Biologia em rede uma proposta de ensino extraclasse por meio de ferramentas digitais durante a pandemia da COVID-19
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em 2020, o advento de uma nova realidade veio reforçar a ligação entre a educação e as tecnologias, em virtude da ocorrência da pandemia da COVID-19. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar as potencialidades e as fragilidades de uma proposta de ensino de Biologia nas modalidades a distância e extraclasse, ofertadas no período da pandemia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa tendo como público alvo os estudantes do Ensino Médio participantes do referido projeto. Os resultados indicaram potencialidades como a aprendizagem por parte dos envolvidos, os recursos atrativos e diversificados e a oferta de plantões de dúvidas. A principal fragilidade identificada foi a baixa participação dos estudantes, que afetou também a motivação dos monitores.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ANTUNES NETO, Joaquim M. F. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia? Prospectus, São Paulo, SP, v. 2, n. 1, p. 28-38, 2020.
ARAÚJO, Sérgio Paulino de; VIEIRA, Vanessa Dantas; KLEM, Suelen Cristina dos Santos; KRESCIGLOVA, Silvana Binde. Tecnologia na Educação: Contexto histórico, papel e diversidade. JORNADA DE DIDÁTICA, 4., 2017; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD; 3., 2017. Anais... Londrina, PR. p. 920-928, 2017. ISBN: 978-85-7846-384-7.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo, SP: Penso, 2018. 430 p.
BATISTA, Sandra Aparecida; FREITAS, Carlos Cesar G. O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social. Revista Tecnologia e Sociedade, Paraná, PR, v. 14, n. 30, p. 121-135, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo de manejo clínico para o novo coronavírus (2019-n-CoV), Brasília, DF, 2020. 20 p.
CAFÉ, Laércio de Jesus; SELUCHINESK, Rosane Duarte Rosa. Motivação dos alunos de 3º ano do Ensino Médio para prosseguirem seus estudos frente às dificuldades da pandemia COVID-19. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 16, p. 198-212, 2020.
CAPONI, Sandra. Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados, São Paulo, SP, v. 34, n. 99, p. 209-224, 2020.
COLL, C. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. 3 ed. São Paulo, SP: Ática, 1998.
DANTAS, Luiz Felipe Santoro; DECCACHE-MAIA, Eline. Scientific dissemination in the fight against fake news in the Covid-19 times. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e797974776, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4776. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4776 . Acesso em: 12 fev. 2021.
DINIZ, Sirley Nogueira de Faria. O uso das novas tecnologias em sala de aula. 2001. 162 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2001.
KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, John Wiley & Sons, 2012. 336 p.
LABURU, Carlos Eduardo; ARRUDA, Sérgio de Mello. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003.
LIMA, Cláudio Márcio Amaral de Oliveira. Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Radiologia Brasileira, São Paulo, SP, v. 53, n. 2, p. 5-6, 2020.
LIMA, Rossano Cabral. Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, p. e300214, 2020.
LOPES, Luiz Manoel; SILVA, José Edison Teixeira da; ANDRADE, Maria de Lourdes de; CRUZ, Espedito Antônio Saraiva da. Reflexão: motivação e experiência educacionais dos alunos no período da pandemia. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, São Luís, v. 6, n. 2, p. 142-155, 2020.
LORENZO, Eder Maia. A utilização das redes sociais na educação: importância, recursos, aplicabilidade e dificuldades. Clube de Autores, 2011. 105 p.
MARQUES, Ronualdo. FRAGUAS, Talita. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 7, p. 31- 46, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/viewFile/Marques/3000 . Acesso em: 31 jan. 2021.
MOREIRA, Marco A. Mapas conceituais e diagramas V. Porto Alegre, RS: Ed. do Autor. 2006.
NASCIMENTO, Francisca Georgiana Martins do; BENEDETTI, Tiago Rodrigues; DOS SANTOS, Adriana Ramos. Uso do Jogo Plague Inc.: uma possibilidade para o Ensino de Ciências em tempos da COVID-19 / Use of the Pest Game Inc.: a possibility for Science Education in the days of COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, PR, v. 6, n. 5, p. 25909-25928, 2020.
NASCIMENTO, Juliano Lemos do; FEITOSA, Raphael Alves. Metodologias ativas, com foco nos processos de ensino e aprendizagem. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. 1-17, 2020.
OLIVEIRA, Ana Paula Monteiro; GANDINI, Louize Castro Ribeiro; DELGADO, Oscar Omar Carrasco. Novas tecnologias na educação: desafios e perspectivas no processo de ensino-aprendizagem. Revista Espaço Acadêmico, v. 5, n. 10, p. 39-50, 2018. Disponível em: https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/06/revista-espaco-academico-v05-n10-artigo-3.pdf. Acesso em: 09 de jan. 2021.
RESENDE, Tânia F.; BELIZÁRIO, Flávia A. O uso de smartphones na sala de aula e a negociação dos sentidos do aprender e da escola. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, RJ, v. 16, n. 43, p. 329-356, 2019.
SANTOS, Aline Coêlho dos. Integração de tecnologia na educação básica: um estudo de caso nas aulas de biologia utilizando laboratórios on-line. 2018. 267f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, SC, 2018.
SANTOS, José Rufino Silva dos; SOUZA, Brenda Thaise Cerqueira de. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no Ensino de Biologia: uma revisão bibliográfica. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, n. 45, p. 40-59, 2019.
SILVA, Samara Marques da; SANTOS, Nayza Ferreira; COELHO, Rayssa Thamara Ribeiro; SILVA, Aline Alves da; PEREIRA, Débora Bárbara da Silva; GOMES, Alessandro Damásio Trani. Explorando o tema "Alimentação" para o ensino de bioquímica. Revista Debates em Ensino de Química, v. 4, n. 1, p. 148-179, 2018.
SOUZA, Grasiele Pereira; TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Ensino de genética no contexto CTS: elementos para a alfabetização científica. In: TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Movimento CTS: estudos, pesquisas e reflexões. Curitiba: CRV, 2020.
STRIEDER, Roseline Beatriz; WATANABE, Graciella. Atividades investigativas na educação científica: dimensões e perspectivas em diálogos com o ENCI. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 819-849, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183819 . Acesso em: 03 de dez. 2020.
VASCONCELLOS, Roberta Flavia Ribeiro Rolando; BRITO, Aniceta da Conceição Antunes de; MELANI, Alves. Um estudo da utilização do blog bioartes para a disciplina de biologia. Revista Magistro, v. 2, n. 16, 2017.
VIANA JÚNIOR, Osvaldo Tavares. Revisão de Literatura para uma proposta de aprendizagem social com foco no processo de interação e comunicação de estudantes em redes digitais durante a epidemia do COVID-19. BIUS - Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, v. 16, n. 10, p. 1-17, 2020.