Sobre quando a Biologia e a poesia se encontram
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A assunção da aprendizagem como processo de significação lança novos olhares sobre a sala de aula de Biologia e sobre a relação que os estudantes estabelecem com os objetos de conhecimento traduzidos nos conteúdos a serem ensinados. Considerando elementos da perspectiva teórica de Vygotsky e Zabala, este trabalho analisa uma unidade didática, articulando poesia e o conceito de fecundação humana para evidenciar como estudantes acionam e mobilizam suas concepções prévias em um contexto interativo para a produção de significados científicos e biológicos. Ao mediar as interações, o docente pôde construir espaços interativos mais interessantes que viabilizaram processos de aprendizagem em Biologia que incluem o desenvolvimento de competências de natureza cognitiva, contribuindo para uma leitura de mundo mais abrangente.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia moderna: Amabis & Martho - 1 Ensino Médio. São Paulo: Moderna, 2016.
ARCÀ, Maria; GUIDONI, Pablo; MAZZOLI, Paolo. Enseñar Ciencia - como empezar: reflexiones para una educación de base. Barcelona/Buenos Aires: Paidos, 1990.
COLL, Cesar. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 1994.
FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática. 2011.
GROLLMUS, Nicolás Schöngut; TARRÉS, Joan Pujol. Stories about methodology: diffracting narrative research experiences. Forum Qualitative Sozialforschung/Forum: Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, 2015. DOI: https://doi.org/10.17169/fqs-16.2.2207
KRASILCHIK, Míriam. Prática de ensino de Biologia. 4. ed. rev. ampl.; 5ª reimp. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
MACHADO, Ligia Cristina Ferreira; ORSOLON-SOUZA, Guilherme. Das inquietações às questões... aprendizagem e ensino de Biologia nas escolas. Latin American Journal of Science Education. v. 5, p. 1-9, 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Sousa. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Sousa. (org.). Pesquisa Social. Teoria, Método e criatividade. 16. ed. Petrópolis: Vozes. 2009, p. 09-29.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
MORTIMER, Eduardo Fleury; MASSICAME, Tomas; TIBERGHIEN, Andrée; BUTY, Christian. Uma metodologia para caracterizar os gêneros de discurso como tipos de estratégias enunciativas nas aulas de Ciências. In: NARDI, Roberto. A pesquisa em ensino de Ciência no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007, p. 53-94.
MUENCHEN, Cristian; DELIZOICOV, Demétrio. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência e Educação. v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014.
POZO, Juan Ignacio; GÓMEZ CRESPO, Miguel Ángel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VÍCTORA, Ceres Gomes; KNAUTH, Daniela Riva; HASSEN, Maria de Nazareth Agra. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo editorial, 2000.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes. 2008.
ZABALA, Antoni. Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998.