Erros conceituais de sistemática vegetal em livros didáticos de biologia do PNLD

Conteúdo do artigo principal

Gustavo Bellini Monteiro
Luciana Bastos Ferreira

Resumo

No Brasil, os livros didáticos utilizados nas escolas públicas são distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Muitos desses livros apresentam erros conceituais que podem prejudicar o aprendizado dos estudantes e a preparação de aulas pelos professores. O objetivo deste trabalho foi identificar erros conceituais de Sistemática Vegetal nos livros didáticos de Biologia do PNLD. Após leitura minuciosa das 10 obras que o compõe, foram encontrados 58 tipos de erros conceituais, sendo 57% sobre reprodução, seguido por evolução (28%) e taxonomia (15%). Os resultados mostram que falta, nos livros didáticos, maior atenção aos detalhes da reprodução das plantas, às classificações mais recentes e à inserção da perspectiva filogenética e do pensar em árvore ao abordar os grupos vegetais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Monteiro, G. B., & Ferreira, L. B. (2021). Erros conceituais de sistemática vegetal em livros didáticos de biologia do PNLD. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 598–615. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.414
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Gustavo Bellini Monteiro, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Licenciado em Ciências Biológicas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Mestrando do Programa de Ensino e História das Ciências e Matemática da Universidade Federal do ABC, Santo André, SP. Professor de Educação Básica II - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 

Luciana Bastos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutora em Ciências - Botânica - Universidade de São Paulo (USP). Professora de ensino básico, técnico e tecnológico - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Referências

AMATO-LOURENÇO, L. F.; MOREIRA, T. C. L; ARANTES, B. L.; FILHO, D. F. S.; MAUAD, T. Metrópoles, cobertura vegetal, áreas verdes e saúde. Estudos Avançados, v. 30, n. 86, p. 113-130, 2016.

APG IV. An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG IV. Botanical Journal of The Linnean Society, v. 181, n. 1, p. 1-20, 24 mar. /2016.

BIZOTTO, F. M.; GHILARDI-LOPES, N. P.; MORPHY, C. D. S. A vida desconhecida das plantas: concepções de alunos do Ensino Superior sobre evolução e diversidade das plantas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.15, n.3, p.394-411, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD - Apresentação. 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12391:pnld&catid=318:pnld&Itemid=668 . Acesso em: 20 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2018 - Biologia: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2017.

CARDOSO-SILVA, C. B.; OLIVEIRA, A. C. Como os livros didáticos de biologia abordam diferentes formas de estimar a biodiversidade? Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p. 169-180, 2013.

CORDEIRO, R. S.; MORINI, M. S. C.; FRENEDOZO, R. C.; WUO, M. Abordagem de sistemática filogenética com ênfase em biodiversidade nos livros didáticos. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 4, p. 610-625, 2018.

CHECOM, R. L. A.; AOYAMA, E. M. Análise comparativa do conteúdo de Botânica nos livros didáticos do Ensino Médio. In: SIMPÓSIO SOBRE BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA, 3., 2014, Santa Teresa. Anais do... Santa Teresa: Sambio, 2014. p. 261-268.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Paris: La Pensee Sauvage, 1991.

DRAVIGNE, A.; WALICKZEK, M.; LINEBERGER, R. D.; ZAJICEK, J. M. The effect of live plants and window views of green spaces on employee perceptions of job satisfaction. Hort Science v. 43, n. 1, p. 183-187, 2008.

EL-HANI, C. N.; KAWASAKI, C. M. Uma análise das definições de vida encontradas em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Coletânea do... São Paulo: Edusp, 2002.

EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

FIDANZA, K. A Biodiversidade e o papel do taxonomista. Boletim ABLimno, v. 42, n. 2, p. 13-16, 2016.

FRANÇA, V. H.; MARGONARI, C.; SCHALL, V. T. Análise do conteúdo das leishmanioses em livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (2008/2009). Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 3, 2011.

FRANZOLIN, F.; TOLENTINO-NETO, L. C. B.; BIZZO, N. M. V. Generalizações que distanciam os conhecimentos dos livros didáticos das referências em genética. Genética na escola, v. 9, n. 2, p. 92-103, 2014.

FRENEDOZO, R. C.; MACIEL, M. D.; DIAS, M. A.; RIBEIRO, J. C.; CALEJON, L. M.; CANCIAN, M. A. E. Análise de livro didático de Biologia para o Ensino Médio: as abordagens e métodos aplicados ao ensino de Botânica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 5., 2005, Bauru. Atas do... Bauru: ABRAPEC, 2005.

FUTUYMA, D. J. Biologia evolutiva. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética/CNPq, 1996.

GREGORY, T. R. Understanding evolutionary trees. Evolution: education and outreach, v. 1, n. 2, p. 121-137, 12 fev. 2008.

GUIMARÃES, M. A. Cladogramas e evolução no ensino de biologia. 2005. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru.

HERSHEY, D. R. A historical perspective on problems in Botany teaching. The American Biology Teacher, v. 58, n. 6, p. 340-347, 1996.

HERSHEY, D. R. Avoid misconceptions when teaching about plants. 2004. Disponível em: http://www.actionbioscience.org/education/hershey.html . Acesso em: 20 abr. 2019.

HERSHEY, D. R. More misconceptions to avoid when teaching about plants. 2005. Disponível em: http://www.actionbioscience.org/education/hershey3.html . Acesso em: 20 abr. 2019.

JUDD, W. S.; CAMPBELL, C. S.; KELLOGG, E. A.; STEVENS, P. F.; DONOGHUE, M. J. Sistemática Vegetal: um enfoque filogenético. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

KINOSHITA, L. S.; TORRES, R. B.; TAMASHIRO, J. Y.; FORNI-MARTINS, E. R. A botânica no ensino básico: relatos de uma experiência transformadora. São Carlos: RiMa, 2006.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004.

LOPES, E. R.; VASCONCELOS, S. D. Representação e distorções conceituais do conteúdo ‘filogenia’ em livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Ensaio, v. 14, n. 3, p.149-165, 2012.

LOPES, P. L. (ed). Águas Livres: A biodiversidade no ensino básico. Rio de Janeiro: Autografia, 2015.

MACEDO, M.; KATON, G. F.; TOWATA, N.; URSI, S. Concepções de professores de Biologia do ensino médio sobre o ensino aprendizagem de Botânica. In: ENCONTRO IBERO-AMERICANO SOBRE INVESTIGAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 4., 2012, Porto Alegre. Anais do... Porto Alegre: URFGS, 2012.

MARINHO, L. C.; SETÚVAL, F. A. R.; AZEVEDO, C. O. Botânica geral de angiospermas no ensino médio: uma análise comparativa entre livros didáticos. Investigações em ensino de ciências, v. 20, n. 3, p. 237-258, 2015.

NEVES, A.; BÜNDCHEN, M.; LISBOA, C. P. Cegueira botânica: é possível superá-la através da educação? Ciência & Educação, v. 25, n. 3, p. 745-762, 2019.

NOGUEIRA, A. C. de O. Cartilha em quadrinhos: um recurso dinâmico para se ensinar botânica. In: ENCONTRO “PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA”, 6., 1997, São Paulo. Coletânea do... São Paulo: USP, 1997.

NOVICK, L. R.; CATLEY, K. M. Fostering 21st-century evolutionary reasoning: teaching tree thinking to introductory biology students. CBE-Life Sciences Education, Bethesda, v. 15, n. 4, p.66, dez. / 2016.

PATATT, K.; ARAÚJO, M. C. P. de. Abordagens de atividades experimentais de botânica nos livros didáticos do ensino médio e sua importância no ensino e aprendizagem de biologia. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 6., 2013, Ijuí. Anais do... Ijuí: Unijuí, 2013.

PPG I. A community-derived classification for extant lycophytes and ferns. Journal of Systematics and Evolution, v. 54, n. 6, p. 563-603, nov. 2016.

RAN, J. H.; SHEN, T. T.; WANG, M. M.; WANG, X. Q. Phylogenomics resolves the deep phylogeny of seed plants and indicates partial convergent or homoplastic evolution between Gnetales and angiosperms. Proceedings of The Royal Society B: Biological Sciences, v. 285, n. 1881, p. 1-9, 20 jun. 2018.

RIBEIRO, W. A.; GÜLLICH, R. I. C. Ensino de botânica na perspectiva do livro didático de biologia do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CIENTIFICA E TECNOLÓGICA, 4., 2017, Santo Ângelo. Anais do… Santo Ângelo: URI, 2017.

SANTOS, C. M. D.; CALOR, A. R. Using the logical basis of phylogenetics as the framework for teaching biology. Papéis Avulsos de Zoologia, v. 48, n. 18, p. 199-211, 2008.

SARTIN, R. D.; MESQUITA, C. B.; SILVA, E. C.; FONSECA, F. S. R. Análise do conteúdo de Botânica no livro didático e a formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA - ENEBIO, 4., 2012; ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL, 4., 2012, Goiânia. Anais do... Goiânia: SBEnBio, 2012. p. 1-9.

SEPULVEDA, C.; EL-HANI, C. N. Controvérsias sobre o conceito de adaptação e suas implicações para o ensino de evolução. In: MORTIMER, E. F. (Ed.). Atas do... VI ENPEC. Florianópolis: Abrapec, 2007.

SILVA, C. H.; SILVA, R.; NASCIMENTO, A. R.; MELO, C. A.; RIBEIRO, F.P.B; ALBUQUERQUE, D. F.; PONTES, N. E.; GUIMARÃES, W. N. R. A abordagem de atividades práticas no ensino da botânica nos livros didáticos de Biologia do ensino médio. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9., 2009, Recife. Anais da... Recife: UFRPE, 2009.

SIMPSON, M. G. Plant systematics. 2. ed. Cambridge: Academic Press. 2010.

SIQUEIRA, M.; PIETROCOLA, M. A transposição didática aplicada a teoria contemporânea: a física de partículas elementares no ensino médio. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 10., 2006. Anais do... Londrina, 2006.

SOUZA, C. L. P.; GARCIA, R. N. Uma análise do conteúdo de botânica sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em livros didáticos de biologia do ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 1, p. 111-130, jan. 2019.

SPIRO, M. D.; KNISELY, K. I. Alternation of generations and experimental design: a guided-inquiry lab exploring the nature of the her1 developmental mutant Ceratopteris richardii (C-fern). CBE-Life Sciences Education, Bethesda, v. 7, p. 82-88, 2008.

URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. S. Ensino de botânica: conhecimentos e encantamento na educação científica. Estudos avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 7-24. 2018.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental - proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência e Educação, Recife, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

XAVIER, M. C. F.; FREIRE, A. S.; MORAES, M. O. A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 3, p. 275-289, 2006.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul., 1998.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.