Estudo cientométrico sobre plantas alimentícias não convencionais com potencial educativo para o ensino de Botânica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar e analisar o panorama de pesquisas científicas publicadas no período de 2010 a 2020 sobre a utilização de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como instrumento facilitador para o ensino de Botânica. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática em quatro bases de dados utilizando cinco descritores. Foram selecionadas publicações de artigos completos, monografias, dissertações e teses para a análise e construção da amostra final. Os dados coletados foram analisados a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que se faz necessário relacionar os estudos de PANC com a educação, especialmente o ensino de Botânica para oportunizar metodologias diferenciadas e enfatizar a importância da alfabetização científica.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da Informação, v. 25, n. 3, 1996. DOI: 10.18225/ci.inf.v25i3.639. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639 . Acesso em: 30 abr. 2022.
ALVES, Robson Marinho. Ensino de botânica na educação superior: investigação e análise dos obstáculos no processo de ensino-aprendizagem em instituições públicas do Amapá, Brasil. 2020. 70 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Rural da Amazônia/Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém-PA. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3ª reimp. da 1ª ed. Edições 70, São Paulo, 2016.
BOTELHO, Rafael Guimarães; OLIVEIRA, Cristina da Cruz. Literaturas branca e cinzenta: uma revisão conceitual. Ciência da Informação, v. 44, n. 3, 2015. DOI: 10.18225/ci.inf. v44i3.1804Acesso em: 20 jul. 2021.
CASEMIRO, Italo de Paula; VENDRAMIN, Ana Lúcia do Amaral. Plantas alimentícias não convencionais no Brasil: o que a Nutrição sabe sobre este tema? Demetra. 2020. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjil-XfkILyAhX2H7kGHfgnBGcQFjARegQICxAD&url=https%3A%2F%2Fwww.e-publicacoes.uerj.br%2Findex.php%2Fdemetra%2Farticle%2Fdownload%2F42725%2F33012&usg=AOvVaw3Op36DVmIKUsCpiaZ6hni3 Acesso em: 20 jul. 2021.
CORNACINI, Maiara Ribeiro; SILVA, Renan Gonçalves da; DORNFELD, Carolina Buso; CAMARGOS, Liliane Santos de. Percepção de alunos do ensino fundamental sobre a temática botânica por meio de atividade experimental. Experiências em Ensino de Ciências. v.12, n.4, 2017.
CORRÊA, Bruno Jan Scharamm; VIEIRA, Claudinei de Freitas, ORIVES, Karina Gabrielle Resges; FILIPPI, Marciele. Aprendendo Botânica no ensino médio por meio de atividades práticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 6., 2016 e VIII ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2016. Anais...Maringá: Universidade Estadual de Maringá. p. 4314-4324. Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/2201 .pdf. Acesso em: 20 jul.2021.
CORTÊZ, Pedro Luiz. A importância da literatura cinzenta disponível na internet para as áreas e ciências contábeis e administração de empresas. RNBG, São Paulo, v.8, n. 20, p.13-22, jan./abr. 2006.
FARIAS, Alaine Santana. Uma coleção herborizada PANC como recurso didático para o ensino de biologia. 2019, 40f. Monografia, Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Biologia. Disponível em: https: https https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11267 . Acesso em: 01/12/2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2013.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2017.
KELEN, Marília; NOUHUYS, Iana; KEHL, Lia; BRACK, Paulo; SILVA, Débora da. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s): hortaliças espontâneas e nativas. Porto Alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2015.
KINUPP, Valdely Ferreira. Plantas alimentícias não-convencionais da Região Metropolitana de Porto Alegre, RS. 2007. 562 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, Faculdade Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
KINUPP, Valdely Ferreira; LORENZI, Harri. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. Nova Odessa: Instituto Plantarum de estudos da flora Ltda., 2014.
LOPES, João Carlos Raguzzoni. Conhecimentos populares dos alunos como referência para o ensino de botânica no ensino médio. 2018, 85f. Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro. Curso de Pós-Graduação em Educação Em Ciências e Matemática Mestrado Profissional. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4787. Acesso em: 20/10/2021
NUNES, Pâmela Vieira. Construção de autoria em uma proposta discursiva decolonial na educação em ciências, 2020, 191f. Programa De Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216003. Acesso em: 20/04/2022.
POBLACIÓN, Dinah Aguiar. Literatura cinzenta ou não convencional: um desafio a ser enfrentado. Ci. Inf., Brasília, 21(3): 243-246, set./dez. 1992.
PRICE, Derek de Solla. The structures of publication in science and technology. In: GRUBER, William.; MARQUIS, Donald (org.). Factors in the transfer of technology. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1969. p. 91-104.
RAVEN, Peter; EVERT, Ray; EICHHORN, Susan. Biologia vegetal. 8. ed. [reimp.] Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
REDE PENSSAN, Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar. Insegurança alimentar e COVID-19 no Brasil: inquérito nacional sobre insegurança alimentar no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil. Disponível em: https://olheparaafome.com.br/VIGISAN_Inseguranca_alimentar.pdf. Acesso em: 21/04/2022.
SANTOS, Sandra Maiza dos.; PÁDUA, Vera Lúcia de. PANCS (plantas alimentícias não convencionais): uma abordagem sobre segurança alimentar e educação ambiental em Nova Iguaçu. Acta Scientiae et Technicae, v.8, n.2, 2020.
SANTOS, Robson Aparecido dos. O ensino /aprendizagem de botânica: possibilidades didáticas para o fazer docente. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado). Programa do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, Universidade do Estado de Mato Grosso, Tangará da Serra/MT. 2019.
SILVA, José Aparecido da; BIANCHI, Maria de Lourdes Pires. Cientometria: a métrica da ciência. Paidéia, 11(20), 5-10, 2001.
STANSKI, Carin; LUZ, Cynthia Fernandes Pinto; RODRIGUES, Adriana Ribeiro Ferreira; NOGUEIRA, Melissa Koch Fernandes de Souza. Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos. Hoehnea, v. 43, n. 1, p. 19-25, 2016.
TULLER, Amélia Carlos; PEIXOTO, Ariane Luna; SILVA, Nina Claudia Barboza da. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) na comunidade rural de São José da Figueira, Durandé, Minas Gerais, Brasil. Rodriguésia [online]. 2019, v. 70 Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-7860201970077 . Acesso em 21/07/2021.