Currículo em ação na formação de professores(as) de Biologia experiência formativa em Botânica com Júri Simulado

Conteúdo do artigo principal

Ana Cristina Andrade de Aguiar Dias
Cassiane Barroso dos Anjos
Jackson Costa Pinheiro
Verônica Giuliane Monteiro Ferreira
Sheila Costa Vilhena Pinheiro

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo refletir a perspectiva do currículo em ação na formação de professores de Biologia, por meio de uma experiência formativa com júri simulado para a aprendizagem em botânica. A experiência foi desenvolvida com uma turma de 44 alunos na disciplina Estratégia e Recursos Didáticos para o Ensino de Botânica, em formato remoto, numa universidade pública federal. A dinâmica do júri simulado foi centrada na adequação do termo ‘cegueira botânica’, favorecendo a vivência de um currículo crítico em ação com a articulação de temas e conteúdos diversos. Em linhas gerais, a experiência evidenciou o envolvimento dos alunos, a valorização de suas vozes e o desenvolvimento da argumentação de ideias e posicionamentos no debate científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dias, A. C. A. de A., Anjos, C. B. dos, Pinheiro, J. C., Ferreira, V. G. M., & Pinheiro , S. C. V. (2023). Currículo em ação na formação de professores(as) de Biologia: experiência formativa em Botânica com Júri Simulado . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 475–492. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1043
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Ana Cristina Andrade de Aguiar Dias, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Biologia Vegetal - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professora Associada I -  Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém, PA - Brasil. 

Cassiane Barroso dos Anjos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Biologia de Fungos, Algas e Plantas - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolos, SC - Brasil. Mestra em Ciências Biológicas  - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Belém, PA - Brasil. 

Jackson Costa Pinheiro, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências - Universidade Federal do Pará (UFPA) - Brasil. Coordenador e Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil

Verônica Giuliane Monteiro Ferreira, Universidade Federal do Pará

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil. 

Sheila Costa Vilhena Pinheiro , Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação em Ciências - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil. Professora Doutora - Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil. 

Referências

ALVES, Nara Regina Firmo.; MOREIRA, Maiara Jacintho.; BUENO, Pâmela Ribeiro.; MORAES, Maria Silvana Aranda.; SUDATI, Jéssie Haigert.; VASCONCELOS, Laís da Silva.; BRUM, Alexandre Antunes.; BRUM, Aline Neutzling. Contribuições das plantas medicinais e uso de chás no ensino de química orgânica: revisão narrativa de literatura. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 4, p. 26369-26387, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv8n4-240. Acesso em: 18 abr. 2023.

ALVES, Robson Marinho.; GIL, André Bragança.; AGUIAR-DIAS, Ana Cristina. Ensino de Botânica na Amazônia: Práticas docentes e aprimoramentos necessários. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 21, n. 1, p. 1-21, 2022. Disponível em: http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen21/REEC_21_1_1_ex1791_521.pdf. Acesso em: 30 de mar. 2023.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos.; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1390223/mod_resource/content/1/anastasiou.pdf. Acesso em: 18 abr. 2023.

AUSUBEL, David Paul. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BROWNLEE, Kristi.; PARSLEY, Kathryn M.; SABEL, Jaime L. An analysis of plant awareness disparity within introductory Biology textbook images. Journal of Biological Education, jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00219266.2021.192030. Acesso em: 10 abr. 2023.

CAMPBELL, Fiona Kumari. Refusing Able(ness): A Preliminary Conversation about Ableism. M/C Journal, v. 11, n. 3, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.5204/mcj.46. Acesso em: 18 abr. 2023.

CAMPOS, Márcia de Borba Campos.; SILVEIRA, Milene Selbach. Do planejamento à ação: elaboração de dinâmicas de trabalho em grupo em ambientes virtuais como estratégia à mediação e interação. In: CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes.; TURCHIELO, Luciana Boff (org.). Educação a distância e tutoria: considerações pedagógicas e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2013. p. 74-94.

COSTA, Emanuelle Almeida.; DUARTE, Rafaela Andressa Fonseca.; GAMA, José Aparecido da Silva. A gamificação da Botânica: uma estratégia para a cura da “cegueira botânica”. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 2, n. 4, p. 79-99, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.10981. Acesso em: 20 abr. 2023.

CRUZ, Lilian Pereira.; JOAQUIM, Walderez Moreira.; FURLAN, Marcos Roberto. O estudo de plantas medicinais no ensino fundamental: uma possibilidade para o ensino da botânica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009. Florianópolis/SC. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2009. p. 78-92.

FONSECA, Liliane Ramos.; RAMOS, Paula. Ensino de Botânica na Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública no Rio de Janeiro: contribuições dos professores do ensino superior. Ensaio Pesquisa me Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-211720182001026. Acesso em: 19 abr. 2023.

FORMIGOSA, Marcos Marques.; QUARTIERI, Marli Teresinha.; DEL PINO, José Claudio.; MARCHI, Miriam Ines. Júri simulado e tempestade cerebral: entendendo a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Revista Brasileira De Educação Do Campo, v. 2, n. 3, p. 899-920, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p899. Acesso em: 21 abr. 2023.

IVANOVICH, Ana Carolina Friggi.; GESSER, Marivete. Deficiência e capacitismo: correção dos corpos e produção de sujeitos (a)políticos. Quaderns de Psicologia, v. 22, n. 3, 2020. Disponível em: https://quadernsdepsicologia.cat/article/view/v22-n3-friggi-marivete. Acesso em: 12 abr. 2023.

MELO, Edilaine Andrade.; ABREU, F. F.; ANDRADE, A. B.; ARAUJO; M. I. O. A aprendizagem de botância no ensino fundamental: Dificuldades e desafios. Scientia plena, v. 8, n. 10, 2012. Disponível em: https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/492. Acesso em: 24 abr. 2023.

MORAES, Maria Célia Marcondes. Incertezas nas práticas de formação e no conhecimento docente. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; PACHECO, José Augusto; GARCIA, Regina leite (org.). Currículo: pensar, sentir e diferir. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 139-158.

MUSSI, Ricardo Francklin de Freitas.; FLORES, Fábio Fernandes.; ALMEIDA, Cláudio Bispo de Almeida. Pressupostos para a Elaboração de Relato de Experiência como Conhecimento Científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-67, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Acesso em: 22 abr. 2023.

NETO, Fernando Fernandes de Oliveira.; JORGE, Taciane Schröder.; GARCIA, Cleisson Schossler.; DALZOTTO, Débora Presmini.; COSTA, Juliene Lopes.; MEDINA, Thais Gotuzzo de Medina.; IGANCI, João. Jogos Didáticos no Ensino de Botânica: Enraizando e Batalha Algal. Hoehnea, v. 49, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2236-8906-09-2022. Acesso em: 22 abr. 2023.

PARSLEY, Kathryn M. Plant awareness disparity: A case for renaming plant blindness. Plants People Planet, v. 2, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.1002/ppp3.10153. Acesso em: 10 abr. 2023.

REAL, Luciane M. Corte Real; MENEZES, Crediné da Silva. Júri simulado: possibilidade de construção de conhecimento a partir de interações em grupo. In: NEVADO, Rosane Aragón.; CARVALHO, Marie Jane Soares.; MENEZES, Crediné Silva (org.). Aprendizagem em rede na Educação a Distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2007.

SALATINO, Antônio.; BUCKERIDGE, Marcos. “Mas de que te serve saber botânica?”. Estudos Avançados, São Paulo, v. 30, p. 177-196, 2016.

SANTANA, Mônica de Lourdes Neves. O papel da motivação para a aprendizagem escolar. 2014. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba. João Pessoa, 2014.

SANTORINE, Ricardo Tadeu.; SANTOS, Marcelo Guerra. Ensino de Ciências e Biologia: um manual para elaboração de coleções didáticas. Rio de Janeiro: Interciência, 2015.

SANTOS, Robson Aparecido dos. O Ensino/Aprendizagem de Botânica: possibilidades didáticas para o fazer docente. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) - Instituto de Ciência Biológicas, Universidade Estadual de Mato Grosso. Tangará da Serra, 2019.

SAVARIS, Priscila Katiúscia.; REBERTE, Aliny.; BORTOLUZZI, Marcelo Carlos.; JÚNIOR, Bruno Schlemper.; BONAMIGO, Élcio Luiz. Julgamento simulado como estratégia de ensino da ética médica. Revista Bioética, v. 21, n. 1, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-80422013000100018&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 08 fev. 2020.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 153 p.

SOUZA, Cassiana dos Santos; SOUZA, Fernando de Jesus. Atividades investigativas no ensino de Ciências: uma análise da produção acadêmica nacional. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 45, 2022.

URSI, Suzana.; BARBOSA, Pércia Paiva.; SANO, Paulo Takeo.; BERCHEZ, Flávio Augusto de Souza. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos avançados, São Paulo, v. 32, dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0002. Acesso em: 20 abr. 2023.

URSI, Suzana.; SALATINO, Antônio. É tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: impercepção botânica como alternativa para "cegueira botânica". Boletim de Botânica, São Paulo, v. 39, dez. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9052.v39p1-4. Acesso em: 20 abr. 2023.

WANDERSEE, James H.; SCHUSSLER, Elisabeth. E. Preventing plant blindness. The American Biology Teacher, Louisville, v. 61, n. 2, fev. 1999. Disponível em: http://doi.org/ 10.2307/4450624. Acesso em: 18 abr. 2023.

ZANON, Lenir Basso.; HAMES, Clarinês.; SANGIOGO, Fábio André. Interações em espaços de formação docente inicial na perspectiva da (re)construção do currículo escolar na modalidade de situação de estudo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 21-35, 2012.

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.