O encontro da sociedade do risco na formação de professores de Biologia análise das experiências formativas no PIBID

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Samuel Molina Schnorr
Beatriz Brandão Mulford Faria
Ernani Vassoler Rodrigues
Maurício Pietrocola

Resumo

Educar na sociedade contemporânea implica enfrentar desafios complexos. Assim, este estudo visa investigar o encontro da teoria da sociedade do risco na formação de professores de biologia, especificamente no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ao longo de 18 meses utilizamos diferentes instrumentos para a produção dos dados: formulário investigativo, cartas reflexivas, sequências didáticas e portfólios. A análise foi realizada utilizando a abordagem da análise temática, em que identificamos três eixos analíticos, permitindo investigar diferentes dimensões desse encontro. Os resultados indicam a importância de incorporar as noções de risco e complexidade na formação de futuros educadores para lidar com as incertezas do mundo atual, problematizando os modos como ensinamos biologia em uma sociedade de riscos. 

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Como Citar
Schnorr, S. M., Faria, B. B. M., Rodrigues, E. V., & Pietrocola, M. (2024). O encontro da sociedade do risco na formação de professores de Biologia: análise das experiências formativas no PIBID. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 384–405. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1443
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Samuel Molina Schnorr, Universidade de Brasília

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP - Brasil. Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil

Beatriz Brandão Mulford Faria, Universidade de Brasília

Graduanda Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil

Ernani Vassoler Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação Científica pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil. 

Maurício Pietrocola, Universidade de São Paulo

Livre Docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Doutor em Epistemologia e História das Ciências pela Universidade de Paris VII. Paris, França. Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP - Brasil.

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