A formação de professores de Biologia durante a pandemia de COVID-19 e o uso de tecnologias na educação narrativas de licenciandas durante o programa PIBID

Conteúdo do artigo principal

Patricia Silveira da Silva Trazzi
Nicole Carraretto Siqueira
Sarah Victory Santana Gomes

Resumo

O presente trabalho busca compreender como a experiência com o uso de tecnologias educacionais durante o Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), realizado de forma remota durante a pandemia de covid-19, contribuiu no processo de formação inicial de duas licenciandas em Ciências Biológicas. Para tanto, nos ancoramos nos estudos de autores pertencentes ao campo da formação de professores, como Nóvoa e Tardif. A pesquisa teve caráter qualitativo, utilizou como fonte de dados narrativas escritas pelas licenciandas e recorreu à análise de conteúdo com estabelecimento de categorias que buscaram identificar, categorizar e discutir os saberes presentes nas narrativas. Por fim, apresentamos reflexões sobre o ensino remoto e sobre como essas experiências influenciaram a nossa formação na carreira docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Trazzi, P. S. da S., Siqueira, N. C., & Gomes, S. V. S. (2024). A formação de professores de Biologia durante a pandemia de COVID-19 e o uso de tecnologias na educação: narrativas de licenciandas durante o programa PIBID. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 495–513. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1255
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Patricia Silveira da Silva Trazzi, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil. Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil

Nicole Carraretto Siqueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil. Mestranda em Microbiologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG - Brasil

Sarah Victory Santana Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado). Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil

Referências

ALVES, Wanderson Farias da Silva; MASSENA, Elisa Prestes; SIQUEIRA, Maxwell Roger da Purificação. Os saberes dos professores de ciências: relações entre história de vida e formação profissional. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. especial, p. 2359-2364, 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 maio 2023.

BRUNER, Jerome. Atos de significação. 2. ed. Trad. Sandra Costa. São Paulo: Artmed, 2002.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. [2020].

Disponível em: http://dspace.sws.net.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 15 maio 2023.

CHARCZUK, Simone Bicca. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, v. 45, n. 4, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/S7dGKjBx7Ch4FxCwVc93pVg/#. Acesso em: 15 maio 2023.

COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. A integração das tecnologias digitais ao Ensino de Matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 16, 2015. Disponível em https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1392. Acesso em: 15 maio 2023.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Líber Livro, 2005.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em educação. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, p. 327-345, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/H5hSMRYMyjhYtBxqnMVZVJH/. Acesso em: 15 de maio de 2023.

GOEDERT, Lidiane; ARNDT, Klalter Bez Fontana. Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia. Revista Criar Educação, v. 9, n. 2, p. 104-121, 2020. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6051. Acesso em: 15 maio 2023.

GOMES, Giancarlo; TORRENS, Edson Wilson; CUNHA, Paulo Roberto da. Motivação e resistência ao uso da tecnologia da informação: um estudo entre professores. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 2, p. 301-324, 2012. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/93 Acesso em: 15 maio 2023.

HALLWASS, Lia Cristiane Lima; BREDOW, Valdirene Hessler. WhatsApp como ambiente de interação social e aprendizagens durante o ensino remoto emergencial. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 2, p. 62-83, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17128 Acesso em: 15 maio 2023.

KENSKI, Vani Moreira. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In: VEIGA, Ilma Passos. Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 1996. p. 127-147.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em revista, v. 31, p. 17-44, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/w7DhWzM5mB4mZWLB5hthLVS/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 15 maio 2023.

LIMA, Maria Fátima. Formação dos professores para o uso das mídias: uma proposta de ação, reflexão e transformação. HOLOS, v. 3, p. 100-110, 2013. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/727. Acesso em: 15 maio 2023.

MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Saberes nas histórias de vida e na prática de formadores de professores. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 16, n. 36, p. 66-81, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7291. Acesso em: 15 maio 2023.

NÓVOA, António. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 8-12, 2020. Disponível em: https://obseducovid19.wordpress.com/2020/09/06/antonio-novoa-a-pandemia-de-covid-19-e-o-futuro-da-educacao/. Acesso em: 15 maio 2023.

NÓVOA, António. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, 2019. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/novoa.pdf. Acesso em: 15 maio 2023.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto (trans)formador. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 93-113, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i44.8018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018. Acesso em: 16 out. 2024.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 369-386, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/hkW4KnyMh7Z4wzmLcnLcPmg/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 16 out. 2024.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SANTOS, Magalí Cabral de et al. Educação e Covid-19: os impactos da pandemia no ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 60760-60779, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31560. Acesso em: 15 maio 2023.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.