Editorial

Conteúdo do artigo principal

José Artur Barroso Fernandes

Resumo

Revista de Ensino de Biologia SBEnBio vol.11 n.1  - 2018

Editorial, ficha catalográfica e expediente: clique em "Expediente em PDF"

Editorial

Em uma época marcada por muitas incertezas em relação à ciência e à educação, registro aqui minha alegria por anunciar o lançamento de mais um número da Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio – Associação Brasileira de Ensino de Biologia.

Agradeço a comunidade que tem participado desse processo, tanto atuando na avaliação dos trabalhos como também na divulgação da Revista, além de produzir e submeter os artigos que atestam a vitalidade da área de Ensino de Biologia.

Nossa SBEnBio realizou este ano o VII Enebio em Belém, completando um ciclo de se fazer presente em todas as Regionais da associação no Brasil. Vejo esse feito como algo auspicioso, a se pensar sobre os efeitos que o evento propicia em relação a promover a mobilização da comunidade, como temos observado em edições anteriores. E é por acreditar que estamos trilhando um bom caminho nesse sentido, que fico especialmente feliz em comunicar que temos, entre os trabalhos aqui publicados, artigos provenientes de todas as Regionais da SBEnBio, do norte ao sul do país.

Continuamos trabalhando para consolidar o atual modelo da Revista, em fluxo contínuo de submissões e com avaliação por pares, tendo enfrentado este ano novas dificuldades que estão sendo superadas com a participação da comunidade. Em breve, espero que possamos buscar objetivos ainda mais amplos.

Muitos foram os problemas técnicos com o ambiente de hospedagem do sistema de submissão e avaliação dos artigos, que nos paralisaram por certo tempo e nos levaram a migrar todos os dados e estabelecer procedimentos mais seguros, que acreditamos que irão trazer mais estabilidade e agilidade nas comunicações durante o processo de avaliação.

Ainda sobre as ações para manter a periodicidade da revista, conseguimos recentemente dobrar o tamanho do corpo de pareceristas, o que certamente vai contribuir para reduzir o tempo de avaliação dos artigos submetidos – outra fragilidade que estamos conseguindo superar.

Seguimos agora com os objetivos de consolidar a periodicidade da revista e, assim, poder aumentar sua visibilidade inserindo-a em bases de dados bibliográficos que possam ampliar a divulgação do conhecimento produzido sobre o Ensino de Biologia.

Que possamos olhar para o futuro com tranquilidade, olhando para o muito que temos feito no dia a dia do trabalho compartilhado e tendo a certeza que, se por um lado o caminho não está fácil, pelos menos lutamos em muito boa companhia.

 Boa leitura e saudações sbenbianas,

                                      José Artur B. Fernandes

Editor

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandes, J. A. B. (2018). Editorial. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 11(1), 1–4. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i1.179
Seção
Editorial