Diálogos sobre diversidade discutindo corpo e gênero na escola

Conteúdo do artigo principal

Rafaela Ferreira dos Santos
Taís Rabetti Giannella

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções sobre gênero de alunos de uma escola do ensino fundamental a partir da realização da atividade “Diálogos sobre Diversidade”. O foco foi estimular os alunos a refletirem sobre questões de gênero por meio da mobilização dos significados inscritos nos corpos. As percepções foram analisadas com base nos registros elaborados por 18 grupos de alunos. Foram adotados a análise temática de Bardin (2016) e o quadro teórico de Lundin (2011), sendo constituídas três categorias: Corpos e suas estilizações; Corpos e suas hierarquias e Corpos e suas resistências. Acredita-se que os resultados possam contribuir para o desenvolvimento de atividades no contexto do Ensino de Ciências, voltadas para problematização sobre gênero na escola.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, R. F. dos ., & Giannella, T. R. (2021). Diálogos sobre diversidade : discutindo corpo e gênero na escola. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 232–250. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.511
Seção
Dossiê Temático - Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia - entre práticas
Biografia do Autor

Rafaela Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde - Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Taís Rabetti Giannella, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação, Difusão e Gestão em Biociências - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).   Professora Associada do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

ANDRADE, Francisco Leal de. Biologia e gênero na escola: um diálogo ainda marcado por reducionismo, determinismo e sexismo. Curitiba: Appris, 2016. 277 p.

ANJOS, Mariane Caroline dos; HEERDT, Bettina. Saberes docentes: questões de gênero no ensino de biologia - o caso da seleção sexual. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, [S. l.], n. Extraordin, p. 1-7, 2018. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/9147 . Acesso em: 02 fev. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. 279 p.

BAZZUL, Jesse; SYKES, Heather. The secret identity of a biology textbook: Straight and naturally sexed. Cultural Studies of Science Education, v. 6, n. 2, p. 265-286, 2011.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Editora Civilização Brasileira, 2015. 287 p.

CARVALHO, Fabiana Aparecida de. Sexos, sexualidades e gêneros: uma contribuição das teorizações feministas para a discussão dos limites das explicações e categorizações biológicas. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 13, n.1, p. 223-242, 2020. Disponível em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/313. Acesso em: 6 fev. 2021.

DAOLIO, Jocimar. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a educação física. Movimento. Porto Alegre. v. 2, n. 2, p. 24-28, 1995.

DINIZ, Gabriela Almeida; SANTOS, Sandro Prado. Discutindo as relações entre os gêneros em livros didáticos de ciências. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, v. 8, 2011.

DUARTE, Marcos Felipe Silva; REIS, Hellen José Daiane Alves. Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, v. 4, n. Espec, p. 395-408, 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539. Acesso em: 2 de fev. 2021

FAUSTO-STERLING, Anne. Dualismos em duelo. Cadernos pagu, n. 17-18, p. 9-79, 2002.

FERRARO, José Luis. Toda a Biologia é queer. Locus: Revista de História, v. 26, n. 1, p. 172-188, 2020.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

FRAGA, Alex Branco. A boa forma de João e o estilo de vida de Fernanda. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2013. 191 p.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2013. 191 p.

GUNCKEL, Kristin. Queering science for all: Probing queer theory in science education. JCT Online, v. 25, n. 2, p. 62, 2009. Disponível em: https://journal.jctonline.org/index.php/jct/article/view/GUNQU. Acesso em: 02 fev. 2021.

HEERDT, Bettina. Saberes docentes: Gênero, Natureza da Ciência e Educação Científica. 2014. 239 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

LEMKE, Jay. The secret identity of science education: Masculine and politically conservative? Cultural Studies of Science Education, v. 6, n. 2, p. 287-292, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/227191007_The_secret_identity_of_science_education_Masculine_and_politically_conservative. Acesso em: 2 de fev. 2021.

LUNDIN, Mattias. Building a framework to study the hetero norm in praxis. International Journal of Educational Research, v. 50, n. 5, p. 301-306, 2011.

MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes. 2003. 191 p.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Vozes, 2014. 184 p.

______. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2018. 92 p.

MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2018. 82 p.

ONU - Organização das Nações Unidas. Dia da Visibilidade Intersexo: enfrentar preconceito, discriminação e falta de informação. 2020. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/97415-dia-da-visibilidade-intersexo-enfrentar-preconceito-discriminacao-e-falta-de-informacao. Acesso em: 03 fev. 2021.

PEREIRA, Zilene Moreira; MONTEIRO, Simone Souza. Gênero e sexualidade no ensino de ciências no Brasil: análise da produção científica recente. Revista Contexto & Educação, v. 30, n. 95, p. 117-146, 2015.

SANTOS, Rafaela Ferreira dos. A queerização do corpo por meio da produção de narrativas com/pelos alunos do Ensino Fundamental: análise de uma atividade educativa mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

SANTOS, Thais Emilia de Campos dos. Educação de crianças e adolescentes intersexo. 2020. 180p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2020.

SNYDER, Vicky; BROADWAY, Francis. Queering high school biology textbooks. Journal of research in science teaching, v. 41, n. 6, p. 617-636, 2004.

STRUCHINER, Miriam; GIANNELLA, Taís. Com-viver, com-ciência e cidadania: Uma pesquisa baseada em design integrando a temática da saúde e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na escola. Revista E-curriculum, v. 14, n. 3, p. 942-969, 2016.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.