Uso de questionário no processo de ensino e aprendizagem em biologia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A. J. e F. GEWANDSZNAIDER. O método nas Ciências Naturais e Exatas. São Paulo: Thomson Learning. 2.ed. 2002.
AREND, F.L. e DEL PINO, J.C. Avaliação da proposta de metodologia de trabalho desenvolvida em disciplina eletiva no Ensino Médio de Escola Pública (Trabalho completo). CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO, 3.; CONGRESSO DE EDUCAÇÃO, 7. Gramado. 2013. Anais...2013.
CUSTÓDIO, J.F., CLEMENT, L., FERREIRA, G.K. Crenças de professores de física do ensino médio sobre atividades didáticas de resolução de problemas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias , v. 11, n.1, p. 225-252, 2012.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. 19.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 44.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GALIAZZI, M.C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí (RS): Unijuí, 2003.
KAGAN, D.M. Ways of evaluating teacher cognition: Inferences concerning the Goldilocks principle. Review of Educational Research, v.60, n.3, p. 419-469, 1990.
LINDEMANN, R.H., MUENCHEN, C., GONÇALVES, F.P. e GEHLEN, S.T. Biocombustíveis e o ensino de Ciências: compreensões de professores que fazem pesquisa na escola. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.8, n.1, p.342-358, 2009.
LOPES, J.B. Aprender e ensinar física. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2004. 430 p.
PAJARES, M.F. Teachers’ beliefs and educational research: Cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v.62, n.3, p.307-332, 1992.
PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais Ministério da Educação. PCN’s - Temas Transversais - Meio Ambiente. v.10, Brasília, DF: SEB, 2002.
PCN Ministério da Educação do Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília, DF: MEC. 2006.
PORLÁN, R. Las Concepciones Epistemológicas de los Profesores: el Caso de los Estudiantes de Magistério. Investigación en la Escuela, n.22, p. 67-84, 1994.
PORLÁN, R. Formulación de los contenidos escolares. Cuadernos de Pedagogía, n.276, p.65-70, 1999.
RICHARDSON, V. The role of attitudes and beliefs in learning to teach. In: J. Sikula Handbook of research on teacher education. 2. ed. New York: Macmillan, 1996. 102-119p.
SCOARIS, R.C.O., PEREIRA, A.M.T.B. e SANTIM-FILHO, O. Elaboração e validação de um instrumento de avaliação de atitudes frente ao uso de história da ciência no ensino de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.8, n.3, p.901-922, 2009.
SILVA, V. M.; RICO, E.P; SOUZA, D.; OLIVEIRA, D. L. Impacto do uso de estratégias investigativas sobre as emoções e a motivação dos alunos e as suas concepções de ciência e cientista. Revista Electrónica de Enseñanza de lãs Ciências. v.14, n.1, p. 17-34, 2015.
STENHOUSE, L. La investigación como base de la enseñanza. 4 a ed. Madrid: Morata, 2004