A pesquisa no processo formativo de professores

Conteúdo do artigo principal

Jeanine de Mello Neckel
Maria Cristina Pansera de Araújo

Resumo

Muitos questionamentos a respeito da formação do professor para a educação básica requerem conhecimentos, habilidades e desenvoltura no ensino. Nesse contexto, o estágio supervisionado, na formação inicial de professores, proporciona uma aproximação com a realidade escolar. O professor no espaço do estágio tem a possibilidade de se reconhecer como sujeito que não apenas reproduz o conhecimento, mas também pode tornar seu próprio trabalho de sala de aula em um espaço de práxis docente e de transformação humana. Neste contexto, trazemos uma pesquisa quali-quantitativa para analisar concepções de educandos sobre ensinar e o ensino de ciências, As análises das respostas dos educandos mostram que suas concepções se inter-relacionam, já que a educação é construída através de vários âmbitos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Neckel, J. de M., & Araújo, M. C. P. de. (2019). A pesquisa no processo formativo de professores. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(2), 259–269. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i2.231
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Jeanine de Mello Neckel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professora de Biologia da Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Graduação em Ciências Biológicas-UNIJUI. Pós-graduada em Ensino de Biologia

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Genética e Biologia Molecular - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS - Brasil. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências -  Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) - Ijuí, RS - Brasil.

Referências

BAZIN, M. Three years of living science in Rio de Janeiro: learning from experience. Scientific Literacy Papers, p. 67-74, 1987.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, 2. Brasília: SEB, 2006.

DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. In: Dayrell, J. (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários a prática educativa. 30.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, P. Professora sim, tia não. São Paulo: Olho D’água, 1997.

FRISON, M.D.; MALDANER, O. A.; DEL PINO, J. C.; LOTTERMANN, C. L. O estágio de docência como articulador na produção de saberes e na formação de professores de Química. Revista Didática Sistêmica, v.11, p.88, 2010.

GALIAZZI, M. do C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí; Ed. Unijuí, 2003, 288p.

LEANDRO, M. Sociologia da família: necessidades contemporâneas. Lisboa: Universidade Aberta, 2001.

LOPES, N. A. A. Bullying - Comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v.81, supl. 5, 2005, S164-S172.

MARQUES, R. Professores, família e projecto educativo. Porto, PT: Asa, 2001.

MELLO, G. N. de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re) visão radical. São Paulo em Perspectiva, v.14, n.1, p.98-110, 2000.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.

PARO, V. H. Qualidade de ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.

PEREIRA, M. A relação entre pais e professores: uma construção de proximidade para uma escola de sucesso. Tese (doutorado) - Universidade de Málaga. Espanha: Universidade de Málaga, 2008.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SALTINI, C. J. P. Afetividade e inteligência. 5.ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2008.

SCHEID N.; BOER N.; OLIVEIRA V. Percepções sobre ciência, cientistas e formação de professores de ciências. SIMPÓSIO SULBRASILEIRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS, 12., 2004. Anais... Canoas: ULBRA, 2004. (CD-Rom), 2004.

SERAFIM, M.C. A falácia da dicotomia teoria-prática. Rev. Espaço Acadêmico, n.7. Disponível em: www.espacoacademico.com.br. Acesso em: 11. Jun.2016.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber-esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.