Alfabetização científica e enfoque CTSA abordando transgênicos no ensino fundamental

Conteúdo do artigo principal

Dayane Cândido da Silva
Suzane Bezerra de França

Resumo

Este trabalho consiste em analisar o desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa sobre transgênicos, visando a alfabetização científica de estudantes do ensino fundamental. A temática proposta abarca conhecimentos científicos e tecnológicos que possibilitam um trabalho didático com interesse em discussões multidimensionais, de acordo com o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Através da sequência de ensino investigativa, conseguimos inferir que as três atividades propostas (levantamento dos transgênicos em casa, entrevistas com familiares e construção de HQs no Pixton), possibilitaram que os estudantes agissem como autores centrais do seu processo de ensino-aprendizagem e também desenvolvessem habilidades científicas, tais como o pensamento lógico, a formulação de hipóteses e a organização de informações e conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, D. C. da, & França, S. B. de. (2023). Alfabetização científica e enfoque CTSA: abordando transgênicos no ensino fundamental. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1211–1232. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1095
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Dayane Cândido da Silva, Universidade de Pernambuco

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas - Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Mata Norte, PE - Brasil.

Suzane Bezerra de França, Universidade de Pernambuco

Doutorado em Ensino das Ciências - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Recife, PE - Brasil. Professora adjunta - Universidade de Pernambuco (UPE) e Docente no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, PE - Brasil. 

Referências

BARBOSA, Ingrid Lima; SILVA, Daniel Monteiro. O fim da rotulagem dos alimentos transgênicos e o direito à informação consagrado pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor à luz da Constituição Federal de 1988. Revista de Direito, Viçosa, v. 09, n. 02, p. 119-160, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1983 . Acesso em: 15 de set. de 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Versão final. Ministério da Educação: Brasília, 2017. Disponível em: https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2017/04/BNCC-Documento-Final.pdf . Acesso em: 08 de nov. de 2021.

BRASIL. Sobre a CHC. Disponível em: http://chc.org.br/sobre-a-chc/ Acesso em 21 de dez. de 2021.

CAMARGO, Susan Caroline; SILVA, Angelica Cristina Rivelini. Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC. ACTIO, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 133-150, out./dez., 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818 . Acesso em 18 de set. de 2021.

CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, jan./abr., 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZX6NW4YCy6fCWFQdWJ3KJh/?lang=pt . Acesso em 02 de ago. de 2021.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

COSTA, Ellen Moreira. Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências: analisando a temática crustáceos. 2018, p. 256. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

CUNHA, José Osvaldo Silva. Tiras cômicas no ensino de ciências: uma proposta didática para a alfabetização científica de professores de ciências da educação básica. 2020, p. 132. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.

LOREZENTTI, Leonir. A alfabetização científica na educação em ciências. ACTIO, Curitiba, v. 1, n.1, p.1-3, jul./dez., 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7266 . Acesso em 04 de ago. de 2021.

PAIVA, Fábio da Silva. Histórias em quadrinhos na educação: memórias, resultados e dados. 2016. 96 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

PEREIRA, Gerlany de Fátima dos Santos. Apropriação de conhecimentos científicos: uma abordagem aos alimentos transgênicos. 2012. 120 p. Tese (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, 2012.

RESTE, Carmem Domingues. O potencial da entrevista em contexto educativo: uma experiência investigativa. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.31, n.04, p. 223-248p., out./ dez., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/5SVJbTD9ysMTPJWC8MtzgGh/?lang=pt . Acesso em: 16 de set. de 2021.

ROCHA, Sandra Mara Santana; PORTO, Paulo Sérgio da Silva. A educação CTS/CTSA como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, v.1, n.12, jul., 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.36308 .

RODRIGUES, Eliete Millen. Histórias em quadrinhos: narrativas visuais e sua utilização no ensino. 2013. 57 p. Monografia (Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relação entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, nov., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/K556Lc5V7Lnh8QcckBTTMcq/abstract/?lang=pt . Acesso em 12 de set. de 2021.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 282 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SILVA, Mariana Souza et al. Alimentos transgênicos e segurança alimentar e nutricional no Brasil. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 3, n. 5, p. 11901-11923, set./out., 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/16312 . Acesso em 04 de ago. de 2021.

SILVA, Isabela Vieira et al. Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdisciplinares e da alfabetização científica no ensino das ciências da natureza. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 4, p. 349-363, set./dez., 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10959 . Acesso em: 10 de set. de 2021.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. A diversidade de pesquisas de natureza interventiva dentro da produção acadêmica em ensino de biologia. Investigações em ensino de Ciências, v.25, n. 1, p 140-158, abr., 2020. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1528 . Acesso em 18 de set. de 2021.

ULTCHAK, Alessandra Alves de Melo Salles. Organismos geneticamente modificados: a legalização no Brasil e o desenvolvimento sustentável. R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 125-142, mai./ago., 2018. Disponível: https://doi.org/10.5007/1807-1384.2018v15n2p125 . Acesso em: 05 de ago. de 2021.

VITOR, Fernanda Cavalcanti; SILVA, Ana Paula Bispo. Alfabetização e educação científicas: consensos e controvérsias. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 249, p. 410-427, maio/ago., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/dRphmt4jn3HtCCbYLSdX6qc/abstract/?lang=pt . Acesso em 02 de set. de 2021.

ZABALA, Antoni. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.BARBOSA, Ingrid Lima; SILVA, Daniel Monteiro. O fim da rotulagem dos alimentos transgênicos e o direito à informação consagrado pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor à luz da Constituição Federal de 1988. Revista de Direito, Viçosa, v. 09, n. 02, p. 119-160, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revistadir/article/view/1983 . Acesso em: 15 de set. de 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Versão Final. Ministério da Educação: Brasília, 2017. Disponível em: https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2017/04/BNCC-Documento-Final.pdf . Acesso em: 08 de nov. de 2021.

BRASIL. Sobre a CHC. Disponível em: http://chc.org.br/sobre-a-chc/ Acesso em 21 de dez. de 2021.

CAMARGO, Susan Caroline; SILVA, Angelica Cristina Rivelini. Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: um olhar sobre o que foi produzido nos últimos doze anos no ENEQ e ENPEC. ACTIO, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 133-150, out./dez., 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6818 . Acesso em 18 de set. de 2021.

CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, s/v, n. 22, p. 89-100, jan./abr., 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZX6NW4YCy6fCWFQdWJ3KJh/?lang=pt . Acesso em 02 de ago. de 2021.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

COSTA, Ellen Moreira. Sequência didática para promoção da alfabetização científica na educação em ciências: analisando a temática crustáceos. 2018, p. 256. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

CUNHA, José Osvaldo Silva. Tiras cômicas no ensino de ciências: uma proposta didática para a alfabetização científica de professores de ciências da educação básica. 2020, p. 132. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.

LOREZENTTI, Leonir. A alfabetização científica na educação em ciências. ACTIO, Curitiba, v. 1, n.1, p.1-3, jul./dez., 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7266 . Acesso em 04 de ago. de 2021.

PAIVA, Fábio da Silva. Histórias em quadrinhos na educação: memórias, resultados e dados. 2016. 96 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

PEREIRA, Gerlany de Fátima dos Santos. Apropriação de conhecimentos científicos: uma abordagem aos alimentos transgênicos. 2012. 120 p. Tese (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, 2012.

RESTE, Carmem Domingues. O potencial da entrevista em contexto educativo: uma experiência investigativa. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.31, n.04, p. 223-248, out./ dez., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/5SVJbTD9ysMTPJWC8MtzgGh/?lang=pt . Acesso em: 16 de set. de 2021.

ROCHA, Sandra Mara Santana; PORTO, Paulo Sérgio da Silva. A educação CTS/CTSA como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, v.1, n.12, jul., 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i12.36308 .

RODRIGUES, Eliete Millen. Histórias em quadrinhos: narrativas visuais e sua utilização no ensino. 2013. 57 p. Monografia (Especialização em Ensino de Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relação entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, nov., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/K556Lc5V7Lnh8QcckBTTMcq/abstract/?lang=pt . Acesso em 12 de set. de 2021.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 282 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SILVA, Mariana Souza et al. Alimentos transgênicos e segurança alimentar e nutricional no Brasil. Braz. J. Hea. Rev., Curitiba, v. 3, n. 5, p. 11901-11923, set./out., 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/16312 . Acesso em 04 de ago de 2021.

SILVA, Isabela Vieira et al. Desenvolvimento de jogos didáticos auxiliares em práticas transdisciplinares e da alfabetização científica no ensino das ciências da natureza. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 4, p. 349-363, set./dez., 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10959 . Acesso em: 10 de set. de 2021.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. A diversidade de pesquisas de natureza interventiva dentro da produção acadêmica em ensino de biologia. Investigações em ensino de Ciências, v.25, n. 1, p 140-158, abr., 2020. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1528 . Acesso em 18 de set. de 2021.

ULTCHAK, Alessandra Alves de Melo Salles. Organismos geneticamente modificados: a legalização no Brasil e o desenvolvimento sustentável. R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 125-142, mai./ago., 2018. Disponível: https://doi.org/10.5007/1807-1384.2018v15n2p125 . Acesso em: 05 de ago. de 2021.

VITOR, Fernanda Cavalcanti; SILVA, Ana Paula Bispo. Alfabetização e educação científicas: consensos e controvérsias. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 249, p. 410-427, maio/ago., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/dRphmt4jn3HtCCbYLSdX6qc/abstract/?lang=pt . Acesso em 02 de set. de 2021.

ZABALA, Antoni. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.