Histórico do periódico

A revista da SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia - foi criada em 2005 com o objetivo de se tornar um espaço de diálogo para a comunidade de professores de Biologia, transitando entre os professores envolvidos com a Educação Básica e dialogando com a formação docente e a pesquisa nas universidades.

O Editorial do número zero, lançado em agosto de 2005, já afirmava: "Desejamos que esta revista possa ampliar a presença da SBEnBio no cotidiano dos professores de Biologia do país e, por sua vez, aumentar a participação da comunidade docente nesta sociedade. Desejamos também encorajar os professores a buscar formas de diálogos com seus pares e ampliar as possibilidades de realização de um trabalho docente coletivo."

Até a edição nº6, de outubro de 2013, a revista era regularmente produzida em versão impressa, com exceção dos números 3 e 5 que reuniam os trabalhos apresentados no Enebio - Encontro Nacional de Ensino de Biologia - e que foram publicadas exclusivamente em CD-ROM. A partir do número 7 ela se tornou exclusivamente digital, ainda seguindo a tradição de alternar entre um número com a publicação dos trabalhos do evento e um número com trabalhos indicados pelas diretorias da Associação. A revista atendia, assim, tanto à demanda de trazer à luz temas de interesse da comunidade de Ensino de Biologia como também à demanda crescente de se constituir em um espaço de divulgação da produção acadêmica da área.

A partir do número 10 a REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio - passa a adotar o sistema de submissões abertas em fluxo contínuo, visando assim ampliar as possibilidades de acesso aos autores de toda a comunidade da SBEnBio. Pretende, ainda, manter as características que preserva desde seu lançamento e aprofundar o esforço em consolidar sua presença no cotidiano dos professores de Biologia, ao mesmo tempo em que oferece espaço para a produção acadêmica na área de Ensino de Biologia.

Nesse sentido, está organizada em cinco seções: Relato de Pesquisa, Relato de Experiência, Ensaio, Dossiê Temático e "Comunidade SBEnBio".

FOCO E ESCOPO

A Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio é dirigida à comunidade de Ensino de Biologia. Tem por objetivos divulgar artigos que dialoguem com situações concretas de sala de aula e com a produção acumulada na área, constituindo-se como um espaço de diálogo para Professores da Educação Básica, Licenciandos, Pós-Graduandos e Professores do Ensino Superior na área de Ensino de Biologia.

A publicação de textos na revista seguirá a seguinte política de seções:

  • Artigos com Relato de Pesquisa:apresenta investigação realizada na forma de pesquisa de campo ou de pesquisa documental, concluída ou em andamento, explicitando objetivos e/ou questões de investigação, apresentando metodologia de pesquisa e desenvolvendo discussão sobre os dados apresentados (parciais ou definitivos). Espera-se que os artigos dialoguem com a produção bibliográfica da área e que tragam contribuições pertinentes à construção do conhecimento em ensino de biologia. Nesse sentido, trabalhos cujo foco principal seja descrever propostas, atividades ou projetos, ainda que em uma abordagem secundária sejam acompanhados por levantamento de dados relativos à sua aplicação, devem ser avaliados sob os critérios da seção Relato de Experiência. Projetos de pesquisa, que não tragam ao menos dados parciais ou outra indicação de reflexões sobre um processo em andamento, não devem ser aceitos.
  • Relato de Experiência:o relato de experiência é concebido como relato de processos educativos cujos objetivos não apontam para questões de investigação, sendo os resultados apresentados referentes à descrição e análise do próprio processo e de seus frutos. Da mesma forma, a metodologia e os resultados apresentados relacionam-se com processos educativos e não com objetivos de investigação. O relato deve ser acompanhado por reflexão sobre a experiência vivenciada, deixando claras a contribuições que acrescenta ao campo.  Espera-se que as experiências relatadas sejam relevantes na medida em que dialoguem com o conhecimento acumulado na área, o que deve estar claro nos referenciais bibliográficos adotados e na construção da reflexão desenvolvida.
  • Ensaio: estudo conceitual, teórico, desenvolvido em torno de objeto bem delimitado. É entendido como um trabalho de natureza reflexiva e deve conter argumentação bem fundamentada de forma a indicar maturidade no tratamento da temática, que deve ser pertinente ao campo do Ensino de Biologia. Espera-se que os ensaios não se limitem a uma simples descrição de fatos ou à apresentação superficial de pontos de vista, ainda que trazendo elementos da produção bibliográfica. O desenvolvimento de um ensaio pressupõe análise, explicitação e interpretação do objeto de estudo, de forma a produzir exposição lógica e reflexiva com alto nível de interpretação e julgamento pessoal, que exige rigor lógico e coerência de argumentação.
  • Dossiê Temático: Esta seção compõe um conjunto de trabalhos que atenda a temática proposta, bem como as especificações da natureza do trabalho de acordo com as diretrizes dos/as propositores/as da seção. Os trabalhos devem, obrigatoriamente, seguir as normas de submissão da revista. 
  • Comunidade SBEnBio: Esta seção publica textos diversificados de interesse da comunidade. Entrevistas, comunicados, cartas ou resenhas podem ser publicados nesta seção e, por não se tratar de artigos, não serão submetidos à avaliação por pares. A publicação dos textos será decidida pela Comissão Editorial da revista após análise da disponibilidade de espaço no número a ser editado e da pertinência e conveniência dos textos, sob o ponto de vista dos objetivos da SBEnBio e do escopo e da dinâmica editorial da Revista.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os textos submetidos à revista para a seção Comunidade SBEnBio serão encaminhados à Comissão Editorial, que decidirá sua publicação após análise da disponibilidade de espaço no número a ser editado e da pertinência dos textos, sob o ponto de vista dos objetivos da SBEnBio e do escopo da Revista.

Já os artigos submetidos para as seções Ensaio, Relato de Experiência, Relato de Pesquisa e Dossiê temático passarão por avaliação por pares em sistema de duplo-cego com base em um roteiro analítico específico para cada uma das seções, apresentados a seguir: 

Somente para Artigos com Relato de Pesquisa

 Critérios para inclusão na seção:

a- É pesquisa concluída ou em andamento, apresenta dados coletados? (Projetos em fase inicial não serão aceitos).

b- O foco principal do trabalho é uma investigação? Trabalhos cujo foco principal seja descrever propostas, atividades ou projetos, ainda que em uma abordagem secundária sejam acompanhados por levantamento de dados relativos à sua aplicação, devem ser avaliados sob os critérios da seção Relato de Experiência.

 Roteiro de avaliação:

 1 - O trabalho está dentro do escopo da revista, contribuindo com a construção do conhecimento na área de Ensino de Biologia?

 2 - O texto explicita claramente os objetivos da pesquisa?

 3 - O texto explicita claramente o referencial teórico metodológico adotado?

 4 - A metodologia adotada está explicitada e é consistente?

 5 - O texto apresenta coerência entre os objetivos e o referencial teórico-metodológico?

 6 - A discussão dos resultados (parciais ou definitivos) está orientada pelo referencial teórico adotado?

 7 - Quanto à estrutura gramatical, ou seja, problemas de sintaxe, pontuação, ortografia e coerência, o texto apresenta qualidade?

 Somente para Relato de Experiência

 Critérios para inclusão na seção:

a- O trabalho relata processo educativo efetivamente realizado, ou seja, não trata de simples proposta de abordagem ou atividade desvinculada de uma realidade educacional?

b- As reflexões desenvolvidas no trabalho dialogam com o conhecimento acumulado no campo do Ensino de Biologia?

 Roteiro de avaliação:

 1 - O trabalho está dentro do escopo da revista, contribuindo com a construção do conhecimento na área de Ensino de Biologia?

 2 - O texto explicita claramente o contexto de desenvolvimento do processo educativo?

 3 - O texto explicita claramente os objetivos da intervenção?

 4 - O texto explicita claramente a metodologia adotada?

 5 - O texto explicita claramente os resultados obtidos e as formas de avaliação utilizadas?

 6 - O trabalho se apóia em referenciais bibliográficos, utilizando-os para apresentar suas fontes e balizar a reflexão produzida?

 7 - Quanto à estrutura gramatical, ou seja, problemas de sintaxe, pontuação, ortografia e coerência, o texto apresenta qualidade?

Somente para Ensaio

 Critérios para inclusão na seção:

a- O trabalho apresenta reflexão aprofundada e original, embasada em argumentação coerente?

b- As reflexões desenvolvidas no trabalho dialogam com o conhecimento acumulado no campo do Ensino de Biologia?

 Roteiro de avaliação:

 1 - O trabalho está dentro do escopo da revista, contribuindo com a construção do conhecimento na área de Ensino de Biologia?

 2 - O texto apresenta adequadamente a questão, delimitando o objeto do estudo?

 3 - O texto apresenta maturidade, desenvolvendo reflexão aprofundada e argumentação bem fundamentada?

 4 - O trabalho se apóia em referenciais bibliográficos adequados para balizar a reflexão produzida?

 5 - Quanto à estrutura gramatical, ou seja, problemas de sintaxe, pontuação, ortografia e coerência, o texto apresenta qualidade?

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Os trabalhos são enviados para avaliação sem identificação de autoria e imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois especialistas ad hoc e dos membros do Conselho Editorial. O tempo estimado para avaliar e publicar os artigos é de 12 meses.

Os originais recebidos passam por quatro etapas: 1) Verificação de controle de plágio e autoplágio. 2) Avaliação prévia da Comissão Editorial. 3) Processo de avaliação por pareceristas ad hoc que emitem parecer sobre o mérito do artigo. 4) Deliberação final: os pareceres emitidos passam pela análise da Comissão Editoiral, que fará um parecer consolidado. 

Os/as autores/as recebem um comunicado da revista informando se seu texto foi aceito na íntegra, rejeitado ou se necessita de alterações para publicação. A editoria poderá recusar os artigos que não atendam adequadamente as solicitações encaminhadas. 

 

PERIODICIDADE 

A Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio é publicada semestralmente, a partir de 2017. Cada volume anual é composto de dois números,  lançados em junho e em novembro.

A submissão de artigos é feita em regime de fluxo contínuo, estando aberta no presente momento.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

PROCESSAMENTO DE ARTIGOS 

A REnBio não cobra aos/as autores/as qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

ASSOCIAÇÃO 

SBEnBio – Associação Brasileira de Ensino de Biologia 

 

IMPACTO

Google Acadêmico – Revista de Ensino de Biologia – RenBio

 

INDEXADORES

Indexadores:

     Diretórios

          Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

          Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espanha e Portugal 

          Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

          DOAJ - Directory of open acess Journals

     Métrica

          Google Acadêmico

     Catálogos

          Portal de Periódicos CAPES/MEC

          Sistema de Bibliotecas UFU – SISBI 

          Catálogo Latindex 2.0

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais... 

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao pública proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

SOBRE O SISTEMA DE PUBLICAÇÃO 

A revista usa o Open Journal Systems (OJS 3.2.1-1), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

  

PARECERISTAS 

PARECERISTAS AD HOC 2020

Adriana Morh

Magno Clery da Palma Santos

Aline Lima de Oliveira Nepomuceno

Maicon Jeferson da Costa Azevedo

Amanda Lima de Almeida

Maíra Batistone e Silva

Ana Cléa Braga Moreira

Marcelo Valério

Ana Flávia Vigário

Marco Antonio Leandro Barzano

Ana Lucia Olivo Rosas Moreira

Marcos Lopes de Souza

André Carneiro Melo

Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos

Andréa Cantanhede Martins

Maria Cristina Ferreira dos Santos

Andrea Silene Melo

Maria Cristina Pansera de Araújo

Antonio Almeida Silva

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim

Maria Margarida Pereira de Lima Gomes

Benjamin Carvalho Teixeira Pinto

Maria Rita Avanzi

Carla Adelina Inacio de Oliveira

Mariana Lima Vilela

Celi Rodrigues Chaves Dominguez

Marilda Shuvartz

Clarice Sumi Kawasaki

Marilisa Bialvo Hoffmann

Cláudia Moura de Melo

Mario Cezar Amorim de Oliveira

Claudiene Santos

Marlécio Maknamara da Silva Cunha

Danielle Dias da Costa

Natalia Pirani Ghilardi-Lopes

Danilo Seithi Kato

Natalia Tavares Rios

Denise de Freitas

Neusa Maria John Scheid

Diego Marques da Silva Medeiros

Nilson de Souza Cardoso

Edinaldo Medeiros Carmo

Nivaldo Aureliano Léo Neto

Elenita Pinheiro de Queiroz Silva

Pedro Pinheiro Teixeira

Erica do Espírito Santo Hermel

Priscila Silva Lopes

Fabiana Aparecida de Carvalho

Renata Carmo Oliveira

Fábio Augusto Rodrigues e Silva

Ricardo Santos Carmo

Felipe Bastos

Rogério Soares Cordeiro

Fernanda Fernandes dos Santos Rodrigues

Roney Polato de Castro

Francielle Amancio Perreira

Roque Ismael da Costa Güllich

Francine Pinhão

Rosileia Oliveira de Almeida

Franklin Medrado

Sandra Nazaré Bastos

Graça Regina Armond Matias Ferreira

Sandro Prado Santos

Guadalupe Licona Macedo

Simone Oliveira

Gustavo Lopes Ferreira

Simone Rocha Salomão

Hylio Laganá Fernandes

Taitiany Karita Bonzanini

Iara Mora Longhini

Tasso Meneses Lima

Isabela Custódio Talora Bozzini

Thiago Ranniery

Izaura Santiago da Cruz

Vanessa Fonseca Gonçalves

Kênio Erithon Cavalcante Lima

Vanessa Perpétua Garcia Santana Reis

Leandro Duso

Vera Lucia Bonfim Tiburzio

Leonir Lorenzetti

Vinícius Colussi Bastos

Ligia Ajaime Azzalis

Viviane Rodrigues Alves de Moraes

Lourdes Maria Campos Corrêa

Zilene Moreira Soares

Luciana Aparecida Siqueira Silva

 

Luís Fernando Dorvillé

 

Luiz Tolentino Neto

 


PARECERISTAS AD HOC 2019

Adriana Mohr

Luciana Aparecida Siqueira Silva

Alday Oliveira Souza

Maicon Jeferson da Costa Azevedo

Alessandra Fernandes Bizerra

Marcelo Tadeu Motokane

Ana Cléa Braga Moreira Ayres

Marco Antonio Leandro Barzano

Ana de Medeiros Arnt

Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos

Anselmo Calzolari

Maria Cristina Pansera de Araújo

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima

Antonio Fernando Gouvêa da Silva

Maria Margarida Pereira de Lima Gomes

Cecília Santos de Oliveira

Maria Rita Avanzi

Charbel Niño El-Hani

Marilda Shuvartz

Cláudia Moura de Melo

Mario Cezar Amorim de Oliveira

Daniela Lopes Scarpa

Martha Marandino

Diego Marques da Silva Medeiros

Nadir Castilho Delizoicov

Edinaldo Medeiros Carmo

Natalia Pirani Ghilardi-Lopes

Eduardo Galemberck

Néli Suzana Quadros Britto

Érica Speglich

Regina Rodrigues Lisbôa Mendes

Graça Regina Armond Matias Ferreira

Ricardo Santos Carmo

Hylio Laganá Fernandes

Rogério Soares Cordeiro

Isabela Custódio Talora Bozzini

Rosileia Oliveira de Almeida

Juliana Rink

Sandro Prado Santos

Juliano Marsico

Saulo Cezar Seiffert Santos

Laísa Maria Freire

Silmara Marques Alegretti

Leda Valeria Alves da Silva

Sílvia Nogueira Chaves

Leonir Lorenzetti

Simone Sendin Moreira Guimarães

Ligia Ajaime Azzalis

Vera de Mattos Machado

Lucia Dinelli Estevinho

Vera Lucia Bonfim Tiburzio

 

Viviane Rodrigues Alves de Moraes

PARECERISTAS AD HOC 2018

Adriana Mohr

Leandro Belinaso Guimarães

Adriana Pugliese Netto Lamas

Leandro Duso

Airton José Vinholi Júnior

Leonir Lorenzetti

Amanda Lima de Almeida

Ligia Ajaime Azzalis

Ana Cléa Braga Moreira Ayres

Lucia de Fatima Lucia Estevinho Guido

Ana Lucia Olivo Rosas Moreira

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto

Anselmo João Calzolari Neto

Magda Medhat Pechliye

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim

Maíra Batistoni e Silva

Benjamin Carvalho Teixeira Pinto

Marcelo Valério

Celi Rodrigues Chaves Dominguez

Marco Antonio Leandro Barzano

Cláudia Lino Piccinini

Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos

Daiane Lourene Soares Dantas

Maria Cristina Ferreira dos Santos

Daniela Franco Carvalho

Maria Cristina Pansera Araújo

Daniele Aparecida de Lima Tavares

Maria Margarida Pereira de Lima Gomes

Danielle Dias da Costa

Maria Paula Correia de Souza

Deuzilene Marques Salazar

Maria Rita Avanzi

Diego Marques da Silva Medeiros

Marilisa Bialvo Hoffmann

Edinaldo Medeiros Carmo

Marlécio Maknamara da Silva Cunha

Erica do Espirito Santo Hermel

Natalia Pirani Ghilardi-Lopes

Edinaldo Medeiros Carmo

Néli Suzana Quadros Britto

Fabio Augusto Rodrigues e Silva

Neusa Maria John Scheid

Fernanda Franzolin

Nilson de Souza Cardoso

Francisco Antonio Rodrigues Setuval

Paulo Marcelo Marini Teixeira

Geórgia de Souza Tavares

Ricardo Tadeu Santori

Gilmara dos Santos Lemos Dias

Roque Ismael da Costa Güllich

Gustavo Lopes Ferreira

Rosileia Oliveira de Almeida

Hiléia Monteiro Maciel Cabral

Saulo Cézar Seiffert Santos

Hylio Laganá Fernandes

Simone Sendin Moreira Guimarães

Isabela Custódio Talora Bozzini

Taitiany Karita Bonzanini

Juliana Rink

Tatiana Galieta Nacimento

Lana Claudia Fonseca

Vera de Mattos Machado


PARECERISTAS AD HOC 2017

 

Adriana Mohr

Lucia de Fatima Lucia Estevinho Guido

Adriana Pugliese Netto Lamas

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto

Airton José Vinholi Júnior

Maicon Jeferson da Costa Azevedo

Aline Lima de Oliveira Nepomuceno

Marco Antonio Leandro Barzano

Ana Cléa Braga Moreira Ayres

Maria Cristina Ferreira dos Santos

Ana Lucia Olivo Rosas Moreira

Maria Cristina Pansera Araújo

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim

Maria Margarida Pereira de Lima Gomes

Cláudia Lino Piccinini

Mariana Lima Vilela

Daiane Lourene Soares Dantas

Marilda Shuvartz

Daniela Lopes Scarpa

Marilisa Bialvo Hoffmann

Daniele Aparecida de Lima Tavares

Marise Basso Amaral

Diego Marques da Silva Medeiros

Marlécio Maknamara da Silva Cunha

Edinaldo Medeiros Carmo

Martha Marandino

Érica Speglich

Mônica de Cassia Vieira Waldhelm

Fernanda Franzolin

Néli Suzana Quadros Britto

Geórgia de Souza Tavares

Neusa Maria John Scheid

Hylio Laganá Fernandes

Ricardo Tadeu Santori

Isabela Custódio Talora Bozzini

Roque Ismael da Costa Güllich

José Roberto Feitosa Silva

Rosana Louro Ferreira Silva

Juliana Rink

Rosileia Oliveira de Almeida

Lana Claudia Fonseca

Sandra Nazaré Dias Bastos

Leandro Belinaso Guimarães

Silvia Luzia Frateschi Trivelato

Leandro Duso

Tatiana Galieta Nacimento