Modelo de reconstrução Educacional e o desenvolvimento de sequências didáticas relatos de um professor de Biologia em formação inicial
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Resumo
Este relato de experiência objetiva descrever as aprendizagens construídas por um professor de biologia em formação, ao participar do processo de aperfeiçoamento de uma Sequência Didática (SD) sobre cadeia alimentar, feita nos moldes do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE). Este modelo foi o marco teórico que orientou a análise da prática pretendida aqui. Partimos da ideia de que o valor educacional de uma SD, construída com base em pressupostos teórico-metodológicos do MRE, está tanto no seu potencial organizativo do trabalho docente, gerando conhecimentos e reflexões sobre a prática educativa; como no seu potencial para favorecer a ampliação do repertório de conhecimentos discentes, neste caso, os conhecimentos científicos biológicos. Assim, recorremos à utilização de narrativas autobiográficas para relatar os episódios significativos dos três momentos - antes, durante e depois da implementação da SD - que caracterizaram a experiência vivida. A análise dos episódios à luz do MRE favoreceu a tomada de consciência das aprendizagens adquiridas, relativas à prática profissional docente (ex. entendimento do impacto de um bom planejamento para o trabalho do professor; compreensão das concepções discentes como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem); e aquelas adquiridas por estudantes, relativas ao aprimoramento das compreensões sobre a cadeia alimentar (ex. compreensão de que o homem faz parte da cadeia alimentar; aprimoramento do entendimento sobre produtores e consumidores). Então, foi possível compreender que, além de servir para apoiar processos de desenvolvimento de intervenções educacionais, o uso do MRE pode estimular a reflexão e a construção de conhecimentos sobre a prática profissional docente.
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