A utilização de podcasts como instrumento pedagógico de divulgação científica da Astrobiologia na educação básica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho discorre a respeito dos podcasts que foram produzidos e utilizados como instrumento metodológico para a divulgação científica, dado que, com a difusão da Internet, surge a necessidade de novas e mais avançadas estratégias pedagógicas. Com isso, as obras foram aplicadas nas turmas de 1° e 2° ano do Ensino Médio do turno vespertino. Com este projeto, objetiva-se trazer para o ambiente escolar, discussões acerca das temáticas que envolvem a Astrobiologia, além de abordar as possibilidades desta ferramenta de áudio como um instrumento didático-pedagógico potencializador das aprendizagens, aproximando a Ciência da realidade dos estudantes em suas atividades diárias. Como consequência, obteve-se cinco podcasts que foram compartilhados no ambiente virtual de aprendizagem com os estudantes participantes.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BAHIA. Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Instrução Normativa nº 03/2021. Salvador, Bahia, 2021. Disponível em: http://www.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/private/midiateca/documentos/2021/instrucaonormativa032021acc.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.
BELL, T.; COCKBURN A.; WINGKVIST A.; GREEN R. Podcasts as a supplement in tertiary education: a nexperiment witht two Computer Science courses. MoLTA 2007: Conference on Mobile Learning Technologies and Applications, New Zealand, 2007, p. 70 – 77. Disponível em: https://ir.canterbury.ac.nz/bitstream/handle/10092/482/12602889_podcast.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 13 mai. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 02 jul. 2021.
CARVALHO, C. J. O uso de podcasts no ensino e na aprendizagem das Ciências Naturais: um estudo com alunos de 9º ano sobre temas do Corpo Humano/Saúde. Ozarfaxinars, Portugal, n. 8, p. 2009. Disponível em: https://cfaematosinhos.eu/O%20Uso%20de%20Podcasts%20no%20Ensino%20e%20na%20Aprendizagem_08.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.
CARVALHO, A. A. A.; AGUIAR, C.; MACIEL, R. Taxonomia de podcasts: da criação à utilização em contexto educativo. In: CARVALHO, C. V. de; SILVEIRA, R.; CAEIRO, M. (Coord.) TICAI 2009 -TIC'spora o Aprendizagem da Engenharia. Portugal: Edições Politema - Fundação Instituto Politécnico do Porto, 2011. p. 171 - 177. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/15964/1/TICAI2009TaxonomiaPodcasts.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.
CIEAC - CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND. Projeto Político Pedagógico (PPP) do CIEAC, nº 1, de 22 de dezembro de 2017. Feira de Santana, BA, 2017.
CRUZ, S. C. O podcast no ensino básico. In: Carvalho, A. A. A. (org.) Actas do Encontro sobre Podcasts, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Portugal, 2009. p. 65 - 80. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9991/1/Cruz-2009-Enc%20sobre%20Podcasts.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.
CUNHA, M. B. A percepção de Ciência e Tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica. 2009. 364 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02032010-091909/publico/Marcia_Borin_Cunha.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 34.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
MARQUES, C. G.; CARVALHO, A. A. A. Podcasts no ensino superior: um estudo em licenciaturas de gestão. In: CARVALHO, C. V. de; SILVEIRA, R.; CAEIRO, M. (coord.) TICAI 2009 -TIC'spora o Aprendizagem da Engenharia. Porto, Portugal: Edições Politema - Fundação Instituto Politécnico do Porto, 2011. p. 161 - 166. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/15743/1/TICAI2009PodcastsEnSuperior.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.
OLIVEIRA, A. D.; ROCHA, D. C.; FRANCISCO, A. C. A ciência cantada: um meio de popularização da ciência e um recurso de aprendizagem no processo educacional. SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, v. 1, p. 1-10, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/biologia_artigos/musica_ciencias.pdf. Acesso em: 13 mai. 2022.
SOARES, A. B.; MIRANDA, P. V.; SMANIOTTO, C. B. Potencial pedagógico do podcast no ensino superior. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, 2018. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1078. Acesso em: 13 mai. 2022.