Análise textual discursiva sobre transgênicos em sites educativos de Biologia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Há vários produtos do cotidiano que são feitos a partir de transgênicos. Além disto, é comum ocorrerem debates sobre o tema na mídia, muitas vezes sem respaldo técnico. Tendo em vista que os alunos têm acesso aos meios midiáticos e que esses podem influenciar na construção de seus conhecimentos, este trabalho teve por objetivo realizar uma análise textual discursiva sobre esse tema em sites educativos de Biologia. Os resultados encontrados demonstram que os sites apresentam embasamento e conceituação científica frágeis, explicações inapropriadas sobre a técnica de transgenia e exemplificação restrita, o que compromete a compreensão da aplicabilidade da técnica. A falta de embasamento científico pode contribuir para uma visão acrítica sobre os transgênicos, o que facilita a manipulação das opiniões.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALLAIN, Juliana Mezzomo; NASCIMENTO-SCHULZE, Clélia Maria; CAMARGO, Brígido Vizeu. As representações sociais de transgênicos nos jornais brasileiros. Estudos de Psicologia, Natal, v. 14, n. 1, p. 21-30, abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v14n1/a04v14n1. Acesso em: 10 mar. 2020.
ARAGUAIA, Mariana. Argumentos favoráveis aos transgênicos. Brasil Escola. 2020a Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/transgenicos.htm. Acesso em: 10 mar. 2020.
ARAGUAIA, Mariana. Argumentos favoráveis aos transgênicos. Brasil Escola. 2020b. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/argumentos-favoraveis-aos-transgenicos.htm . Acesso em: 10 mar. 2020.
ARAGUAIA, Mariana. Organismos transgênicos. Mundo Educação. 2020c. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/seres-transgenicos.htm . Acesso em: 10 mar. 2020.
ARANTES, Olivia Márcia. O que é preciso saber sobre os transgênicos? São Paulo: Loyola, 2003.
AVIDOS, Maria Fernanda Diniz. Alimentos transgênicos: discurso e polêmica: análise de discurso da mídia sobre produtos transgênicos. 2002. 177 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Comunicação Social, Universidade de Brasília, Brasília, 2002. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/183705/1/ID224471.pdf . Acesso em: 10 mar. 2020.
BARBOSA, Leila Cristina Aoyama; ROLOFF, Franciani Becker; MARQUES, Carlos Alberto. Abordagem sobre alimentos transgênicos por meio da alfabetização científica e tecnológica. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia. Atas ... Rio de Janeiro: Nutes, 2013. p. 1-8. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R0542-1.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
BENTO, Luciana; BELCHIOR, Gerlaine. Mídia e educação: uso das tecnologias em sala de aula. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v.1, n.1, p. 334-343, dez. 2016. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/98/104. Acesso em: 10 mar. 2020.
CARRER, Helaine; BARBOSA, André Luiz; RAMIRO, Daniel Alves. Biotecnologia na agricultura. Estudos Avançados, [s.l.], v. 24, n. 70, p.149-164, 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10498/12240. Acesso em: 20 jun. 2020.
CARVALHO, Jeane da Silva; GONÇALVES, Nilda Masciel Neiva; PERON, Ana Paula. Transgênicos: diagnóstico do conhecimento científico discente da última série do ensino médio das escolas públicas do munícipio de Picos, estado do Piauí. Revista Brasileira de Biociências, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 288-292, set. 2012. Disponível em: http://www.ufrgs.br/seerbio/ojs/index.php/rbb/article/view/2206. Acesso em: 20 jun. 2020.
CONSELHO DE INFORMAÇÃO SOBRE BIOTECNOLOGIA [CIB]. Vinte anos de transgênicos no Brasil. S/l: Cib, 2018. 10 p. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/agroanalysis/article/view/77454/74224. Acesso em: 10 mar. 2020.
DELIZOICOV, Demétrio; AULER, Décio. Ciência, tecnologia e formação social do espaço: questões sobre a não-neutralidade. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, [s.l.], v. 4, n. 2, p. 247-273, nov. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37690 . Acesso em: 20 jun. 2020.
FRANÇA, Vera. O acontecimento e a mídia. Galaxia, [São Paulo], n. 24, p. 10-21, dez. 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/12939 . Acesso em: 20 jun. 2020.
FREITAS, Eduardo de. Os transgênicos. Brasil Escola. 2020. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-transgenicos.htm. Acesso em: 10 mar. 2020.
GREIN, Taiana Aparecida Duarte et al. Inserção da biotecnologia e temas da área da saúde na mídia brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, [s.l.], v. 18, n. 2, p.146-154, 20 fev. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/15096 Acesso em: 20 jun. 2020.
LIMA, Urgel de Almeida et al. Biotecnologia industrial: processos fermentativos e enzimáticos. v. 3. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 2001.
LIMA FILHO, Adalberon Moreira de; MACIEL, Maria Delourdes. Sequência didática com emprego da argumentação como estratégia de ensino e do gênero charge sobre alimentos transgênicos como recurso didático. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 8, n. 1, p. 406-421, jul. 2016. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3880/3564 . Acesso em: 10 mar. 2020.
LOPES, Drielle. A produção de insulina artificial através da tecnologia do DNA recombinante para o tratamento de diabetes mellitus. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, [s.l.], v. 10, n. 1, p.234-245, 26 jul. 2012. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/248 . Acesso em: 20 jun. 2020.
MADUREIRA, Cristiane Aparecida. Alimentos transgênicos: a influência das informações disponíveis nos diversos meios comunicativos na construção do conceito e sua aplicação cotidiana pelos alunos do Ensino Médio. 2011. 25 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Genética Para Professores do Ensino Médio, Núcleo de Educação à Distância, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011. Disponível em: https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/38905/R%20-%20E%20-%20CRISTIANE%20APARECIDA%20MADUREIRA.pdf?sequence=2 Acesso em: 10 mar. 2020.
MONTALVÃO NETO, Alberto Lopo; MORAES, Flávia Novaes; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. Discursos sobre transgênicos nas pesquisas em ensino de ciências apresentadas no ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: Abrapec, 2019. p. 1-7. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0652-1.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p.191-211, out. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
MORAES, Roque.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijui, 2006.
MOREIRA, Marcos. A.; MASSONI, Neusa. T. Noções básicas de epistemologias e teorias de aprendizagem: como subsídios para a organização de Sequências de Ensino -Aprendizagem em Ciências/Física. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
OLIVEIRA, Fabrício Thiago Moura; SILVA, Heslley Machado. Teste de evidência como atividade investigativa sobre "transgenia e técnica de recombinante" para alunos do ensino médio. Conexão Ciência, Formiga, v. 14, n. 3, p.75-88, 30 set. 2019. Disponível em: https://periodicos.uniformg.edu.br:21011/ojs/index.php/conexaociencia/article/view/1028. Acesso em: 20 jun. 2020.
OLIVEIRA, Thais Benetti de; SILVA, Caio Samuel Franciscati da; ZANETTI, Josiane de Cássia. Pesquisas em Ensino de Genética (2004-2010). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas: Abrapec, 2011. p. 1-12. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1182-2.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
PAIVA, Ana Luiza Bittencourt; MARTINS, Carmen Maria de Caro. Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética. Ensaio, Belo Horizonte, v. 7, n. 3, p.188-201, dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v7n3/1983-2117-epec-7-03-00182.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
PAUL, Jean-yves et al. Golden bananas in the field: elevated fruit pro-vitamin A from the expression of a single banana transgene. Plant Biotechnology Journal, [s.l.], v. 15, n. 4, p.520-532, 20 dez. 2016.
PEDRANCINI, Vanessa Daiana et al. Saber científico e conhecimento espontâneo: opiniões de alunos do ensino médio sobre transgênicos. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 1, p.135-146, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000100009&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 10 mar. 2020.
ROSA, Suiane Ewerling; AULER, Décio. Não neutralidade da ciência-tecnologia: problematizando silenciamentos em práticas educativas CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia [s.l], v. 9, n. 2, p. 203-231, nov. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p203. Acesso em: 20 jun. 2020.
ROSKOSZ, Karine Ariele; SAUER, Elenise; KRAUSHAAR, Alexsandra. Concepção de estudantes do ensino médio sobre agrotóxicos e transgênicos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 5., 2016, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: Ppgct, 2016. p. 1 - 12. Disponível em: http://www.sinect.com.br/2016/selecionados.php . Acesso em: 10 mar. 2020.
SEIXAS, Narita Renata de Melo et al. Concepções de alunos da educação básica acerca das questões sociocientíficas atreladas à Biotecnologia. In: ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DO UNIFACEX, 15., 2018. Natal. Anais [...]. Natal: Unifacex, 2018. p. 26 - 30. Disponível em: http://unifacex.com.br/wp-content/uploads/2018/05/anais-enex-2017.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
SILVA, Manoel Silvestre da. Concepções dos alunos do Ensino Médio sobre os Transgênicos. 2018. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/26179/1/SILVA%2c%20Manoel%20Silvestre%20da.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
SÓ BIOLOGIA. Transgênicos: vilões ou mocinhos? 2020a. Disponível em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/transgenicos.php. Acesso em: 10 mar. 2020.
SÓ BIOLOGIA. A tecnologia do DNA recombinante 2020b. Disponível em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/recombinante.php. Acesso em: 10 mar. 2020.
SÓ BIOLOGIA. Enzimas de restrição: as tesouras moleculares. 2020c. Disponível em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/enzimasderestricao.php. Acesso em: 10 mar. 2020.
SÓ BIOLOGIA. Separando fragmentos de DNA: eletroforese em gel. 2020d. Disponível em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/eletroforese.php. Acesso em: 10 mar. 2020.
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.