Para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Word a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento. Para isso é preciso realizar os seguintes passos: iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

    Para as versões seguintes, deve-se realizar o procedimento do seguinte modo: no menu Arquivo > Informações> Inspecionar documentos. Depois da verificação, clicar em “Remover tudo” na opção “Propriedades do documento e informações pessoais”.

  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Editar>Preferências>Identidade.