Circuito online como proposta para o ensino de microbiologia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O ensino de microbiologia deve ser considerado importante na educação, pois a didática utilizada impacta diretamente no processo de aprendizagem. Objetivou-se contribuir com métodos práticos e didáticos no ensino online de microbiologia de uma instituição de ensino superior de Teresina-PI. A pesquisa é do tipo exploratória de abordagem quantitativa e qualitativa. Assim, a realização do COM utilizou metodologias ativas (Google Classroom, Google Forms, e Kahoot) para a interação. Os resultados apresentaram-se significativos, onde 90% dos discentes afirmaram que as atividades contribuíram na assimilação dos conteúdos. Conclui-se que os métodos práticos de ensino online usados, foram significativos no processo de aprendizagem dos conteúdos de microbiologia.
Downloads
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AZEVEDO, T. M.; SODRÉ, L. Conhecimento de estudantes da educação básica sobre bactérias: saber científico e concepções alternativas. Revista de Educação, Ciências e Matemática. v. 4, n. 2. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=147041- pcp009 - 20&category_slug=junho - 2020- pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 12 set. 2020.
BERNARDI, G.; LEONARDI, A. F.; SILVEIRA, M. S.; FERREIRA, S. A.; GOLDSCHMIDT, A. I. Concepções prévias dos alunos dos anos iniciais sobre microrganismos. Revista Ciências e Ideias. v. 10, n. 01. 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KAHOOT. What is Kahoot. Disponível em: https://kahoot.com/what-is-kahoot/ Acesso em: 25 de jul. 2021.
MASCARENHAS, M. J. O.; SILVA, V. C.; MARTINS, P. R. P.; FRAGA, E. C.; BARROS, M. C. Estratégias metodológicas para o ensino de genética em escola pública. Pesquisa em Foco. v. 21, n. 2, p. 05-24. São Luís, 2016.
MERAZZI, D. W.; OAIGEN, E. R. Atividades práticas em ciências no cotidiano: valorizando os conhecimentos prévios na educação de jovens e adultos. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 3, n. 1, p. 65-74, 2008.
NOORIMOTLAGH, Zahra et al. A systematic review of emerging human coronavirus (SARS-CoV-2) outbreak: focus on disinfection methods, environmental survival, and control and prevention strategies. Environmental Science and Pollution Research, v.1, n.1, p. 1-15, 2020
OMS. OPAS Brasil. Folha informativa - COVID-9 (doença causada pelo novo coronavírus). Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=arti cle&id=6101:covid19&Ite mid=875#historico Acesso em: 28 ago. 2021.
PRADO, I. A.C.; TEODORO, G. R.; KHPURI, S. Metodologia de ensino de microbiologia para ensino fundamental e médio. ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO - UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA, 4. Anais...Disponível: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2004/trabalhos/inic/pdf/IC2-11.pdf . Acessado em: 20 mar. 2020.
SARMENTO, E. C.; VERAS, D. S.; ANDRADE, M. V. M. Educação ambiental para reduzir impactos no riacho Lamego: ações na escola Arlindo Fernandes de Oliveira, residencial Eugênio Coutinho. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 59: p.2667. 2017.
SCHEID, N. M. J.; FERRARI, N.; DELIZOICOV, D. Concepções sobre a natureza da ciência num curso de ciências biológicas: Imagens que dificultam a educação científica. Investigações em Ensino de Ciências. v. 12, n. 02, p. 157-181. 2007.
WANG, A. I. The wear out effect of a game-based student response system. Computers and education. v. 82, p. 217-227, 2015.