Potencializando a Geociências nos anos finais do Ensino Fundamental através de uma mostra virtual
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Acervo Digital do Laboratório de Geociências II, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, é visto como uma importante ferramenta online que consiste em um banco de dados sobre fósseis, minerais e rochas. Entende-se que um dos pontos principais da sua utilização é a divulgação científica de caráter didático-prático, resultando em interações educativas. Diante disso, o objetivo principal deste trabalho foi verificar o potencial do uso do acervo como agente facilitador do processo ensino-aprendizagem para estudantes do 8º ano de uma escola pública do município de Jequié-BA. Diante disso, o estudo demonstra que o uso dos acervos digitais na área de Geociências apresenta grande potencial como ferramenta educativa, ajudando a melhorar a compreensão e o interesse desses estudantes por temas específicos.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BRESCIANE, A.L; MONTEIRO, P. Mediar a investigação infantil no isolamento social [recurso eletrônico]. 1. ed. São Paulo: Biruta, 2021. Coleção: A Educação Infantil e a pandemia, v. 8.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
COSTA, A. G.; CAVALCANTE, L.E. O Desenvolvimento Da Organização Do Acervo Digital. Fortaleza: I Encontro de Iniciação Acadêmica, 2016.
CRUZ, I. S.; LUZ, C. P. N.; VASCONCELOS, P. F.. Participação em banca de Márcia Silva Félix. Metodologias para o ensino e aprendizagem em ciências: uma abordagem à luz da Pirâmide de Glasser. 2024.
KING, C. Geoscience education: an overview. Studies in Science Education, v.44, p.187-222, 2008.
LUDKE, M., ANDRÉ. M.E.D.A.D. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACEDO, K. D.S ACOSTA, B. S.; SILVA, E.B.; SOUZA, N.S.; BECK, C. L. C; SILVA, K. KRISTIANE, D. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Universidade Federal de Santa Maria: Escola Anna Nery, 2018.
MARTINS, G.A; SILVA, D.M. Museu, educação e o Covid-19: uma abordagem teórica dos acervos digitais em meio ao isolamento social. Boa Vista, 2020.
MICHEL, M. H. Metodologia e Pesquisa Científica: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2005.
MINAYO. M.C.D. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
NEVES, M. B dos S.; DANTAS, T. R. Prática autobiográfica na formação continuada de professores: Tessituras de uma pesquisa-ação através do acervo digital promotora do desenvolvimento humano: Uneb, 2015.
SILVA, M. T. D.; NOGUCHI, N. F. C; WALCKOFF, S. C. D. B. A pesquisa interventiva na psicologia: análise de três experiências. México: Scielo, 2006.
TEIXEIRA, D.M., MACHADO, F.B., ZAFALON, M.. O ensino de geociências nas escolas de tempo integral do Estado de Goiás. Boletim Paranaense de Geociências, 2021.
VALENTE, J.A; ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias digitais, tendências atuais e o futuro da educação: Panorama Setorial da Internet, 2022.
VYGOTKSY, L. S. Obras escogidas (vol.IV). Madrid: Visor, 1996.
WERLANG, R.B. Geoilhas: O ensino de Geociências na educação básica articulado com a ilha interdisciplinar de racionalidade. Porto Alegre – Rs: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.