Análise textual discursiva sobre transgênicos em sites educativos de Biologia

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Jaqueline Aparecida Paulo da Rocha
Elisangela Andrade Angelo

Resumo

Há vários produtos do cotidiano que são feitos a partir de transgênicos. Além disto, é comum ocorrerem debates sobre o tema na mídia, muitas vezes sem respaldo técnico. Tendo em vista que os alunos têm acesso aos meios midiáticos e que esses podem influenciar na construção de seus conhecimentos, este trabalho teve por objetivo realizar uma análise textual discursiva sobre esse tema em sites educativos de Biologia. Os resultados encontrados demonstram que os sites apresentam embasamento e conceituação científica frágeis, explicações inapropriadas sobre a técnica de transgenia e exemplificação restrita, o que compromete a compreensão da aplicabilidade da técnica. A falta de embasamento científico pode contribuir para uma visão acrítica sobre os transgênicos, o que facilita a manipulação das opiniões.

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Como Citar
Rocha, J. A. P. da, & Angelo, E. A. (2020). Análise textual discursiva sobre transgênicos em sites educativos de Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(2), 346–360. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.287
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Jaqueline Aparecida Paulo da Rocha, Instituto Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas, Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama

Elisangela Andrade Angelo, Instituto Federal do Paraná

Doutoranda em Ciências Biológicas - Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Ciência de Alimentos, Universidade Estadual de Londrina. Docente da Licenciatura em Ciências Biológicas - Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama. 

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