A invenção do microscópio e o despertar do pensamento biológico um ensaio sobre as marcas da tecnologia no desenvolvimento das ciências da vida

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Valério
Clarissa Torresan

Resumo

O microscópio não foi apenas fruto da inteligência e engenhosidade humana, mas um verdadeiro e poderoso exemplo de como aparatos técnicos transformaram o conhecimento e a cultura. O instrumento, nascido do espírito de mecanização do universo e também em resposta a necessidades da vida prática, tardou a se tornar uma ferramenta de observação científica e só o fez pelas peculiares mãos de um indivíduo sem formação científica. O microscópio ajudou a libertar a Biologia das amarras do fisicismo mecânico e contribuiria para torná-la uma ciência imprescindível na explicação do mundo. Entre os séculos 17 e 19, toda a organização das áreas de conhecimentos biológicos recebeu influência, direta ou indireta, do advento e refinamento do microscópio e de seus resultados. E mais do que revelar os mundos que se mantinham inacessíveis aos sentidos humanos, olhar e ver pela(s) lente(s) do microscópio tornou possível a produção de novas realidades sobre as quais ciência iria se debruçar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Valério, M., & Torresan, C. (2017). A invenção do microscópio e o despertar do pensamento biológico: um ensaio sobre as marcas da tecnologia no desenvolvimento das ciências da vida. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 10(1), 125–134. https://doi.org/10.46667/renbio.v10i1.16
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Marcelo Valério, Universidade Federal do Paraná

Professor da Universidade Federal do Paraná, campus avançado de Jandaia do Sul/PR, leciona para as Licenciaturas de Computação e Ciências Exatas (Química, Física e Matemática) e atua como membro do "Comitê Setorial de Extensão" da instituição. É Graduado (Bacharel e Licenciado) em "Ciências Biológicas", Mestre em "Educação Científica e Tecnológica" e Doutorando em "Educação para a Ciência". Detém experiência na Educação Básica e em trabalhos de assessoria pedagógica e suporte editorial. Possui produção bibliográfica e técnica em diversos campos teóricos da Educação, com destaque para metodologias de ensino.

Clarissa Torresan, UniCesumar

Doutora (PhD) em Genética pela Universidade Federal do Paraná(2011), sendo que parte do doutorado (sanduíche) foi realizado na Georgetown University - Washington DC, USA. Possui mestrado em Genética (UFPR - 2006) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana,Genética Médica e Oncogenética, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer de mama,CNVs, polimorfismos genéticos, técnicas de genética molecular e citogenética clássica e molecular. Atualmente é docente no curso de graduação em Medicina do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar).

 

Referências

ABRANTES, P. C. Introdução: o que é a filosofia da biologia?. In: ABRANTES, P. C. (Org.). Filosofia da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2011. p.11-36.

BENNETT, J. A. The mechanics´ philosophy and the mechanical philosophy. History of Science, v.24, 1986.

BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J. C. Breve história da ciência moderna: das máquinas do mundo ao universo-máquina (séc. XV a XVII). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J. C. Breve história da ciência moderna: das luzes ao sonho do doutor Frankstein (séc. XVIII). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CALUZI, J. Ciência sob um novo olhar. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, n. 324, abr. 2015.

CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2004.

DELATTRE, P. Teoria e modelo. In: Enciclopédia Einaudi, v. 21. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1992. p. 223-287.

EL-HANI, C. N. Uma ciência da organização viva: organicismo, emergentismo e ensino de biologia. In: SILVA FILHO, W. J. (Ed.). Epistemologia e ensino de ciências. Salvador : Arcadia; UCSal, 2002. p.199-244.

HACKING, I. Representar e intervir: tópicos introdutórios de filosofia da ciência natural. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

LANE, N. The unseen world: reflections on Leeuwenhoek (1677) “Concerning little animals”. Phil. Trans. R. Soc. B 370: 20140344, 2015.

MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biológico: diversidade, evolução e herança. Brasília: UnB, 1998.

McLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.

MOSLEY, M.; LYNCH, J. Uma história da ciência: experiência, poder e paixão. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

POSTMAN, N. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.

RONAN, C. A. História ilustrada da ciência - volume III: da renascença à revolução científica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

ROSSI, P. O nascimento da ciência moderna na Europa. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

ROTHBART, D. Philosophical instruments - minds and tools at work. Illinois: Univ. of Illinois, 2007.

SIMMONS, J. Os 100 maiores cientistas da história: uma classificação dos cientistas mais influentes do passado e do presente. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.