Ensino superior de Botânica baseado em modelos didáticos soluções simples para problemas complexos

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Amélia Carlos Tuler

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta didática baseada no uso de modelos didáticos para complementar o ensino da anatomia vegetal. A metodologia foi testada e avaliada por alunos do ensino superior da Universidade Federal do Espírito Santo. Questionários estruturados foram utilizados para verificar a percepção do conhecimento sobre anatomia vegetal com e sem o uso de modelos didáticos. Os índices elevados de acertos nas turmas que utilizaram os modelos didáticos sugerem que os modelos tenham despertado a curiosidade, o interesse e a participação ativa dos alunos. Em contrapartida, os percentuais de respostas inadequadas para as turmas que não utilizaram os modelos demonstram que as atividades tradicionais de ensino não são tão eficientes para a promoção do conhecimento de longo prazo.

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Como Citar
Tuler, A. C. (2022). Ensino superior de Botânica baseado em modelos didáticos: soluções simples para problemas complexos . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(1), 277–289. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.412
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Amélia Carlos Tuler, Instituto Nacional da Mata Atlântica

Doutora em Botânica - Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (IP/JBRJ) - Rio de Janeiro, RJ. Brasil. Professora Adjunto A - Centro de Estudos da Biodiversidade (CBio) - Universidade Federal de Roraima (UFRR) - Boa Vista, RR. Brasil.

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