Abordagem das relações étnico-raciais em metodologia de ensino de Ciências e Biologia uma atividade para formação inicial docente
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto apresenta reflexões de estudantes de licenciatura em Biologia acerca das Relações Étnico-Raciais (RER) e o Ensino de Biologia. O objetivo foi discutir o status da temática no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB). À priori, foram disponibilizados textos para fundamentação teórica, e à posteriori, respondidas questões abertas, características da pesquisa qualitativa. Os resultados evidenciam baixa produção acadêmica em Ciências da Natureza. Foi possível conceituar, relacionar e criticar as RER no DCRB. Emergiram possibilidades para aproximar conhecimentos de Biologia e questões sociais, bem como denúncias com o intuito de validar o que preveem as normativas. Fica a expectativa de que futuros docentes estejam repertorizados e sensibilizados à promoção das Relações Étnico-Raciais e promovam uma Biologia com identidade antirracista.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021.
BAHIA. Documento curricular referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental. Secretaria da Educação do Estado da Bahia, v. 1, Rio de Janeiro: FGV, 2020. 484 p.
BAHIA. Documento orientador: ano letivo 2022 – Novo Ensino Médio de tempo parcial. Secretaria da Educação do Estado da Bahia, v. 2. Rio de Janeiro: FGV, 2022. 87 p.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 LDA / Almedina Brasil, 2016.
BARZANO, Marco Antonio Leandro; MELO, André Carneiro. Saberes da biodiversidade: perspectivas decoloniais no currículo do ensino de biologia. Revista Teias, v. 20, n. 59, p. 191-208, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12957/teias.2019.45302. Acesso em: 15 mar. 2022.
BRASIL. LEI 9.934, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Parecer nº 3, de 10 de março de 2004. Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, 2004.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”, 2008.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmera de Educação Básica. Parecer nº 7, de 7 de abril de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. Brasília: MEC/SEB, 2018.
COVA, Bruno Oliveira; PENNA, Uiré Lopes; PINHEIRO, Bárbara Carine Lopes. Decolonialidade no ensino de ciências e educação ambiental em uma escola anisiana na Bahia. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 171-208.
CRUZ, Denise Gonçalves da. Caminhos para uma perspectiva decolonial no ensino de ciências. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 209-236.
DORNELLES, Leni Vieira; FERRARO, José Luis. No rastro da diferença: reflexões sobre o ensino e modo de ser professores de biologia. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 270-283.
FERNANDES, Kelly Meneses. Biologia, educação das relações étnico-raciais e inversão epistemológica. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 1, n. 2, p. 311-323, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.12957/riae.2015.16194. Acesso em: 12 mar. 2022.
FERNANDES, Kelly Meneses. Escrita ventaneada de uma professora negra no educar para as relações étnico-raciais na licenciatura em biologia. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 330-347.
FERRARO, José Luís Schifino; DORNELLES, Leni Vieira. Relações étnico-raciais: possibilidades do ensino de ciências na educação infantil. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 2, p. 277-299, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14244/198271991094. Acesso em: 03 abr. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed., São Paulo: Atlas, 1987.
GOMES, Nilma Lino. Educação, relações étnico-raciais e a Lei Nº 10.639/03: breves reflexões. In: BRANDÃO, Ana Paula (Org.). Modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: A Cor da Cultura – Fundação Roberto Marinho, 2010. v.4, p. 19-26.
GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para pesquisa. Educar em Revista, n. 47, p. 19-33, 2013.
JESUS, Jeobergna; PAIXÃO, Marília Costa Santos da; PRUDÊNCIO, Christiana Andrea Vianna. Relações étnico-raciais e o ensino de ciências: um mapeamento das pesquisas sobre o tema. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., v. 28, n. 55, p. 221-236, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p221-236. Acesso em: 13 abr. 2022.
JÚNIOR, Waldemar Borges da Oliveira; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. O que dizem teses e dissertações sobre a diversidade étnico-racial e ensino de ciências (2015-2020)? In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 57-78.
MACHADO, Carlos; LORAS, Alexandra. Gênios da humanidade: ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente. São Paulo: DBA, 2017.
OLIVEIRA, Silvio Luis de. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo, Pioneira, 1999.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Educação em Ciências na Escola Democrática e as Relações étnico-raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 329-344, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u329344. Acesso em: 04 abr. 2022.
PRUDÊNCIO, Christiana Andréa Vianna; SANTOS, Dayane Ferreira dos; RIBEIRO, Krisnayne Santos dos. Ciência fio a fio: possibilidades de diálogo entre as relações étnico-raciais e o ensino de ciências. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 146-170.
ROSA, Katemari. A (pouca) presença de minorias étnico-raciais e mulheres na construção da ciência. In: GARCIA, M. D. Garcia; AUTH, M. A.; TAKAHASHI, K. (Orgs.). Enfrentamentos do ensino de física na sociedade contemporânea. São Paulo: Livraria da Física, 2016. p. 619-632.
SANTOS, Flávio Henrique de Oliveira; PÁDUA, Karla Cunha; ALMADA, Emmanuel Duarte. “Compadre Angico”: etnobotânica e ensino de ciências em narrativas do povo pataxó. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 284-304.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, n. 3, v. 63, p. 489-506, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/848/84806306.pdf Acesso em: 31 de outubro de 2022.
SILVA, Alexsandro Alberto da; OLIVEIRA, Rita Patrícia Almeida de; ARAÚJO, Monica Lopes Folena. Contribuições e reflexões da proposta de uma oficina intercultural crítica enquanto prática da educação ambiental decolonial. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 305-329.
SILVA, Joaklebio Alves da; ARAÚJO, Monica Lopes Folena. Educação para as relações étnico-raciais nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum para a formação inicial docente: implicações para o ensino de ciências e biologia antirracista. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 16-57.
SILVA, Joaklebio Alves da; SILVA, José Antonio Novaes da; BOTELHO, Denise Maria. Fundamentos para práticas pedagógicas: Lei 10.639/2003 e educação para as relações étnico-raciais no ensino de ciências e biologia. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 237-269.
SILVA, Joaklebio Alves da; ARAÚJO, Monica Lopes Folena. Educação para as relações étnico-raciais na formação inicial de professores e professoras de ciências e biologia sob a ótica do projeto pedagógico do curso de licenciatura em ciências biológicas da UFRPE. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Org.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 111-145.
SILVA, José Antonio Novaes da. O microscópio/microscopistas negros, a célula e a saúde da população negra: apontamentos para um processo de ensino/aprendizagem de citologia decolonial. In: ARAÚJO, Monica Lopes Folena; SILVA, Joaklebio Alves da (Orgs.). Ensino de ciências e biologia: discussões em torno da educação para as relações étnico-raciais na formação e prática pedagógica de professoras e professores [recurso eletrônico]. Recife: Edupe, 2021. p. 79-110.
VERRANGIA, Douglas. Conhecimentos tradicionais de matriz africana e afrobrasileira no ensino de Ciências: um grande desafio. Revista África e Africanidades, v. 2, n. 8, p. 705-718, 2010. Disponível em:
http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/conhecimentos_tradicionais_matriz_afro-brasileira_ensino_ciencias.pdf. Acesso em: 03 abr. 2022.
VERRANGIA, Douglas. Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco. Revista Interacções, n. 31, p. 2-27, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.25755/int.6368 . Acesso em: 04 abr. 2022.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 3, p. 705-718, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300004. Acesso em: 25 abr. 2022.