Avaliação de simulações interativas em ciências da Plataforma on-line “Phet” por meio de parâmetros de avaliação e de oficinas com futuros docentes

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Andreia Regina Cravo
Karina Dias Espartosa

Resumo

Para superar as dificuldades vivenciadas pelos professores ao explicar assuntos abstratos de ciências e de biologia, despertando o interesse do estudante, é possível recorrer às Tecnologias da Informação e Comunicação e aos Objetos de Aprendizagem. Objetivando avaliar o desempenho de três simulações interativas em ciências, da plataforma on-line PhET, este trabalho utilizou-se de protocolos de avaliação e desenvolveu oficinas com futuros docentes. Nos resultados são apresentados os desafios e as potencialidades dessas simulações, constatadas nas avaliações e nas oficinas.  Avaliou-se que a ferramenta se apresenta como uma boa estratégia didática de ensino e contribui positivamente no processo de ensino-aprendizagem. Ainda que as simulações demonstrem alguns parâmetros deficientes, verificou-se que o professor pode contorná-los atuando como mediador.

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Como Citar
Cravo, A. R., & Espartosa, K. D. (2021). Avaliação de simulações interativas em ciências da Plataforma on-line “Phet” por meio de parâmetros de avaliação e de oficinas com futuros docentes. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 658–679. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.389
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Andreia Regina Cravo, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Assis Chateaubriand

Licenciatura em Ciências Biológicas - Instituto Federal do Paraná (IFPR).  Cursando  Especialização lato sensu em  Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal do Paraná  (IFPR).  

Karina Dias Espartosa, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Mestra em Ecologia - Universidade de São Paulo (USP). Professora - Instituto Federal do Paraná (IFPR).

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