Pesquisa em ensino de zoologia o que produzem as pós-graduações brasileiras?

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Jesiel Oliveira de Aviz
Mel de Oliveira Duarte
Tiago Magalhães da Silva Freitas

Resumo

Realizamos um levantamento, por meio de um Estado do Conhecimento, a produção de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado (DTs) no Brasil sobre o ensino de zoologia, para compreender tendências temporais, geográficas, principais focos e o cenário atual do Ensino de Zoologia. Avaliamos 65 DTs de 1995 a 2022. Destacou-se um aumento na produção acadêmica nos últimos cinco anos, especialmente entre 2019 e 2020. A região Sudeste lidera em número de produções, seguida pelo Nordeste. A maioria das pesquisas foi conduzida em instituições públicas e focou no ensino médio, com destaque para concepções e percepções dos discentes. Houve crescimento do Mestrado Profissional desde 2016, mas uma notável ausência de pesquisas de doutorado.

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Como Citar
Oliveira de Aviz, J., de Oliveira Duarte, M., & Magalhães da Silva Freitas, T. (2025). Pesquisa em ensino de zoologia: o que produzem as pós-graduações brasileiras?. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(1), 263–281. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i1.1586
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa

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