Sala de aula invertida adaptada ao contexto remoto à luz da teoria da aprendizagem significativa uma proposta para o ensino de bioquímica

Conteúdo do artigo principal

Gabriela Pinheiro Gomes de Oliveira
Janaína de Albuquerque Couto
Priscila Aparecida dos Santos Cordeiro
Ana Paula da Silva Martins

Resumo

A presente proposta buscou o desenvolvimento de uma ação pedagógica envolvendo ações dirigidas e orientadas para ambientes virtuais de aprendizagem, tendo em vista a construção de conceitos bioquímicos, com base nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). A pesquisa, de cunho qualitativo e interventivo, foi aplicada numa turma de Bacharelado em Ciências Biológicas de uma Instituição Pública de Ensino Superior. No percurso metodológico, foi planejada uma intervenção com o tema Integração Metabólica inspirada na Sala de Aula Invertida adaptada ao contexto remoto. Pôde-se observar nos resultados que houve um aprofundamento conceitual na temática, pois os estudantes conseguiram atender às categorias de análise satisfatoriamente, bem como, verificou-se a importância do mapeamento das concepções prévias para o direcionamento das ações pedagógicas.

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Como Citar
Oliveira, G. P. G. de, Couto, J. de A., Cordeiro, P. A. dos S., & Martins, A. P. da S. (2023). Sala de aula invertida adaptada ao contexto remoto à luz da teoria da aprendizagem significativa: uma proposta para o ensino de bioquímica. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1452–1467. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1076
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Gabriela Pinheiro Gomes de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Ciências  Biológicas -  Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE -  Brasil. Professora - Colégio Nangeo - Jaboatão dos Guararapes, PE - Brasil

Janaína de Albuquerque Couto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Ciências  Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, PE - Brasil.  Professora Associada - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Recife, PE - Brasil

Priscila Aparecida dos Santos Cordeiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre  em Ensino das Ciências - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE - Brasil. Doutoranda em Ensino das Ciências na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE - Brasil

Ana Paula da Silva Martins, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharel em Biomedicina - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, PE - Brasil.  Assistente de Laboratório - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE - Brasil

 

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