Aplicação da gamificação no ensino do Reino Fungi no Ensino Médio uma experiência no PIBID Biologia

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Diego Leno
Isabel Fortes
Vitor Rocha
Andressa França
Saulo Seiffert

Resumo

Os fungos são organismos presentes no cotidiano da população e, por isso, faz-se necessário que este tema seja abordado de maneira mais efetiva na educação básica. Este trabalho avaliou o uso da gamificação, através da plataforma Quizizz, em uma sequência didática sobre o Reino Fungi com estudantes do 1º ano do ensino médio. A atividade foi bem recebida, estimulando a participação e interação entre os alunos. Os resultados apontam a gamificação como uma estratégia eficaz para a educação básica, reforçando a importância de incorporar metodologias inovadoras na formação de professores e na atualização dos docentes em exercício. As atividades foram desenvolvidas por acadêmicos de Ciências Biológicas, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)-UFAM.

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Como Citar
Leno, D., Fortes, I., Rocha, V., França, A., & Seiffert, S. (2025). Aplicação da gamificação no ensino do Reino Fungi no Ensino Médio: uma experiência no PIBID Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(2), 353–368. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i2.1864
Seção
Relatos de Experiência

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