Célula combustível microniana material didático para o ensino de microbiologia

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Renata Cristina Galera
Pierre Ferreira do Prado
Iolanda Cristina Silveira Duarte

Resumo

Todo material didático visa auxiliar no processo de construção do conhecimento por parte dos alunos aproximando-os da realidade e aplicando a teoria que previamente aprenderam em sala de aula. Muitas tecnologias podem ser adaptadas para serem trabalhadas em sala. Entre elas, a Célula Combustível Microbiana (CCM) que tem por finalidade a degradação de matéria orgânica por meio de bactérias com o intuito de descontaminação da água e consequente produção de energia elétrica é um dispositivo facilmente adaptado para a realidade da sala de aula manuseada por alunos ou professores que pode propiciar a construção significativa de conhecimento. Tendo esses aspectos em vista o presente trabalho consistiu em utilizar a CCM como material didático no ensino de microbiologia, química e física para os níveis médio, técnico e superior de ensino fazendo uso de matérias de baixo custo a fim de tornar essa opção acessível.

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Como Citar
Galera, R. C., Prado, P. F. do, & Duarte, I. C. S. . (2018). Célula combustível microniana: material didático para o ensino de microbiologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 11(1), 25–35. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i1.80
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Renata Cristina Galera, Universidade Federal de São Carlos

DBio (Departamento de Biologia) - Área: Microbiologia

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