A formação de professores de Biologia durante a pandemia de COVID-19 e o uso de tecnologias na educação narrativas de licenciandas durante o programa PIBID

Conteúdo do artigo principal

Patricia Silveira da Silva Trazzi
Nicole Carraretto Siqueira
Sarah Victory Santana Gomes

Resumo

O presente trabalho busca compreender como a experiência com o uso de tecnologias educacionais durante o Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), realizado de forma remota durante a pandemia de covid-19, contribuiu no processo de formação inicial de duas licenciandas em Ciências Biológicas. Para tanto, nos ancoramos nos estudos de autores pertencentes ao campo da formação de professores, como Nóvoa e Tardif. A pesquisa teve caráter qualitativo, utilizou como fonte de dados narrativas escritas pelas licenciandas e recorreu à análise de conteúdo com estabelecimento de categorias que buscaram identificar, categorizar e discutir os saberes presentes nas narrativas. Por fim, apresentamos reflexões sobre o ensino remoto e sobre como essas experiências influenciaram a nossa formação na carreira docente.

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Como Citar
Trazzi, P. S. da S., Siqueira, N. C., & Gomes, S. V. S. (2024). A formação de professores de Biologia durante a pandemia de COVID-19 e o uso de tecnologias na educação: narrativas de licenciandas durante o programa PIBID. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 495–513. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1255
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Patricia Silveira da Silva Trazzi, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil. Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil

Nicole Carraretto Siqueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil. Mestranda em Microbiologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG - Brasil

Sarah Victory Santana Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado). Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil

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