Borboleteando jogo didático como alternativa no processo de ensino-aprendizagem em ciências

Conteúdo do artigo principal

Isabely Maria Martins
Suellen de Oliveira Guimarães
Caio Henrique Gonçalves Cutrim
Amanda Soares Miranda
Vinícius Albano Araújo

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem se torna mais dinâmico e integrativo com o emprego de atividades lúdicas e práticas inovadoras que possam despertar o interesse, a memória e a criatividade durante a construção do conhecimento. Neste estudo, foi construído um jogo didático “Jogo Borboleteando” como uma proposta de ferramenta didática alternativa para o ensino de Ciências/Zoologia. O jogo envolve aspectos da biologia, ciclo de vida e ecologia das borboletas, considerado animal-bandeira capaz de sensibilizar os alunos para questões ambientais e funções ecológicas dos insetos. O jogo foi avaliado de forma remota por 54 licenciandos em Ciências Biológicas e professores recém egressos de oito Universidades Públicas. Os entrevistados consideraram o jogo viável e com potencial de interface entre aspectos teóricos e práticos.

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Como Citar
Martins, I. M., Guimarães, S. de O. ., Cutrim, C. H. G. ., Miranda, A. S. ., & Araújo, V. A. (2021). Borboleteando: jogo didático como alternativa no processo de ensino-aprendizagem em ciências. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(2), 759–775. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i2.514
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Isabely Maria Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campos Macaé, RJ - Brasil. Mestranda pesquisadora - Universidade Federal do Rio de Janeiro- Campos Macaé - Laboratório de Fisiopatologia. Macaé, RJ - Brasil.

Suellen de Oliveira Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharelado em Ciências Biológicas - Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Macaé, RJ - Brasil.  

Caio Henrique Gonçalves Cutrim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Cooordenador do Projeto Iurukuá.

Amanda Soares Miranda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Botânica - Universidade Federal de Viçosa, MG - Brasil. Bióloga - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Vinícius Albano Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Entomologia - Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais, Brasil.  Docente - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

 

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