Os estilos de pensamento de professores que ensinam biodiversidade na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé

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Fernanda Feitoza de Oliveira
Maria Clara Silva-Forsberg

Resumo

Trata-se de caracterizar o estilo de pensamento de professores que ensinam sobre biodiversidade nos anos iniciais em escolas ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, Manaus, AM. Os professores responderam a um questionário e foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A organização e análise dos dados foi baseada na Análise Textual Discursiva – ATD e na epistemologia de Ludwik Fleck. O estilo de pensamento sobre biodiversidade adveio da vivência dos professores nas comunidades da RDS do Tupé e também traz aspectos relacionados a sua formação inicial, mesmo que limitados. A conservação da biodiversidade é enfatizada pelos professores e está presente nas atividades propostas. Registrou-se a necessidade de aproximação das escolas/professores com suas respectivas comunidades.

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Como Citar
Oliveira, F. F. de, & Silva-Forsberg, M. C. (2024). Os estilos de pensamento de professores que ensinam biodiversidade na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 1025–1042. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1638
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Fernanda Feitoza de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Manaus, AM. Pedagoga da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, AM - Brasil.

Maria Clara Silva-Forsberg, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Ciências Ambientais pela Indiana University. Professora Permanente do PPGEEC/UEA e PPGECEM da REAMEC; Professora Titular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Manaus, AM - Brasil.   

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