Seres imaginários entrelaçando arte ao ensino de literatura e biologia

Conteúdo do artigo principal

Lucio Ribeiro Silverio
Fernanda Müller

Resumo

O texto discute aspectos da interdisciplinaridade no currículo da Educação Básica, a partir de uma experiência que aproximou conteúdos curriculares de Língua Portuguesa e Biologia no Ensino Médio. A atividade envolveu a produção artística de aquarelas e textos descritivos de seres biológicos imaginários em nosso planeta. Dela participaram 100 estudantes/ano de turmas de Segundo Ano de uma escola pública brasileira, ao longo de três anos seguidos (pré-pandemia COVID-19). O trabalho resultou na elaboração de material pedagógico, a Revista dos Seres Imaginários. A avaliação final evidenciou um melhor tratamento do tema, maior compreensão dos conteúdos e engajamento nas atividades, resultado do entrelaçamento entre as linguagens artística, literária e científica e uma compreensão sociohistórica dos processos de classificação e evolução biológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silverio, L. R. ., & Müller, F. (2021). Seres imaginários: entrelaçando arte ao ensino de literatura e biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(2), 798–816. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i2.613
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Lucio Ribeiro Silverio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC-Brasil.  Professor - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Colégio de Aplicação. Florianópolis, SC - Brasil.

Fernanda Müller, Colégio de Aplicação/Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Literatura - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC -Brasil;  Professora EBTT  -  Colégio de Aplicação da UFSC. Florianópolis, SC - Brasil. 

Referências

AIRA, C. Um acontecimento na vida do pintor-viajante. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2006.

AMBRIZZI, M. L. O olhar distante e o próximo: a produção dos artistas-viajantes. 19&20, v.6, n.1, 2011.

BORGES, J. L. O livro dos seres imaginários. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, 2018.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_ versaofinal_site.pdf. Acesso em ago. 2019.

BRASIL. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, DF: Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico, 1999.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. São Paulo: Cortez, 2014.

FONTCUBERTA, J. Fauna Secreta. Piseagrama, n. 8, 2015.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Trad.: Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Apresentação. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Org.) - Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2002.

_____. Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio: Quando a integração perde o seu potencial crítico. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. (Org.) Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2002.

ROWLING, J. K. Animais fantásticos & onde habitam. Rio de Janeiro, Rj: Rocco, 2001.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

THIOLLENT, M. Método da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

TUTUI, M. P. Aquarelas do Brasil: a importância dos registros pictóricos de Debret. Revista do Iphan, n.1, 2015.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.