Saúde e Meio Ambiente no Ensino de Ciências um relato de caso na Residência Pedagógica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho consiste em um relato de caso no Programa Residência Pedagógica, tendo como objetivos relatar as percepções dos licenciandos a respeito dos temas Saúde e Meio Ambiente por meio das atividades desenvolvidas e evidenciar a importância do estágio supervisionado. A metodologia empregada foi a observação ativa. Rodas de conversas, atividades e produção de elemento finalizador foram apresentados através das atividades “Árvore ecológica” e “Princesa suja”. Por meio das atividades, os alunos ampliaram seu vocabulário e aprenderam como respeitar o meio ambiente e o cuidado com a higiene pessoal. Por sua vez, os residentes adquiriram grande conhecimento na área de Educação, Ciências e Biologia, mesmo que essa experiência tenha sido um de seus primeiros contatos com o ambiente escolar.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BERNARDY, Katieli1; PAZ, Dirce Maria Teixeira. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. In: SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 17., 2012; XV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2012; MOSTRA DE EXTENSÃO 'CIÊNCIA, REFLEXIVIDADE E (IN)CERTEZAS, 10., 2012. Anais...Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2012/ccs/importancia%20do%20estagio%20supervisionado%20para%20a%20formacao%20de%20professores.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao. Acesso em: 24 mai. 2021.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. GEO Brasil 2002: perspectivas do meio ambiente no Brasil. Edições IBAMA, 2002. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/site_cnia/geo_brasil_2002.pdf. Acesso em: 28 mai. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021. MEC/SEF.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021. MEC/SEF.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021. MEC/SEF.
COLOMBO, Irineu Mauro; BALLÃO, Carmen Mazepa. Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. 53, 6, jul./set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n53/11.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2014, v. 19, n. 3, p. 847-852. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013. Acesso em: 30 mai. 2022.
FILHO, Agnaldo Pedro. O estágio supervisionado e sua importância na formação docente. Revista Partes. 2010. Disponível em: http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp. Acesso em: 30 mai. 2022.
FREITAS, Mônica Cavalcante de; et al. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540. Acesso em: 01 jun. 2022.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008. p. 11.
LIMA, Laiane Monteiro de; et al. Contribuição da residência pedagógica no ensino de biologia através do biossário: o jogo das palavras. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS (CONAPESC), 4., 2019. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/56688. Acesso em: 10 abr. 2021.
MACHADO, Adjane Araújo. Educação Ambiental construindo elos entre saúde e meio ambiente: relato de experiência numa escola pública em João Pessoa (PB). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 13, n. 2, p. 264-281, 2018. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2412. Acesso em: 28 mai. 2022.
MENEGUZZO, Isonel Sandino.; MENEGUZZO, Paula Mariele. Educação Ambiental: possibilidades e desafios no processo ensino-aprendizagem da geografia escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 8, n. 2, p. 10-19, 2014. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1805. Acesso em: 30 maio. 2022.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. História e missão. 2011. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historia-e-missao. Acesso em: 21 abr. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa de Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 22 abr. 2021.
MOHR, Adriana; SCHALL, Virgínia T. Rumos da educação em saúde no Brasil e sua relação com a educação ambiental. Cadernos de Saúde Pública [online]. 1992, v. 8, n. 2, p. 199-203. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1992000200012. Acesso em: 30 mai. 2022.
NEDER, Divina Lúcia de Souza Medeiros; et al. Importância da contação de histórias como prática educativa no cotidiano escolar. Pedagogia em Ação, v.1, n.1, p. 61-64, 2009. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/648/662. Acesso em: 02 jun. 2022.
OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias. 2010 v. 2, n. 3, p. 1-16, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3122. Acesso em: 31 mai. 2022.
PASSERINI, Gislaine Alexandre. O estágio supervisionado na formação inicial do professor de matemática na ótica de estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da UEL. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Ensino e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília: 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 de abr. 2021.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília: 26 set. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788.htm#art20. Acesso em: 21 abr. 2021.
SANTOS, Ana Laura Calazans dos; et al. Residência Pedagógica de Biologia: percepção dos residentes sobre as contribuições do programa em sua formação docente, João Pessoa-PB, Brasil. In. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2020. Realize Editora, 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID4109_16082019095622.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Científica, Centro Universitário de Araras “Dr Edmundo Ulson” - UNAR, v. 7, n. 1, 2013. Disponível em: http://www.alex.pro.br/estagio1.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
SOUTO, Kely Cristina Nogueira; SOUZA, Maria José Francisco de. Escrita coletiva na alfabetização. Glossário Ceale - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE), Faculdade de Educação da UFMG. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/escrita-coletiva-na-alfabetizacao. Acesso em: 29 mar. 2021.