Atravessando os muros da universidade as contribuições do evento "O que fazem o(a)s biólogo(a)s? Seguindo seus passos na história" na ampliação da percepção pública da ciência e a formação docente

Conteúdo do artigo principal

Vanessa Imaculada dos Reis Valério
Pedro Henrique Cardoso
Polônia Cíntia Nunes Rocha
Daniela Pereira Carvalho
Ana Carolina Costa Rezende
Laís Stehling de Queiroz Nascimento
Cirlene Sandy da Silva Pereira
Gabriela Barreto de Oliveira
Andressa Cabral
Ana Luíza da Silva Albertoni
Marcus Vinicius de Mello Senra
Luiz Guilherme Campos Burnier Ganimi
Elisa Guimarães Cabral
Felipe Ferreira dos Santos
Jéssica Ferraz Lopes
Mariana Cassab Torres

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido no contexto de uma disciplina que discute educação científica em espaços não escolares, oferecida no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Elaboramos um evento em que educandos visitaram os espaços de pesquisa no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade e conheceram o trabalho do(a) biólogo(a), relacionando o passado, presente e futuro dessa área de atuação dentro da ciência. A partir dessa experiência formativa os atores envolvidos também tiveram a oportunidade de questionar visões de cientista que circulam no senso comum, desconstruir estereótipos, problematizar aspectos que tocam o processo de produção do conhecimento científico e as contribuições relacionadas à educação científica em espaços diferentes da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Valério, V. I. dos R., Cardoso, P. H., Rocha, P. C. N., Carvalho, D. P., Rezende, A. C. C., Nascimento, L. S. de Q., … Torres, M. C. (2017). Atravessando os muros da universidade: as contribuições do evento "O que fazem o(a)s biólogo(a)s? Seguindo seus passos na história" na ampliação da percepção pública da ciência e a formação docente. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 10(1), 39–56. https://doi.org/10.46667/renbio.v10i1.53
Seção
Relatos de Experiência

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIA. Pesquisadores temem 'desastre' na ciência com aprovação da PEC 241. 2016. Disponível em: https://ciencia.estadao.com.br/blogs/herton-escobar/pesquisadores-temem-desastre-na-ciencia-com-aprovacao-da-pec-241/ Acesso em: 18 dez. 2016.

BUENO, W.C. Jornalismo científico no Brasil; os compromissos de uma prática dependente. 1984.

CARNEIRO, M..H.S Por que divulgar o conhecimento científico e tecnológico? Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, n.esp., p. 29-33, mar. de 2009.

CASTELFRANCHI, Y.; VILELA, E. M.; LIMA, L.B.; MOREIRA, I.C. & MASSARANI L. As opiniões dos brasileiros sobre ciência e tecnologia: o “paradoxo” da relação entre informação e atitudes. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro v. 20, supl., nov. 2013, p.1163-118.

CAZELLI, S.; QUEIRÓZ, G.; ALVES, F.; FALCÃO, D.; VALENTE, E.M.; GOUVÊA, G.; COLINVAUX, D. Tendências pedagógicas das exposições de um museu de ciência.

COLLEY, H.; HODKINSON, P.; MALCOLM, J. Non-formal learning: mapping the conceptual terrain, a consultation report. 2002. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 2, p. 1-12, 1999. Disponível em: https://infed.org/non-formal-learning-mapping-the-conceptual-terrain-a-consultation-report/ Acesso em: 20 out. 2016.

FLORENZANO, C. PEC do teto será "desastrosa" para ciência e tecnologia, dizem pesquisadores. Disponível em: http://www.cbsi.net.br/2016/10/pec-do-teto-sera-desastrosa- para-ciencia-e-tecnologia.html. Acesso em: 12 dez. 2016.

GOHN, M. G. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. São Paulo: Cortez, 1999.

GOMES, V. B.. Divulgação científica na formação inicial de professores de química. 2012.Tese (doutorado) - UniversidadedeBrasília. Disponívelem: http://www.ppgec.unb.br/images/sampledata/dissertacoes/2012/versaocompleta/verenna_barb osa_gomes.pdf . Acesso em: 19 dez. 2016.

KOSMINSKY, L.; GIORDAN, M. Visões de ciências e sobre cientista entre estudantes do ensino médio. Química nova na escola, v. 15, p. 11-18, 2002.

LORENZETTI, L. & DELIZOICOV, D.. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 37-50, 2008.

MAGALHÃES, C. E. R.; SILVA, E. F. G. da; GONÇALVES, C. B.. A interface entre alfabetização científica e divulgação científica. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 5, n. 09, 2014.

MARANDINO, M. et al. A educação em museus e os materiais educativos. São Paulo: GEENF/USP, 2016.

MELO, J. M. Impasses do jornalismo científico. Comunicação e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 19- 24, 1982.

OLIVEIRA, M.C; MARINELI, F.; GUIMARÃES FILHO, Z.; PACCA, J.L.A. As concepções sobre Incerteza nas Medidas, em um Museu de Ciências: Construindo Categorias de Análise. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Atas do XV SNEF. Curitiba: CEFET-PR/UFPR, 2003. v. 1. p. 1-15.

PAMPLONA, K. O conceito de educação. 2014. Disponível em: https://pt.slideshare.net/Kpamplona/art1paraibanews-conceitoeducacao . Acesso em: 15 dez. 2016.

REDE BRASIL ATUAL. Para reitores, PEC 241 vai desmontar o ensino e a pesquisa nacional. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2016/10/para-reitores-pec-241-vai-desmontar-a-pesquisa-nacional-4040/ Acesso em: 12 dez. 2016.

REIS, J.. Ponto de Vista: José Reis (entrevista concedida a Alzira Alves de Abreu - CPDOC/FGV e UFRJ). In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I. de C. & BRITO, F (Org.). Ciência e público - caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.

ROSA, V.L. Promovendo a profissionalização do biólogo: inserção da disciplina “Ética e Legislação Profissional” no curso de Ciências Biológicas da UFSC. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7. Anais do... São Paulo, 2000, p. 62-64.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A.M. P. de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.