Mediação de conflitos raciais em escolas disposição de professoras(es) egressas(os) das Ciências Biológicas

Conteúdo do artigo principal

Cibele Fagundes Capaverde
Rafael Barboza dos Santos
Russel Teresinha Dutra da Rosa

Resumo

Em uma perspectiva bourdieusiana, foram realizadas  entrevistas, com seis professoras(es) negras(os) da Educação Básica, sobre suas trajetórias acadêmicas e práticas pedagógicas de mediação de conflitos, para inferir a existência ou ausência, de uma disposição antirracista. A geração ou ativação dessa disposição ocorreu durante o curso de graduação em interações sociais solidárias com colegas e participação em coletivos negros que atuam politicamente e promovem atividades culturais. Espaços universitários informais, mais do que o currículo, promoveram um sentido positivo de pertencimento étnico-racial e integração à vida acadêmica. Já a agência docente para o enfrentamento de expressões de racismo varia de acordo com os contextos escolares que podem fortalecer ou inibir a disposição antirracista, dependendo do reconhecimento do racismo institucional pela comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Capaverde, C. F., Santos, R. B. dos, & Rosa, R. T. D. da. (2024). Mediação de conflitos raciais em escolas: disposição de professoras(es) egressas(os) das Ciências Biológicas. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 255–278. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1257
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Cibele Fagundes Capaverde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS - Brasil

Rafael Barboza dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS - Brasil

Russel Teresinha Dutra da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação  - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS - Brasil. Professora titular - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS - Brasil.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2021. 264 p. (Coleção Feminismos Plurais).

ANDRADE, Lara Melo; NASCIMENTO, Lia Midori Meyer. Formação de professores/as de Biologia para a educação das relações étnico-raciais. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [s. l.], v. 16, nesp 1, p. 493-512, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.990 . Acesso em: 16 fev. 2024.

BARRETO, Assis Adans da Silva; JUNIOR, Antônio Germano Magalhães. Políticas públicas e mediação de conflitos no ensino médio. Inovação & Tecnologia Social, Fortaleza, v. 2, n. 6, p. 5-22, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.47455/2675-0090.2020.2.6.7743 Acesso em: 28 de novembro de 2023.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. 142 p.

BEHTOUI, Alireza. Empowerment not racialised segregation. British Journal of Sociology of Education, Oxford, v. 44, n. 5, p. 912-926, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01425692.2023.2211232 . Acesso em: 11 jan. 2024.

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle (volume IV da edição inglesa). Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Luís Fernando Gonçalves Pereira. Petrópolis: Vozes, 1996, 307 p.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução: Daniela Kern, Guilherme J. F. Teixeira. 2.ed. rev. 6ª.reimp. Porto Alegre: Zouk, 2011. 556 p.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. Tradução: Aparecida Joly Gouveia, Maria Alice Nogueira. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (org.). Pierre Bourdieu: Escritos de Educação. 9.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p. 39-64.

BOURDIEU, Pierre (Coord.). A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. 747 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira”. Diário Oficial da União, Brasília, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 1., 30 ago., 2012.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n° 14.532 de 11 de janeiro de 2023. Lei da Injúria racial. Diário Oficial da União, Brasília, 11 de janeiro de 2023.

CHRISPINO, A. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v.15, n. 54, p. 11-28, jan./mar. 2007.

DUSO, Rafaela; ANDREOZZI, Thais. Padrão de relacionamentos na abordagem dos conflitos e meio de resolução. In: SEMÍRAMIS, Maria. Módulo 1 - O Conflito. Ministério da Justiça, Escola Nacional de Mediação e Conciliação, UNB. p. 21-33. Documento eletrônico sem data. Disponível em: https://institutoelo.org.br/site/files/arquivos/d1aaee6d8a529d6737b303af6e4909d6.pdf Acesso em: 30 out. 2023.

FONTOURA, Julian Silveira Diogo de Ávila. Racismo reverso: o porquê da sua não-existência. Interritórios, Revista de Educação, Caruaru, v. 7, n.13, p. 55-67, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios/article/view/250044/38038 Acesso em: 13 jan. 2024.

GADIOLI, Monique Ferreira; MULLER, Tânia Maria Pedroso. Branquitude e cotidiano escolar. In: MULLER, Tânia Mara Pedroso; CARDOSO Lourenço. Branquitude: estudo sobre a identidade branca no Brasil. Curitiba: Appris, 2017. p. 227-239.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017. 154 p.

GUIMARÃES, Nadya Araujo; ANDRADA, Ana Carolina; PICANÇO, Monise Fernandes. Transitando entre universidade e trabalho: trajetórias desiguais e políticas afirmativas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 172, p. 284-309, abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053146216 Acesso em: 10 abr. 2023.

HORNER, B. Belonging and becoming in the space[s] of higher education. South African Journal of Higher Education, Stellenbosch, 2022. Disponível em: https://dx.doi.org/10.20853/36-6-5520 Acesso em: 22 dez. 2023.

LAHIRE, Bernard. El espíritu sociológico. Buenos Aires: Manantial, 2006. 408 p.

LAHIRE, Bernard. Retratos Sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004. 344 p.

LIMA, Raul Vinícius Araújo. A sociologia bourdieusiana e a construção social do habitus negro. Praça: Revista Discente da Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, Recife, v. 3, n. 1, p. 7-22, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/praca/article/view/242820

MALOMALO, Bas’Ilele. Branquitude como dominação do corpo negro: diálogo com a sociologia de Bourdieu. Revista da ABPN, Curitiba, v. 6, n. 13, p. 175-200, mar.-jun., 2014. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/158/155 Acesso em: 09 jan., 2024.

MEINERZ, C. B. Ensino de História, diálogo intercultural e relações étnico- raciais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, jan./mar, p. 59-77, 2017.

MELLO, Luciana Garcia de. Discriminação em palavras: as queixas de racismo no mercado de trabalho gaúcho. Afro-Ásia, Bahía, n. 52, p. 311-338, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=77050451010 Acesso em: 09 jan. 2024.

MILLS, Carmen; GALE, Trevor; PARKER, Stephen; SMITH, Catherine; CROSS, Russell. Activist dispositions for social justice in advantaged and disadvantaged contexts of schooling. British Journal of Sociology of Education, Oxford, v. 40, n. 5, p. 614-630, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01425692.2019.1582322 . Acesso em: 11 jan. 2024.

ORTIZ, José Antonio Caicedo. Injusticia curricular y currículo antirracista: contribuciones al debate sobre el racismo escolar. In: ANGULO, Luis Ernesto Valencia (Editor Acadêmico). Debates y reflexiones contemporáneas sobre el racismo en el suroccidente de Colombia. Cali: Universidad Icesi; Bogotá: Universidad Externado de Colombia, Editorial Universidad Icesi, 2020, p. 17-420.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023. 160 p.

RIBEIRO, Shirlyjaine da Silva Francisco; PAIVA, Ayane de Souza. Duas décadas da lei 10.639/2003. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [s. l.], v. 16, n. 2, p. 1543-1559, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1070 . Acesso em: 21 fev. 2024.

SANTOS, Maglis Vieira dos; SANTOS, Alex Sandro Franco dos. O ensino de Biologia em diálogos com tecnologias negras. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [s. l.], v. 16, nesp 1, p. 974-986, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1098 . Acesso em: 16 fev. 2024.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Educação das relações étnico-raciais nas instituições escolares. In: Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 123-150, maio/jun. 2018.

SPOSITO, M. P.; GALVÃO, I. A experiência e as percepções de jovens na vida escolar na encruzilhada das aprendizagens: o conhecimento, a indisciplina, a violência. Perspectiva (Dossiê Juventudes e Educação), Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 345-380, jul. 2004. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9649/8876 Acesso em: 25 abr. 2022.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. 325 p.

WACQUANT, Loïc. Esclarecer o habitus. Educação & linguagem, São Bernardo do Campo, ano 10, n. 16, p. 323-336, jul./dez. 2007. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/126 Acesso em: 15 nov. 2022.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.