Veredas para uma educação antirracista a partir da exposição itinerante ciência, raça e literatura

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Thiago Leandro da Silva Dias

Resumo

A exposição Ciência, Raça e Literatura tem sido realizada de modo itinerante em museus, escolas e universidades, tematizando o desenvolvimento histórico do conceito de raça e as implicações sociais do racismo científico. Esta pesquisa buscou analisar as potencialidades da exposição em promover objetivos para educação das relações étnico-raciais a partir da avaliação de especialistas via plataforma virtual e visitas dialogadas. Verificou-se um elevado nível de concordância com o potencial do acervo expositivo, além de ressalvas como a necessidade de abordagem explícita da interseccionalidade raça-classe-gênero e a veiculação de imagens e discursos positivos dos/sobre os povos negros e indígenas. As lacunas, contribuições e veredas apontadas são fontes para o planejamento de inovações educacionais emancipatórias para relações étnico-raciais antirracistas.

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Como Citar
Dias, T. L. da S. (2022). Veredas para uma educação antirracista a partir da exposição itinerante ciência, raça e literatura . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 634–655. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.722
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Thiago Leandro da Silva Dias, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Universidade Federal da Bahia (UFBA) / Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Salvador / Feira de Santana, BA - Brasil. Professor - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Feira de Santana, BA - Brasil

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