. 93- 104, 2003.

VASCONCELOS, Alexandra Alves; Silva, Ana Carolina Guimarães da; MARTINS, Joseane de Souza; SOARES, Lupércia Jeane. A presença do diálogo na relação professor-aluno. In: V Colóquio Internacional Paulo Freire, 5., 2005, Recife. Anais eletrônicos. Recife, UFPB, 2005. Disponível em: http://educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/RELA%C3%87%C3%83O%20PROFESSOR-ALUNO/a%20presenca%20do%20dialogo%20na%20relacao%20professor-aluno.pdf. Acesso em: 28 out. 2010.

VIEIRA, Fernando Lima; SILVA, Glenda Moraes da; PERES, Juliane Pereira Santana; ALVES, Elis Dener Lima. Causas do desinteresse e desmotivação dos alunos nas aulas de Biologia. Universitas Humanas, Brasília, v. 7, n. 1.2, p. 95- 109, 2010. Disponível em: http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/universitashu manas/article/download/1061/1238. Acesso em: 23 nov. 2015.

ZÔMPERO, Andréia de Freitas; PASSOS, Adriana Quimentão; CARVALHO, Luiza Milbradt de. A docência e as atividades de experimentação no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. EENCI- Revista Experiências em Ensino de Ciências, Mato Grosso v.7, n. 1, p. 43- 54, 2012. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID174/v7_n1_a2012.pdf. Acesso em: 12 de out.2018.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.