O artesanato como proposta para divulgação científica um relato de experiência

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Cleto
https://orcid.org/0000-0002-3203-0314
Edinalva Oliveira
Rodrigo Arantes Reis
https://orcid.org/0000-0002-8082-1591
Marcelo Valério
https://orcid.org/0000-0003-2107-6023

Resumo

A incidência da Dengue vem crescendo em todo mundo e, no Brasil, a doença já se caracteriza como uma epidemia. Além das medidas de tratamento e prevenção específicas do campo da Saúde, a Educação também tem contribuído para o controle do número de casos. Este trabalho foi desenvolvido numa disciplina de um programa de pós graduação de uma Universidade Federal do território nacional, quando desejando superar a perspectiva informativa, buscou-se recursos educacionais menos usuais, passíveis de serem explorados em uma dimensão dialógica e lúdica pelo público. Assim, relatamos o desenvolvimento de um conjunto de materiais pedagógicos artesanais, elaborados com técnicas e produtos como massa biscuit, retalhos de tecido e ilustrações para estampas sublimadas, adequados a um projeto institucional itinerante. O material foi criado com a consultoria dos monitores deste projeto e por eles avaliado como capazes de contribuir para a mediação do tema, atraindo e engajando diferentes públicos. Enseja-se que modelos similares possam ser replicados, colocando a divulgação científica e o ensino de ciências na linha de frente das ações de combate à epidemia da Dengue no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cleto, F., Oliveira, E., Reis, R. A., & Valério, M. (2025). O artesanato como proposta para divulgação científica: um relato de experiência. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(1), 64–78. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i1.1696
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Fernanda Cleto, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UFPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Rodrigo Arantes Reis, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UFPR

Doutor em Ciências (Bioquímica) UFPR. Professor da UFPR. Membro da diretoria da ABCMC 2017-2023. Coordenador do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola – PICCE. Coordenador do NAPI Paraná Faz Ciência. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática UFPR.

Marcelo Valério, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Universidade Federal do Paraná: Curitiba, PR, BR

Doutor em Educação para Ciências e Matemática.

Docente da Universidade Federal do Paraná.

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Referências

ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 396-404, 1996.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.

BESERRA, E. B.; CASTRO, Jr. F. P. de; SANTOS, W.; SANTOS, T. da S.; FERNANDES, C. R. M. Biologia e exigências térmicas de Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) provenientes de quatro regiões bioclimáticas da Paraíba. Neotropical Entomology, v. 35 p. 853-860. 2006. DOI: 10.1590/s1519-566x2006000600021.

BESERRA, E. B.; CASTRO Jr., F. P. Biologia comparada de populações de Aedes (Stegomyia) aegypti (L.) (Diptera: Culicidae) da Paraíba. Neotropical Entomology, v. 37, n. 1, p. 81-85. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-566X2008000100012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ne/a/CzJ4wY8FHByHNrHCjDTB6Fw/. Acesso em 07/07/2024.

BESERRA, E. B.; FERNANDES, C. R. M.; RIBEIRO, P. S. Relação entre densidade larval e ciclo de vida, tamanho e fecundidade de Aedes (Stegomyia) aegypti (L.) (Diptera: Culicidae) em Laboratório. Neotropical Entomology, v. 38, n. 6, p. 847-852. 2009a. DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-566X2009000600020.

BESERRA, E. B.; FREITAS, E. M. de; SOUSA, J. T; FERNANDES, C. R. M.; SANTOS, K. D. Ciclo de vida de Aedes (Stegomyia) aegypti (Diptera, Culicidae) em águas com diferentes características. Iheringia, Série Zoologia, v. 99, n. 3, p. 281-285. 2009b.

BESERRA, E. B.; FERNANDES, C. R. M.; SOUSA, J. T. de; FREITAS, E. M. de; SANTOS, K. D. Efeito da qualidade da água no ciclo de vida e na atração para oviposição de Aedes aegypti (L.) (Diptera: Culicidae). Neotropical Entomology, v. 39, n. 6, p. 1016-1023. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-566X2010000600026.

BOURDIEU, P. Razões práticas: Sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

BUCHMAN, A.; GAMEZ, S.; LI, M.; ANTOSHECHKIN, I.; LI, H-H.; WANG, H-W.; CHEN, C-H.; KLEIN, M. J.; DUCHEMIN, J. B.; JUNIOR, J. E. C.; PARADKAR, P. N.; AKBARI, O. S. Broad dengue neutralization in mosquitoes expressing an engineered antibody. PLoS Pathog Online. v. 16, n. 1. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.ppat.1008103.

BRAGA, I. A.; VALLE, D. Aedes aegypti: histórico do controle no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 16, n. 2, p.113-118, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742007000200006.

BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS. Tabnet. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2024. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/informacoes-de-saude-tabnet/. Acesso em: 10/07/2024.

CALDAS, G. Divulgação científica e relações de poder. Revista Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 31-42. 2010. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp31.

CASTRO, F. P. de; MARTINS, W. F. S.; LUCENA FILHO, M. L. de; ALMEIDA, R. P. de; BESERRA, E. Ciclos de vida comparados de Aedes aegypti (Diptera, Culicidae) do semiárido da Paraíba. Iheringia, Série Zoologia, v. 103, n. 2, p. 118-123, 2013.

CHASSOT, Á. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, ANPEd, n. 26, p. 89-100, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009 /

CHAVES. M. O.; EVANGELISTA, M. S. N.; FERNANDES, F. M. C. Health education in Aedes aegypti: case study. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 3, e20180487, p. 1-6. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0487.

CHEVALLARD, Y. La Transposition Didactique. Grenoble: La Pensée sauvage, 1991.

DE SANT’ANA, J. V. B.; SUANNO, J. H.; DE CASTRO, R. M. M. Afrocentricidade e interculturalidade crítica na educação: reinventar a escola a partir da diferença. Revista Exitus, v. 9, n. 1, p. 426-454, 2019. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id729

FARIA, A. C; BROMBERG, B. C. M.; CORDEIRO, M. L. TDAH: como entender e ajudar seu filho. São Paulo. ed. Fontanele, 2019.

FARNESI, L. C.; VARGAS, H. C. M.; VALLE, D.; REZENDE, G. L. Darker eggs of mosquitoes resist more to dry conditions: Melanin enhances serosal cuticle contribution in egg resistance to desiccation in Aedes, Anopheles and Culex vectors. PLOS Neglected Tropical Diseases, v. 11, n. 10, e0006063. p. 1-20. 2017. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pntd.0006063

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ. Conheça o comportamento do mosquito Aedes aegypti e entenda a razão que leva este pequeno inseto a ser taxado desta forma. 2022. Disponível em https://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/oportunista.html. Acesso: 27 mai. 2024.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ. Plano de comunicação e divulgação científica. [recurso eletrônico]: artigos e autores na mídia e nas redes sociais: para uma divulgação científica inovadora e acessível da RECIIS/Roberto Abib, Clara Marques de Sousa, Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. – Rio de Janeiro: ICICT/FIOCRUZ, p.47. 2023a.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ. Como é o ciclo do mosquito Aedes aegypti? 2023b. Disponível em https://portal.fiocruz.br/pergunta/como-e-o-ciclo-de-vida-do-mosquito-aedes-aegypti. Acesso: 27 mai. 2024.

GÓMEZ, F. E.; SUÁREZ, C. M. H.; CÁRDENAS, R. C. Factores que modificam los índices larvários de Aedes aegypti em Colima, México. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 10, n. 1, p. 6-12. 2001.

KRASILCHICK, M. Práticas do ensino de biologia. São Paulo: EDUSP; 2004.

MACACARE, O. T.; MARIQUITO, R. W.; MENGATO A. F. G.; FRATTONYE, P. E.; EKUNI, R. Oficina dos Perigos da Associação Entre Multitarefa, Álcool e Direção: Experiência em um Ambiente Não-Formal. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 21, n. 3, p. 324-329, 2020. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n3p324-329.

MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT, v. 2, p. 93-109, 2013.

MENDES, M.; REIS, R. A.; JOUCOSKI, E. Ciência Cidadã em sala de aula: uma Proposta de Sequência Didática sobre Arboviroses e seus desafios de Percepção Pública. Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 6. p. 868-881. 2023.

MORENO-CASTRO, C.; KRZEWINSKA, A.; DZIMINSKA, M. How Citizens View Science Communication - Pathways to Knowledge. Routledge Taylor and Francis Group, New York, 2024. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003400943.

NATAL, D. Bioecologia do Aedes aegypti. Biológico, v. 64, p. 205-207. 2002.

NETZEL, R. M. de A.; OLIVEIRA, M. M. Divulgação Científica e Partilha Docente: a Experiência com o Website PLANPED. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 18, n. 4, p. 409-413, 2017. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p409-413.

ONUK, B.; ÇOLAK, A.; ARSLAN, S.; SİZER S.S; KABAK, M.: The effects of clay modeling and plastic model dressing techniques on veterinary anatomy training. Kafkas Üniversitesi Veteriner Fakültesi Dergisi, [Kars, Turkey], v. 25, n. 4, p. 545-551, 2019. DOI: https://doi.org/10.9775/kvfd.2018.21304.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Guidelines for the clinical evaluation of dengue vaccines in endemic areas - Immunization, Vaccines and Biologicals. 2023. Disponível em: http://whqlibdoc.who.int/hq/2008/WHO_IVB_08.12_eng.pdf. Acesso em: 10/07/2024.

OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde. Dengue nas Américas atinge o maior número de casos já registrado. Disponível em: https://www.paho.org/en/documents/situation-report-no-24-dengue-epidemiological-situation-region-americas-epidemiological. Acesso em 10/07/2024.

PEREIRA, R. da C. O Novo “Realismo” do Corpo na Linguagem Audiovisual da Propaganda. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 11, n. 1, p. 47-50, 2010. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2010v11n1p%25p.

PINCELLI, R.; AMERICO, M. Divulgação Científica: aspecto histórico, teórico audiovisual e humorístico. In: I Congresso Internacional de Pesquisas e Práticas em Educação - CONIPPE, 2018, Assis/SP. Anais do I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO - CONIPPE, 2018.

PORTO, C. de M.; BROTAS, A. M. P.; BORTOLIERO, S. T. (Orgs.) Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2011. 240 p.

ROCHA, I. R. O.; OLIVEIRA, I. R. de.; BENGSTSON, K. L.; ALVES, A. M. N.; BRITO, M. V. H. Modelo artesanal para treinamento de acesso vascular periférico. Jornal Vascular Brasileiro, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 195-198. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1677-5449.010216.

SÁFADI, M.A: Nova vacina da Dengue: Recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria. Sociedade Brasileira de Pediatria. Nº 89. 2023. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/24154d-DC_-_Nova_Vacina_Dengue-Recomendacoes_SBP.pdf. Acesso: 07/07/2024.

SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 36, p. 474-550. 2007

SANTOS, B. de F.; SANTANA, A. J. S.; CONCEIÇÃO, A. R. da; RODRIGUES, A. da S.; MOTAB M. D. A. Reorganização do Biologando na Usina Ciência-UFAL: Caminhos para a Melhoria da Educação Não-Formal em Alagoas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 23, n. 3, p. 370-377. 2022. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n3p370-377.

SILVA, R. A.; GRANHEM, D. H.; MENDONÇA, F. S. E.; NASCIMENTO, C. F.; BARROS, V. A. C. Modelo artesanal de aprendizagem do acesso venoso periférico. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [s. l.], v. 11, n. 8, p. 1-7, 2019. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e307.2019.

SILVA, G. P. Produção de um manequim canino artesanal para uso didático e de extensão a partir de materiais recicláveis. 2019. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.

SILVA, A. A.; MIRANDA, C. F.; FERREIRA, J. R.; ARAÚJO, E. J. de A. Fatores sociais e ambientais que podem ter contribuído para a proliferação de dengue em Umuarama, Estado do Paraná. Acta Scientiarum, Health Sciences, v. 25, n. 1, p. 81-83. 2003. DOI: https://doi.org/10.4025/actascihealthsci.v25i1.2305.

SOUZA, V. H. E. Modelização de componentes do sistema nervoso: metodologia alternativa para o ensino-aprendizagem de anatomia humana para o curso de Psicologia. Revista Uningá, Maringá, v. 56, n. S1, p. 152-158, 2019. DOI: https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2624.

TAUIL, P. L. Urbanização e ecologia do dengue. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 17 (supl.), p. 99-102, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2001000700018.

TAVEIRA, L. A.; FONTES, L. R.; NATAL, D.; GOMES, A. de C. Manual de diretrizes e procedimentos no controle do Aedes aegypti. Ribeirão Preto: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. 108p. 2001.

TEIXEIRA, A. M.; RODRIGUES, E. dos S.; GONÇALVES, J. P.; CARNEIRO, J. da S.; MURIBECA A. de J. Fake News em Tempos de Pandemia da Covid-19: um Olhar Sobre o Comportamento Acadêmico. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 24, n. 1, p. 164-170, 2023. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2023v24n1p164-170.

TOSTES, R. A. importância da divulgação científica. Revista Acadêmica Ciência Animal, v. 4, n. 4, p. 73-74, out./dez, 2006. DOI: https://doi.org/10.7213/cienciaanimal.v4i4.9540.

MALECK, M.; CRUZ, I.; PARDAL, B. M.; PINHEIRO, R. F.. Educação Antidengue: Um Relato de Experiência. Revista Eletrônica de Extensão, v. 14, n. 26, p. 74-83, 2017. DOI: 10.5007/1807-0221.2017v14n26p74

VAREJÃO, J. B. M.; SANTOS, C. B. dos; REZENDE, H. R.; BEVILACQUA, L. C.; FALQUETO, A. Criadouros de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) em bromélias nativas na cidade de Vitória, ES. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 38, n. 3, p. 238-240. 2005.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.