Teorias da aprendizagem na prática pedagógica do professor de biologia

Conteúdo do artigo principal

Gessikelli Silva Barbosa
Arthur Lima da Silva

Resumo

Este estudo objetivou analisar quais teorias da aprendizagem os professores de Biologia do município de Surubim/PE, conhecem e aplicam em sala de aula. Participaram do estudo 10 professores de Biologia que atuam na rede estadual de ensino. A pesquisa foi do tipo exploratória, de abordagem qualitativa. Na coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com perguntas de cunho pessoal e questões relacionadas aos objetivos da pesquisa. Para análise dos dados foi seguida a proposta do método hermenêutico-dialético segundo Minayo (1992). Os resultados mostraram que os professores de Biologia possuíam um conhecimento fragmentado sobre as teorias da aprendizagem, e que isto pode ter sido ocasionado pela falta de interesse nas disciplinas pedagógicas, durante a formação inicial dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Barbosa, G. S., & Silva, A. L. da. (2020). Teorias da aprendizagem na prática pedagógica do professor de biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 86–101. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.267
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Gessikelli Silva Barbosa, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação - Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, PE, Brasil. Professora contratada - Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, PE, Brasil

Arthur Lima da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutorando em Ecologia e Biomonitoramento - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. Professor Assistente - Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).  São Raimundo Nonato, PI - Brasil.

Referências

CARVALHO, D. DE C. As contribuições da psicologia para a formação de professores: algumas questões para debate. In: MARASCHIN, C; FREITAS, L; CARVALHO, D. C. DE. (Org.). Psicologia e Educação: multiversos sentidos, olhares e experiências. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

COLL, C. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997.

EMMEL, R; KRUL, A. J. As Teorias da aprendizagem frente aos professores da Educação Básica. Revista Di@logus, Cruz Alta. v. 1, n. 2, 2012.

GATTI, B. A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores – RIPF, Itapetininga, v. 1, n. 1, p. 161-171, 2016.

IBGE. Censo Demográfico de 2018. Disponível em: http://ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfil.php?lang=&codmun=261450&search=pernambuco|surubim. Acesso em: 26 jan. 2019.

LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da aprendizagem. 5 ed. Tradução de Vera Magyar. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

LUCION, C. DA S; FROTA, P. R; SILVA, R. DA. Teorias da aprendizagem: contribuições para a prática docente em Ciências Naturais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 2, jul./dez. 2012.

MACENHAN, C; TOZETTO, S. S; BRANDT, C. F. Formação de professores e prática pedagógica: uma análise sobre a natureza dos saberes docentes. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 505-525, maio/ago. 2016.

MINAYO, M. C de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo-Rio de Janeiro, HUCITEC-ABRASCO, 1992.

MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MOLON, S. A. A introdução de Vygotsky na psicologia. In: MOLON, S. A. Subjetividade e constituição do sujeito. São Paulo: Educ/Fapesp, 1999.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2. ed. ampl. São Paulo: E.P.U, 2015.

MOREIRA, M. A; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

NETTO, A. P; COSTA, O. S. A importância da psicologia da aprendizagem e suas teorias para o campo do ensino-aprendizagem. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 216-224, abr./jun. 2017.

NOGUEIRA, M. O. G; LEAL, D. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 2 ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.

NUNES, A. I; SILVEIRA, R. N. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Líber Livros, 2008.

OGASAWARA, J. S. V. O conceito de aprendizagem de Skinner e Vygotsky: um diálogo possível. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2009.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

PITTENGER, O. E. GOODING, C. T. Teorias da aprendizagem na prática educacional: uma integração de teoria psicológica e filosofia educacional. São Paulo: EPU, 1977.

SCHEID, N. M. J. A contribuição da história da biologia na formação inicial de professores de ciências biológicas. 2006. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2006.

SCHULTZ, D. P; SCHULTZ, S. E. História da psicologia moderna. 8. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. 11.ed. Tradução de João Carlos Todorov e Rodolfo Azzi. São Paulo: M. Fontes, 2003.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

VAILLANT, D; MARCELO, C. Ensinando a ensinar. As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora UTFPR, 2012.

VASCONCELOS, S. D.; LIMA, K. E. C. O professor de biologia em formação: reflexão com base no perfil socioeconômico e perspectivas de licenciandos de uma universidade pública. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 2, p. 323-340, 2010.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.