"Uma canção pra você" a música em uma proposta de Sequência Didática voltada para um ensino de biologia não sexista

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Yaci Maria Marcondes Farias

Resumo

Neste artigo discorro sobre a elaboração e validação de uma proposta de Sequência Didática (SD) que procura abordar questões de gênero, em especial a identidade de gênero trans em associação com o ensino de biologia. Seu desenvolvimento está ancorado nos pressupostos para uma educação anti-opressiva, visando um ensino de biologia não sexista, que seja capaz de promover nos estudantes pensamento crítico, além de contribuir para a aprendizagem dos conceitos científicos sugeridos. A SD passou pelo processo de validação tanto por professores(as) de biologia quanto por mulheres trans. Os resultados dessa validação apontaram que a SD aqui proposta cumpre seu objetivo e aponta para a importância de propostas desta natureza para um ensino de biologia crítico.

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Como Citar
Farias, Y. M. M. (2020). "Uma canção pra você": a música em uma proposta de Sequência Didática voltada para um ensino de biologia não sexista. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(2), 268–288. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.360
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Yaci Maria Marcondes Farias, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências  -  Universidade Federal da Bahia (PPGEFHC - UFBA). Mestra em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos  -  Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ - UFRJ).

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