Uso de questionário no processo de ensino e aprendizagem em biologia

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Felipe Lohmann Arend
José Claudio Del Pino

Resumo

Ao longo da prática como docente, dificuldades de aprendizagem dos conhecimentos científicos apresentadas pelos estudantes acabam se manifestando através das atividades realizadas. Refletindo sobre os fatores que ocasionam tais dificuldades, também se pensa acerca de quais estratégias poderiam ser adotadas na melhora dos processos de ensino e aprendizagem, como ferramentas ou teorias pelo professor. O objetivo do artigo foi avaliar a proposta utilizando questionários de pré e pós teste. A maioria dos estudantes obteve um número de acertos maior no questionário final com variação da percentagem entre 19%, e 39%. Inferimos que houve melhora no processo de ensino e aprendizagem e que o questionário pode ser mais um instrumento que permita ao professor realizar uma avaliação de suas atividades docentes.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Arend, F. L., & Del Pino, J. C. (2017). Uso de questionário no processo de ensino e aprendizagem em biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 10(1), 72–86. https://doi.org/10.46667/renbio.v10i1.36
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Felipe Lohmann Arend, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Ciências Exatas e da Natureza, Área: Biologia

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Engenharia de Biomassa - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) ; Pós-doutor -  Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Professor associado - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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