A observação de joaninhas [Harmonia axyridis (Pallas, 1773), Coleoptera, Coccinellidae] como ferramenta de alfabetização científica em uma Escola de Educação Infantil

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Tatiana Giselle Guimarães Lopes
Gelsa Mara Presuto
Rosamaria Françoso Luccas Polizel
Rosebelly Nunes Marques

Resumo

A observação de pequenos animais em sala de aula pode proporcionar experiências educativas importantes. Nesse estudo, através da utilização da joaninha (Harmonia axyridis), investigou-se o efeito da observação de parte do ciclo de vida desse inseto, na formação de crianças de 3 a 4 anos de idade, seus familiares e sua professora. Os dados foram coletados em entrevistas com a professora e observações na escola e analisados de forma qualitativa. Foram considerados aspectos como a compreensão sobre o ciclo, motivação das crianças em relação as atividades realizadas e a possibilidade de alfabetização científica entre gerações. Concluiu-se que a observação de joaninhas em sala de aula contribuiu para a formação da professora, aprendizagem significativa das crianças e a alfabetização científica de suas famílias.


 


 

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Como Citar
Lopes, T. G. G., Presuto, G. M., Polizel, R. F. L., & Marques, R. N. (2018). A observação de joaninhas [Harmonia axyridis (Pallas, 1773), Coleoptera, Coccinellidae] como ferramenta de alfabetização científica em uma Escola de Educação Infantil. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 11(2), 20–33. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i2.132
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Tatiana Giselle Guimarães Lopes, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Doutorado em Ciências (CENA-USP) e Licenciatura em Ciências (USP). Exerceu a função de professora universitária e orientadora em trabalhos de iniciação científica e extensão. Atualmente é associada profissional do Instituto Pecege/ESALQ/USP e desenvolve projetos na área de educação, através do Grupo de Estudos e Ações Socioambientais “Escola da Natureza” (Departamento de Genética/ESALQ/USP)

Gelsa Mara Presuto, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Licenciada em Ciências, atua na área de Alfabetização Cientifica da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Piracicaba, desenvolvendo projetos através da propria SME  e do Grupo de Estudos e Ações Socioambientais “Escola da Natureza” (Departamento de Genética/ESALQ/USP)

Rosamaria Françoso Luccas Polizel, Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba - SME

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar. Atua na área de Educação como professora de Educação Infantil.

Rosebelly Nunes Marques, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP

Doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Química da Unesp/Araraquara (2002) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara (2012). Atualmente é professora, RDIDP, da Universidade de São Paulo (USP), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), em Piracicaba/SP, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia.

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