A utilização de podcasts como instrumento pedagógico de divulgação científica da Astrobiologia na educação básica

Conteúdo do artigo principal

Luiz Gustavo Lima Cordeiro
Larissa Santos Serra
Rafael Ramos Longuinhos
Simone Souza de Oliveira

Resumo

O trabalho discorre a respeito dos podcasts que foram produzidos e utilizados como instrumento metodológico para a divulgação científica, dado que, com a difusão da Internet, surge a necessidade de novas e mais avançadas estratégias pedagógicas. Com isso, as obras foram aplicadas nas turmas de 1° e 2° ano do Ensino Médio do turno vespertino. Com este projeto, objetiva-se trazer para o ambiente escolar, discussões acerca das temáticas que envolvem a Astrobiologia, além de abordar as possibilidades desta ferramenta de áudio como um instrumento didático-pedagógico potencializador das aprendizagens, aproximando a Ciência da realidade dos estudantes em suas atividades diárias. Como consequência, obteve-se cinco podcasts que foram compartilhados no ambiente virtual de aprendizagem com os estudantes participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cordeiro, L. G. L., Serra, L. S., Longuinhos, R. R., & Oliveira , S. S. de. (2023). A utilização de podcasts como instrumento pedagógico de divulgação científica da Astrobiologia na educação básica. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1233–1245. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.650
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Luiz Gustavo Lima Cordeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

 Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA - Brasil  

Larissa Santos Serra, Universidade Estadual de Feira de Santana

Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA - Brasil  

Rafael Ramos Longuinhos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Ensino de Astronomia - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, BA - Brasil . Professor - Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (CIEAC), Feira de Santana - BA, Brasil

Simone Souza de Oliveira , Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa. Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - FIOCRUZ/BA. Salvador, BA - Brasil. Professora Adjunta - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana - BA, Brasil

Referências

BAHIA. Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Instrução Normativa nº 03/2021. Salvador, Bahia, 2021. Disponível em: http://www.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/private/midiateca/documentos/2021/instrucaonormativa032021acc.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.

BELL, T.; COCKBURN A.; WINGKVIST A.; GREEN R. Podcasts as a supplement in tertiary education: a nexperiment witht two Computer Science courses. MoLTA 2007: Conference on Mobile Learning Technologies and Applications, New Zealand, 2007, p. 70 – 77. Disponível em: https://ir.canterbury.ac.nz/bitstream/handle/10092/482/12602889_podcast.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 mai. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 02 jul. 2021.

CARVALHO, C. J. O uso de podcasts no ensino e na aprendizagem das Ciências Naturais: um estudo com alunos de 9º ano sobre temas do Corpo Humano/Saúde. Ozarfaxinars, Portugal, n. 8, p. 2009. Disponível em: https://cfaematosinhos.eu/O%20Uso%20de%20Podcasts%20no%20Ensino%20e%20na%20Aprendizagem_08.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.

CARVALHO, A. A. A.; AGUIAR, C.; MACIEL, R. Taxonomia de podcasts: da criação à utilização em contexto educativo. In: CARVALHO, C. V. de; SILVEIRA, R.; CAEIRO, M. (Coord.) TICAI 2009 -TIC'spora o Aprendizagem da Engenharia. Portugal: Edições Politema - Fundação Instituto Politécnico do Porto, 2011. p. 171 - 177. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/15964/1/TICAI2009TaxonomiaPodcasts.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.

CIEAC - CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND. Projeto Político Pedagógico (PPP) do CIEAC, nº 1, de 22 de dezembro de 2017. Feira de Santana, BA, 2017.

CRUZ, S. C. O podcast no ensino básico. In: Carvalho, A. A. A. (org.) Actas do Encontro sobre Podcasts, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Portugal, 2009. p. 65 - 80. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9991/1/Cruz-2009-Enc%20sobre%20Podcasts.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.

CUNHA, M. B. A percepção de Ciência e Tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica. 2009. 364 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02032010-091909/publico/Marcia_Borin_Cunha.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 34.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

MARQUES, C. G.; CARVALHO, A. A. A. Podcasts no ensino superior: um estudo em licenciaturas de gestão. In: CARVALHO, C. V. de; SILVEIRA, R.; CAEIRO, M. (coord.) TICAI 2009 -TIC'spora o Aprendizagem da Engenharia. Porto, Portugal: Edições Politema - Fundação Instituto Politécnico do Porto, 2011. p. 161 - 166. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/15743/1/TICAI2009PodcastsEnSuperior.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.

OLIVEIRA, A. D.; ROCHA, D. C.; FRANCISCO, A. C. A ciência cantada: um meio de popularização da ciência e um recurso de aprendizagem no processo educacional. SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, v. 1, p. 1-10, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/biologia_artigos/musica_ciencias.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.

SOARES, A. B.; MIRANDA, P. V.; SMANIOTTO, C. B. Potencial pedagógico do podcast no ensino superior. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, 2018. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1078. Acesso em: 13 mai. 2022.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.