Laboratório de experimentação remota uma atividade investigativa para a aprendizagem significativa e crítica da fotossíntese

Conteúdo do artigo principal

Ivana Elena Camejo Aviles
Eduardo Galembeck
Julia Flores Espejo

Resumo

O Laboratório de Experimentação Remota tem as potencialidades para ensinar sob o processo epistemológico, problemático e social de construção do conhecimento científico, através duma didática das ciências explicita, que apresente o diálogo entre os aspectos metodológicos fundamentais construídos sobre os processos, conceitos e fenômenos Científicos, orientados à consolidação da alfabetização científica assim como a Metacognição através da observação, formulação de perguntas, busque de informação de qualidade, formulação e verificação de hipóteses, análises, reflexão, argumentação e socialização. O propósito desta pesquisa de inovação didática é aumentar os níveis de inclusão e livre acesso da experimentação didática baseada em enfoques de ensino investigativos sobre o ensino da Fotossíntese no ensino pública.

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Como Citar
Camejo Aviles , I. E., Galembeck, E., & Flores Espejo, J. (2024). Laboratório de experimentação remota: uma atividade investigativa para a aprendizagem significativa e crítica da fotossíntese. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 985–1004. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1173
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Ivana Elena Camejo Aviles , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Ensino de Ciências e Matemáticas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professora de Ensino de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. 

Eduardo Galembeck, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professor Titular na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil.

Julia Flores Espejo, Libertador Experimental Pedagogical University

Doutora em Ensino das Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha. Professora de Bioquímica da Universidade Pedagógica Experimental Libertador. Caracas, VE.

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