Aulas práticas para o ensino de biologia contribuições e limitações no ensino médio
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo visa discutir as evidências que levam a compreensão de como as atividades práticas realizadas nas aulas de biologia podem proporcionar a aprendizagem significativa dos conteúdos estudados, bem como, apontar possíveis limitações na utilização desta modalidade de ensino. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Médio no município de Moju-PA e teve como público alvo uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Como recurso metodológico utilizou-se atividades práticas baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os Mapas mentais foram utilizados como exercício avaliativo nas aulas ministradas. Pode-se concluir nesta pesquisa, que as atividades práticas realmente facilitaram a assimilação dos conteúdos trabalhados, além de aguçarem a curiosidade e interesse dos alunos, colaborando efetivamente para a aprendizagem significativa do conteúdo de citologia.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ARAÚJO, Mauro Sergio Teixeira; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.25, n.2, 2003, p.176-194.
ARAÚJO, Joeliza Nunes; SILVA, Maria de Fátima Vilhena. Aprendizagem significativa de botânica em ambientes naturais. Areté, Manaus, v. 8, n. 15, p. 100-108, 2015. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/viewFile/575/580Acesso em: 21 out. 2015.
ARCHELA, Rosely Sampaio; GRATÃO, Lucia Helena B.; TROSTDORF, Maria A. S.. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Londrina, v. 13. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf. Acesso em: 04 nov. 2017
ATAÍDE, Márcia Cristiane Eloi Silva; SILVA, Boniek Venceslau da Cruz da. Discutindo as metodologias de ensino de ciências: novos problemas, velhas questões. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 5. UFPI, Anais eletrônicos... UFPI, 2010. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.13/GT_13_ 03_2010.pdf . Acesso em: 14 set. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações educacionais complementares para o ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
BUZAN, Tony. Saber pensar. Lisboa: Editorial Presença. 1996.
CARDOSO, Fabiola de Souza. O uso de atividades práticas no ensino de Ciências: na busca de melhores resultados no processo de ensino aprendizagem. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura de Ciências Biológicas). Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/380/1/Fab%C3%ADola%20de%20Souz aCardoso.pdf. Acesso em: 05 de nov. de 2017
COLL, César; MARTIN; MAURI, Teresa; MIRAS, Mariana; ONRUBIA, Javier; SOLÉ, Isabel; ZABALA, Antoni. O construtivismo em sala de aula. São Paulo: Ática. 2006.
DELIZOICOV, Demetrio; ANGOTTI, Jose Andre Peres. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2000.
FRACALANZA, Hilário e outros. O ensino de ciências no 1º grau. São Paulo: Atual, 1986.
FREITAS, Denise; ZANON, Dulcimeire A. Volante: A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Disponível em: www.cdc.usp.br/maomassa/artigodulcimeirem 317150.pdf. Acesso em: 10/10/2018.
KRASILCHIK, Myriam. Praticas no ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LINHARES, Iraci; TASCHETTO, Onildes Maria. A citologia no ensino fundamental. PDE, p. 1- 25, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1899-8.pdf Acesso em: 16 nov. 2015.
LIMA, Daniela Bonzanini de; GARCIA, Rosane Nunes. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos de Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, 2011. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/viewFile/22262/18278. Acesso em: 4 de nov. 2015.
MAMPRIN, Maria Imaculada de Lourdes Lagrotta. Uma nova perspectiva para trabalhar atividades experimentais em biologia. PDE, p. 1- 26, 2008. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_maria_imaculada_lourdes_lagrotta_mamprin.pdf. Acesso em: 13 set. 2015.
MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
MORAES, Ronny Machado de. A aprendizagem significativa de conteúdos de biologia no ensino médio, mediante o uso de organizadores prévios e mapas conceituais. 2005. 175 p. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Católica Dom Bosco. Disponível em: http://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/7796-a- aprendizagem-significativa-de-conteudos-de-biologia-no-ensino-medio-mediante-o-uso- de-organizadores-previos-e-mapas-conceituais-com-apoio-de-um-software- especifico.pdf . Acesso em: 13 set. 2015.
MORAES, Roque. O significado da experimentação numa abordagem construtivista: o caso do ensino de ciências. In: BORGES, R. M. R.; MORAES, R. (Org.) Educação em Ciências nas séries iniciais. Porto Alegre: Sagra Luzzato. 1998. p.29-45
MOREIRA, Marco Antônio. Linguagem e aprendizagem significativa. In: ENCONTRO INTERNACIONAL LINGUAGEM, CULTURA E COGNIÇÃO, 2., 2003, Belo Horizonte. Anais eletrônicos. Belo Horizonte, UFRGS, 2003. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~Moreira/linguagem.pdf. Acesso em: 04 nov. 2015.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Porto Alegre: UFRGS, 2013.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: UFRGS, 2005.
MOREIRA, Mateus Luís e DINIZ, Renato Eugênio da Silva. O laboratório de biologia no ensino médio: infraestrutura e outros aspectos relevantes. São Paulo: UNESP, 2003. Disponível em: http://unesp.br/prograd/PDFNE2002/olabdebiologia.pdf. Acesso em: 23 nov. 2015.
NETO, Francisco Otávio Landim; DIAS, Raimundo Helion Lima. Mapas mentais e a construção de um ensino de geografia significativo: algumas reflexões. Revista Eletrônica Geoaraguaia. Barra do Garças-MT. v. 1, n. 1, p. 1- 12 jan/julho. 2011.
NUNES, Alberlânia Marques; SILVA, Erika Dayana Santos da; SILVA, Maria Sônia Lopes da; MEDEIROS, Terezinha Cleide Ferreira de; CAVALCANTI, Mário Luiz Farias. Mapa mental: ferramenta facilitadora da aprendizagem no ensino de Biologia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, JOÃO PESSOA, 9., 2017. Anais eletrônicos. João Pessoa, 2017. Disponível em: editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA16_I D1083_10092017115258.pdf Acesso em: 13 out. 2018.
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. In: Acta Scientiae, Canoas, v. 12, n. 1, p. 139-153, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/download/31/28 Acesso em: 10 set. 2015.
PELIZZARI, Adriana; KRIEGL, Maria de Lurdes; BARON, Márcia Pirih; FINCK, Nelcy Teresinha Lubi; DOROCINSKI, Solange Inês. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. RevistaPEC, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 37- 42, 2002. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012381.pdf. Acesso em: 24 abril 2014.
PEREIRA, Boscoli Barbosa. Experimentação no ensino de ciências e o papel do professor na construção do conhecimento. Cadernos, v. 9, n. 1, 2010. Disponível em: http:www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/176/170. Acesso em: 04 de set. 2014.
POSSOBOM, Clívia Carolina Fiorilo; OKADA, Fatima Kazue e DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Atividades práticas de laboratório no ensino de biologia e de ciências: relato de uma experiência. In: GARCIA, Wilson Galhego; GUEDES, AlvaroMartim.(Org). São Paulo, 2003, v. 1, p. 113- 123. Disponível em:http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/atividadespraticas.pdf. Acesso em: 10 set. 2015.
PRIGOL, Sintia; GIANNOTTI, Sandra Moraes. A importância da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais enfocando a morfologia da flor.In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Paraná, 1., 2008. Anais eletrônicos. Paraná, FAG, 2008. Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2033.pdf. Acesso em: 13 set. 2014.
REGINALDO, Carla Camargo; SHEID, Neusa John; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O ensino de ciências e a experimentação. In: ANPEDSUL SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012. Anais eletrônicos. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/2782/286 Acesso em 20 jun. 2018.
SATO, Lilian; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. Investigação das dificuldades dos professores de ciências com relação à prática de ensino por meio da experimentação. EDUCERE, Umuarama, v. 6, n. 1, p. 35- 47, 2006.
SAUVÉ, Jean Philippe Guimaraes; GOUVEIA, Zoraida Maria de Medeiros e PEREIRA, Marsilvio Gonçalves. A utilização de atividades pratico-experimentais em aulas de Biologia do Ensino Médio. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA,12., 2008. Anais eletrônicos. UFPB, 2008. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/XIenexXIIenid/enid/prolicen/apresoraltrabcomplet4.ht ml. Acesso em: 04 set. 2014.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: Vieira, 2000.
SEVERINO, Antônio. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Cortez, 2007.
SORGE, Carla. Joseane; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa; HERMEL, Erica do Espirito Santo; SIVERIS, Silvia Willers. Movimentando conceitos: osmose em elodea sp. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA. 6., 2013, Santo Ângelo. Anais eletrônicos. Santo Ângelo: URI, 2013. Disponível em: http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wp- content/uploads/2013/07/comunicacao/13355_163_Carla_Joseane_Sorge.PDF. Acesso em: 16. nov. 2015.
VALADARES, Jorge. A teoria da aprendizagem significativa como teoria construtivista. Meaningful Learning Review, Lisboa, v. 1, p. 36- 57, 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID4/v1_n1_a2011.pdf. Acesso em: 14 out. 2015.
VASCONCELOS, Simão Dias; SOUTO, Emanuel. O Livro Didático de Ciências no Ensino Fundamental: proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência e Educação, Recife, v. 9, n. 1, p. 93- 104, 2003.
VASCONCELOS, Alexandra Alves; Silva, Ana Carolina Guimarães da; MARTINS, Joseane de Souza; SOARES, Lupércia Jeane. A presença do diálogo na relação professor-aluno. In: V Colóquio Internacional Paulo Freire, 5., 2005, Recife. Anais eletrônicos. Recife, UFPB, 2005. Disponível em: http://educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/RELA%C3%87%C3%83O%20PROFESSOR-ALUNO/a%20presenca%20do%20dialogo%20na%20relacao%20professor-aluno.pdf. Acesso em: 28 out. 2010.
VIEIRA, Fernando Lima; SILVA, Glenda Moraes da; PERES, Juliane Pereira Santana; ALVES, Elis Dener Lima. Causas do desinteresse e desmotivação dos alunos nas aulas de Biologia. Universitas Humanas, Brasília, v. 7, n. 1.2, p. 95- 109, 2010. Disponível em: http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/universitashu manas/article/download/1061/1238. Acesso em: 23 nov. 2015.
ZÔMPERO, Andréia de Freitas; PASSOS, Adriana Quimentão; CARVALHO, Luiza Milbradt de. A docência e as atividades de experimentação no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. EENCI- Revista Experiências em Ensino de Ciências, Mato Grosso v.7, n. 1, p. 43- 54, 2012. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID174/v7_n1_a2012.pdf. Acesso em: 12 de out.2018.