Guardiões das águas e(m) diálogo com o cinema, Educação Ambiental e Ciência cidadã relato de experiência sobre o filme-carta
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Resumo
O artigo relata a experiência do projeto “Guardiões das Águas do Triângulo Mineiro: Educação Ambiental para Conservação de Rios”, realizado entre 2023 e 2024 em Uberaba, Minas Gerais, com objetivo formar estudantes do ensino básico para atuarem como multiplicadoras/es da ciência, incentivando a conscientização ambiental e o engajamento da comunidade na conservação do córrego Tijuco. O filme-carta surge como uma forma de registo das atividades, inspirado na metodologia do “Inventar com a Diferença: Cinema e Direitos Humanos” e elaborado de forma colaborativa entre as/os estudantes e a equipe do projeto, sintetizando as vivências dos participantes e suas perceções. Para embasar essas reflexões, foram utilizados registos fotográficos e audiovisuais. No curta-metragem foi possível observar o sucesso do projeto, registado pelas falas dos participantes demonstrando ter sido eficaz em fortalecer a consciência socioambiental das/os participantes, ampliando sua compreensão sobre a importância dos recursos hídricos e a necessidade de preservação ambiental, além de proporcionar uma experiência enriquecedora de trabalho em grupo e interação com a comunidade local. Nesse contexto, a ciência cidadã aliada à educação ambiental crítica se mostrou uma estratégia eficiente para incentivar a participação juvenil na conservação ambiental e integrar ensino, pesquisa e extensão. A produção do filme-carta desempenhou um papel fundamental ao documentar e divulgar essas experiências, tornando-as acessíveis e inspiradoras para outras comunidades, ampliando o impacto do projeto.
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