Qualidade da águas dos rios um contexto para explorar a competência argumentativa em estudantes do ensino médio
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apresentamos a análise das produções escritas de alunos do ensino médio ao interagir com um contexto argumentativo sobre a poluição dos rios. As informações foram analisadas com um sistema de categorias composto por 8 dimensões. Os resultados indicam que as dimensões fontes de dados e relação de variáveis apresentam barreiras que se devem à leitura e interpretação de tabelas e gráficos. Em relação à dimensão Incorporação de dados na elaboração de um argumento, os alunos recuperam às histórias dos habitantes do entorno como evidência em comparação ao uso de dados associados a valores numéricos. É necessário trabalhar previamente outras habilidades como a interpretação e o uso de dados para alcançar a construção de argumentos mais robustos.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BARDIN, Laurence. Análisis de contenido. Madrid: Akal, 1991.
CAMPANER, Gertrudis; DE LONGHI, Ana Lía. La argumentación en educación ambiental. Una estrategia didáctica para la escuela media. Revista electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 6, n. 2, 2007. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2471036 Acceso en: 12 Dic 2021
CHAZATAR, Sofía; GIRALDO, Estefanía; SÁNCHEZ, Sarah. Cali entre ríos: reconstrucción de memoria en torno a las relaciones entre la comunidad caleña y los siete ríos de la ciudad. 2019. 139 f. Tesis (Pregrado en Comunicación Social). Programa de Comunicación Social, Universidad del Valle, 2019.
DUSCHL, Richard. Quality argumentation and epistemic criteria. En: ERDURAN, Sibel; JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, María (Ed.). Argumentation in science education: perspectives from classroom-based research. Dordrecht: Springer, 2008. p. 159-175.
GONZÁLEZ, Alba; PUIG, Blanca. Analizar una problemática ambiental local para practicar la argumentación en clase de ciencias. Revista electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 16, n. 2, 2017. Disponible en: http://hdl.handle.net/10347/15841 Acceso en: 12 Dic 2021
GONZÁLEZ, Jennifer; SÁNCHEZ, Liliana; GARCÍA, Álvaro. La argumentación como vía para la mejora del aprendizaje de las ciencias. Un estudio desde las problemáticas ambientales. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, n. Extra, p. 1607-1611, 2013.
GROOMS, Jonathon; SAMPSON, Victor; ENDERLE, Patrick. How concept familiarity and experience with scientific argumentation are related to the way groups participate in an episode of argumentation. Journal of Research in Science Teaching, v. 55, n. 9, p. 1264-1286, 2018.
HUG, Barbara; MCNEILL, Katherine. Use of first‐hand and second‐hand data in science: Does data type influence classroom conversations? International Journal of Science Education, v. 30, n. 13, p. 1725-1751, 2008.
JIMÉNEZ, Aleixandre. 10 ideas clave. Competencias en argumentación y uso de pruebas. Barcelona: Graó, 2010.
KELLY, Gregory; REGEV, Jacqueline; PROTHERO, William. Analysis of lines of reasoning in written argumentation. En: ERDURAN, Sibel; JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, María (Ed.). Argumentation in science education: Perspectives from classroom-Based Research. Dordre-cht: Springer, 2008. p. 137-158.
MANZ, Eve. Representing student argumentation as functionally emergent from scientific activity. Review of Educational Research, v. 85, n. 4, p. 553-590, 2015.
MESA, Sandra; SEÑA, Erika. Argumentación en torno al concepto" lo vivo": discusiones sobre el maltrato animal como asunto sociocientífico. 2013. 166 f. Disertación (Maestría en Educación) Programa de Posgrado en Educación, Universidad de Antioquia, 2013.
MILES, Matthew; HUBERMAN, A. Michael. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook. 2. ed. New Delhi: Sage, 1994.
OSBORNE, Jonathan, et al. The development and validation of a learning progression for argumentation in science. Journal of research in science teaching, v. 53, n. 6, p. 821-846, 2016.
QUILLIN, Kim; THOMAS, Stephen. Drawing-to-learn: a framework for using drawings to promote model-based reasoning in biology. CBE-Life Sciences Education, v. 14, n. 1, p. 1-16, 2015.
REVEL, Andrea; DÍAZ, Carlos; ADÚRIZ-BRAVO, Agustín. Argumentación científica escolar y su contribución al aprendizaje del tema «salud y enfermedad». Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Cádiz, v.3, n. 18, Sept./Feb. 2021. Disponible en: 10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2021.v18.i3.3101 Acceso: 20 Dic 2021.
SANMARTÍ, Neus; IZQUIERDO, Mercč; GARCÍA, Pilar. Hablar y escribir: Una condición necesaria para aprender ciencias. Cuadernos de pedagogía, España, v. 281, p. 0054-58, 1999.
SANMARTÍ, Neus. Didáctica de las ciencias en la educación secundaria obligatoria. Madrid: Síntesis S.A. 2009.
TAMAYO, Oscar. La argumentación como constituyente del pensamiento crítico en niños. Hallazgos, Cali, v. 9, n. 17, p. 211-233, 2012.
TOULMIN, Stephen. The Uses of Argument. 2. ed. Cambridge: University Press. 1958.